domingo, 18 de julho de 2010

LEANDRO FORTES: COMO SERRA VIROU LACERDA, O CORVO

Blog o Escrevinhador
Leandro Fortes
como Serra virou Lacerda, o corvo

Carlos Lacerda era o líder da UDN – o partido anti-trabalhista no pré-64. Também conhecido como “O Corvo”, era uma ave de mau-agouro. Foi um dos civis a implorar pelo golpe militar .
A turma de Lacerda costumava usar a expressão “república sindicalista”, para apavorar a classe média e para tirar votos de Vargas, Jango e Brizola.
Atacar governo trabalhista usando essa expressão é como atacar gays usando a expressão “pederasta”. Nos anos 60, era ofensivo. Hoje, chega a ser cômico – mas ajuda a identificar o grau de conservadorismo de quem utiliza a expressão. É algo mofado, ultrapassado… É como chamar vocalista de “crooner”.
Serra resolveu utilizar a tal expressão – “repúbica sindicalista” – para atacar Lula. Virou um fantasma de Carlos Lacerda.
Lacerda era dono de jornal. Serra não precisa, tem todos com ele. Lacerda tinha sido comunista na juventude. Serra não chegou a tanto, mas flertou com a esquerda e subiu no palanque de Jango em 64. Lacerda parecia acreditar no que dizia. Já Serra parece uma sombra a vagar atrás de um discurso…
Quem escreve sobre isso é o Leandro Fortes, no “Brasília, eu vi” – http://brasiliaeuvi.wordpress.com/.
===

Nenhum comentário:

Postar um comentário