sábado, 21 de novembro de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS; COLBERT RECOMENDA FIM DE ENERGIA A ÓLEO E CARVÃO ATÉ 2040

O deputado Colbert Martins apresentou na quarta-feira (18) à Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas seu relatório final, que tem como principais recomendações o estabelecimento de metas anuais de redução da participação das fontes nuclear, óleo combustível e carvão mineral na matriz elétrica nacional, até sua completa eliminação em 2040; e a sugestão de que o Brasil assuma até 2020 que 25% da eletricidade gerada seja de fontes renováveis. Leia MAIS

Um comentário:

  1. No cenário contemporâneo a necessidade veloz do desenvolvimento faz com que a demanda por novas fontes energéticas seja uma constante.Não podemos parar.
    O cuidado, no entanto, para que o desenvolvimento venha a ser concretizado de modo sustentável passou a fazer parte, também, da agenda do progresso.Economia,Meio Ambiente e Qualidade de Vida.
    Assim, vale ressaltar mais um trabalho do eficiente parlamentar que é o nosso Deputado Colbert Martins , desta vez como relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas.
    A partir das recomendações estabelecidas no Relatório, sobre a redução do uso de óleo e carvão para gerar energia,passará a haver um maior interesse para a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)de fontes alternativas e renováveis.
    Posto isso, surge a grande oportunidade para o semiárido do Nordeste Brasileiro como local privilegiado pela natureza para a geração de energia solar e eólica, além da biomassa. O Sol não é o vilão, na verdade é o nosso irmão.
    Nesse sentido , em consonância com o espírito do Relatório da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, vale agora avançar para o estabelecimento de uma nova política governamental , um programa mais efetivo , eficiente e eficaz, para desenvolver a utilização das fontes energéticas renováveis que a Natureza presenteou ao Nordeste e ao Brasil.
    Vamos continuar avançando, progredindo e preservando.


    PAULO CESAR BASTOS é engenheiro civil.

    ResponderExcluir