sábado, 18 de julho de 2009

ESQUECERAM DE MIM (VI)

O Cel. João Mendes da Costa foi prefeito de Feira escolhido pelos vitoriosos da Revolução de 30. Tomou posse em 20 de janeiro de 1931 e teve sua gestão prejudicada pela grande seca de 1932.
Mas vale lembrar que em 15 de janeiro de 1932, pelo ato nº 32 João Mendes “por necessidade pública mudou o transito de boiadas” que acontecia pela Rua de Maio – hoje Desembargador Filinto Bastos e mais conhecida como Rua de Aurora.
Contam que o coronel apó o golpe de 1937 ficou de 10 de novembro daquele ano a 29 de outubro de 1945 sem deixar a residência, “indo apenas, e saindo pelos fundos, para sua fazenda”.
O coronel residia na Praça Fróes da Motta, casa da esquina com a rua batizada com seu nome (onde está o comércio de peças usadas) ligando a tradicional praça com a Rua de Aurora .
Em 29 de outubro de 1945, porém, desfilou pelas ruas da cidade, com um empregado ao lado, tocando fogos, anunciando o fim da ditadura.
Casado com Maria Augusta Falcão Mendes, o coronel teve dois filhos ilustres – o deputado constituinte João Mendes Filho e Edith Mendes da Gama e Abreu, ela a primeira mulher a ingressar na Academia Baiana de Letras.
Antes de comandar o poder executivo o ilustre feirense teve passagem pela Casa da Cidadania. A coluna “Vida Feirense”, por exemplo, registra acalorada discussão entre João Mendes da Costa e Juvêncio Erudilho, sobre colocação de placa em novas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário