quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ALUNO USA VESTIDO EM FORMATURA DO ITA PARA PROTESTAR CONTRA HOMOFOBIA

Talles de Oliveira Faria, 24, se formou neste sábado (17) em engenharia da computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP). Para a cerimônia, ele deixou de lado a tradicional beca e usou vestido vermelho, salto alto e maquiagem. De acordo com o jovem, essa foi a forma que ele encontrou de protestar contra a homofobia que diz existir dentro da instituição. "Foi o meu jeito de tentar impactar, causar alguma mudança", fala o jovem em entrevista ao UOL.
Segundo o agora engenheiro, o preconceito dentro da instituição aparece indiretamente no discurso de funcionários. "Os professores se sentem confortáveis para fazer piadas homofóbicas e machistas. Os alunos ficam doentes com tanta opressão. Cansei de ver gente deixando a faculdade por causa do bullying e do abuso de poder dos professores", reclama.
Nascido em Varginha (MG), Talles é um dos integrantes do Agita (Associação de pessoas LGBT do ITA). Ele diz que foi por causa da sua militância que foi obrigado a deixar a carreira militar. "Teve um protesto contra a homofobia dentro do Instituto e eu fui de drag. A partir dali, eles abriram uma sindicância, investigaram toda a minha vida pessoal e fizeram eu sair da aeronáutica, por não condizer com o que eles esperam de um integrante". O processo de dispensa militar foi finalizado em 2015, mas ele pôde continuar no ITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário