terça-feira, 10 de março de 2015

O FIM DE LINHA DE UM CARTUNISTA

Triste fim de Caruso. A ausência de dignidade o levou ao baixo nível, à sabujice, ao mau gosto. Não aprendeu que, no caso de um cartunista, o talento não está somente em desenhar bem, mas também em ser inteligente na crítica e decente no trato
Por Washington Luiz de Araújo
O Chico Caruso que criou a charge de "O Globo" em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com Dilma ajoelhada, prestes a ser decapitada por um extremista islâmico, é o mesmo que fez ilustração para o mesmo jornal sobre a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 2013. Na charge, igualmente infeliz sobre o triste acontecimento que matou 242 pessoas e feriu 680, Chico Caruso desenhou Dilma com as mãos na cabeça e as pessoas sendo queimadas no prédio. Ou seja: tentou induzir os leitores de que a presidenta tinha algo a ver com a tragédia.
Tanto uma ilustração como outra receberam muitas críticas nas redes sociais, mas também foram objeto de muita omissão. Houve, nos dois casos, um gritante silêncio da chamada grande mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário