quinta-feira, 4 de julho de 2013

TRANSFERÊNCIA TEMPORÁRIA DOS COMERCIANTES DO MERCADO DE ARTE POPULAR

O Espaço Cultural Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, e um prédio localizado na avenida Senhor dos Passos foram citados como opções para a transferência temporária dos comerciantes do MAP (Mercado de Arte Popular), quando da intervenção na estrutura do entreposto, possivelmente ainda neste ano. A reforma é um dos pilares do Pacto de Feira, que objetiva reordenar o centro comercial. MAIS

Memória

O MAP foi concebido pelo prefeito Colbert Martins no quase centenário mercado municipal, edificado pelo intendente Barnardino Bahia, depois de recuperado e adaptado. A inauguração aconteceu no sábado, 29 de março de 1980 com a presença do deputado Chico Pinto que levantou a multidão na Praça João Pedreira quando disse:

- Em Feira se instalou um governo sério. Antítese do governo brasileiro que tortura e assassina nos porões e nas masmorras.

Visitado por turistas que chagavam em ônibus especiais, o MAP funcionava aos domingos, com grande movimentação nos boxes, no Cantinho da Paz Ana Beirão e no restaurante de Miguel Santana - Iô, da Barroquinha, que logo em seguida passou para João do Ouro.

Quando da sua primeira reforma, ainda nos anos 80, comerciantes e artesãos do MAP foram instalados provisoriamente na Praça Freós da Motta, depois de colocadas as opções em votação. Na segunda reforma ficaram instalados na hoje Praça da Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário