quinta-feira, 23 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI - GRUPOS DE JOVENS FAZEM TAPETES DE RUA PARA RECEBER A PROCISSÃO

Nas primeiras horas desta quinta-feira a reportagem do blog percorreu o roteiro da Procissão de Corpus Christi. Na rua Conselheiro Franco, trecho compreendido entre o Beco do Mocó e a Praça a Bandeira (fotos), coube ao grupo de jovem da Paróquia do Feira IX a tarefa de construir os tapetes para receber a procissão de Corpus Christi.


Assim como em outras cidades, aqui em Feira de Santana, na arte popular dos tapetes utiliza-se diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como flores e folhas.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário