quinta-feira, 21 de setembro de 2023

FEIRA ONTEM

                                                                

AQUI VIVEU O ESCRITOR DE OS ENFORCADOS 

           Um dos últimos atingidos pelo processo de degradação dos nossos prédios, foi o chamado “Casarão Azul”, localizado na Praça Monsenhor Galvão,  vizinho a atual residência do arcebispo Dom Itamar Vian e próximo a antiga Faculdade Estadual de Educação.

            Nele viveu o poeta e escritor feirense Fernando de Souza Ramos, autor de dois livros famosos – “Os Demônios” e “Os Enforcados”, sendo que este ultimo mereceu referências elogiosas do também escritor Adonias Filho.

            Na “Tribuna Feirense” de 3 de fevereiro de 2001 a então diretora do Cuca, Yvone Matos  anunciou que graças a um projeto da Uefs aprovado pelo FazCultura, o imóvel seria adquirido e transformado no Museu de Arte Sacra reunindo imagens esculpidas a partir do século XVII, algumas doadas pela Diocese .

            Apesar dos esforços da dirigente do Cuca e certamente dos seus substitutos no cargo, a verdade é que o projeto não prosperou. Pelo contrário, no lugar do sonhado Museu de Arte Sacra “com expectativa de reunir trezentas imagens”, ainda no final do ano o “Casarão Azul” virou mais um estacionamento na área nobre da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário