Recursos importantes para o
processo de aprendizagem, aquisição de habilidades e desenvolvimento motor dos
alunos, os circuitos espumados já chegaram a 50 escolas municipais de educação
infantil e anos iniciais.
Compostos por túneis, escadas,
rampas, colchões e rolos, os recursos permitirão que as crianças explorem
diversos movimentos corporais, como engatinhar, arrastar, pular, subir degraus,
escorregar e rolar sobre as espumas.
Segundo o professor de educação
física e especialista em psicomotricidade do Centro Municipal Integrado de
Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, as possibilidades de promover
avanços de coordenação motora através dos espumados são inúmeras.
“Em um circuito como esse a gente
pode trabalhar marcha, percepção motora, equilíbrio, lateralidade. E o que é
melhor, é que para o aluno ele está apenas brincando enquanto pula, corre, se
arrasta, quando na verdade ele está sendo estimulado de diversas formas”,
explicou Márcio Anunciação.
No Centro Municipal de Educação
Infantil Vanilda Barros Boaventura, no bairro Jardim Cruzeiro, os recursos já
fazem parte do cronograma de atividades diárias. “Aqui é o momento mais
esperado do dia, os meninos ficam muito felizes em estar lá e as professoras
mais ainda em poder ampliar o repertório de brincadeiras que ajudam no
desenvolvimento deles”, disse Carla Azevedo, diretora do CMEI.
Os espumados também são coloridos e
em diversos formatos, o que chama ainda mais atenção das crianças. A Secretaria
Municipal de Educação investiu nessas ferramentas pedagógicas com a missão de
acompanhar a evolução das funções cognitivas e motoras dos estudantes. Mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário