segunda-feira, 11 de setembro de 2023

ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE SÃO ESTIMULADAS COM RECURSOS ESPUMADOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS

 

Recursos importantes para o processo de aprendizagem, aquisição de habilidades e desenvolvimento motor dos alunos, os circuitos espumados já chegaram a 50 escolas municipais de educação infantil e anos iniciais.

Compostos por túneis, escadas, rampas, colchões e rolos, os recursos permitirão que as crianças explorem diversos movimentos corporais, como engatinhar, arrastar, pular, subir degraus, escorregar e rolar sobre as espumas.

Segundo o professor de educação física e especialista em psicomotricidade do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, as possibilidades de promover avanços de coordenação motora através dos espumados são inúmeras.

“Em um circuito como esse a gente pode trabalhar marcha, percepção motora, equilíbrio, lateralidade. E o que é melhor, é que para o aluno ele está apenas brincando enquanto pula, corre, se arrasta, quando na verdade ele está sendo estimulado de diversas formas”, explicou Márcio Anunciação.

No Centro Municipal de Educação Infantil Vanilda Barros Boaventura, no bairro Jardim Cruzeiro, os recursos já fazem parte do cronograma de atividades diárias. “Aqui é o momento mais esperado do dia, os meninos ficam muito felizes em estar lá e as professoras mais ainda em poder ampliar o repertório de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento deles”, disse Carla Azevedo, diretora do CMEI.

Os espumados também são coloridos e em diversos formatos, o que chama ainda mais atenção das crianças. A Secretaria Municipal de Educação investiu nessas ferramentas pedagógicas com a missão de acompanhar a evolução das funções cognitivas e motoras dos estudantes. Mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário