sábado, 5 de agosto de 2023

ESTUDANTE DA EJA VOLTA À SALA DE AULA COMO PROFESSORA AOS 62 ANOS

           

A pequena Deuza Maria da Silva, que dos 6 aos 15 anos não teve acesso aos estudos no interior, nunca desistiu do seu sonho de ser professora e aos 62 anos conseguiu realizá-lo. Atualmente, dá aulas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Ernestina Carneiro, vivenciando uma realidade que conhece bem. É, também, secretária dos Conselhos Municipais do FUNDEB e Alimentação Escolar. 

Uma história de vida cheia de superação, força de vontade e empenho para realizar os objetivos através da Educação fecha a série em homenagem aos Profissionais da Educação, celebrado neste domingo (6). 

Deuza é natural de Piritiba (Bahia) e viveu lá até os 15 anos, sem acesso à educação, "de vez em quando brincava de estudar, mas nunca tinha ido a uma escola". Aos 16, veio para Feira de Santana e decidiu matricular-se em uma escola, na Educação para Jovens e Adultos, para cursar o "primeiro grau" - equivalente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Quando passou para o Ensino Médio, casou e engravidou logo em seguida, e teve que parar os estudos para cuidar da filha com deficiência. Com muita dedicação, conseguiu concluir os estudos aos 25 anos. 

"Eu me vejo nos meus alunos, porque sei que um dia estive ali naquele lugar. A educação para mim é a base de tudo e se tornou meu objetivo de vida. Procuro fazer da minha docência aquilo que eu gostaria que fosse feito comigo, com carinho, com respeito e direitos", contou.

Em 2005, sua filha faleceu e a partir daí resolveu dedicar-se ao seu sonho de infância: ser professora. Em 2007, aos 47 anos, conseguiu uma nota alta no ENEM e matriculou-se na faculdade de Pedagogia com bolsa integral. Era a estudante mais velha da turma, mas, nem de longe, este era um fator que pudesse desanimá-la. Mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário