terça-feira, 25 de julho de 2023

ESPAÇOS QUALIFICADOS PARA LEITURA AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE ESTUDANTES LEITORES

 

Um lugar onde as palavras ganham forma, cor e tamanho, e se transformam em diversas realidades a distância da palma das mãos. Os estudantes da Escola Municipal Valdemira Alves Brito, no Tomba, contam os minutos para ir ao Cantinho da Leitura - a biblioteca da unidade. 

“Aqui dá para brincar, se divertir, ler e muito mais. O silêncio ajuda muito também na concentração. Acho que a melhor parte é que dá para expressar nossos sentimentos lendo”, contou Luiz Henrique Souza, de 11 anos, aluno do 5º ano. 

Para o estudante, os momentos na biblioteca facilitam nas atividades em sala de aula, até para dar mais segurança ao ler em voz alta. 

A professora Ligia Carneiro Alves, do 5º ano, aproveita esses momentos para trabalhar as potencialidades de leitura e escrita dos alunos. “Eles amam e pedem para vir para cá. Uma das atividades possíveis é a leitura livre, os alunos escolhem o livro livremente e ao final fazem um resumo do que leram. É incrível, eles acabam fazendo de dois ou três livros”.

Estas ações são importantes para contribuir com a construção de leitores críticos e aprimorar gradualmente o nível de leitura e escrita 

E não há idade para começar esse hábito. Os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, que tem entre 6 e 8 anos, aproveitam o momento lúdico para também deixar a criatividade fluir. Mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário