sexta-feira, 23 de junho de 2023

SAIBA COMO PROCEDER EM ACIDENTES POR QUEIMADURAS

 

Unir a tradição à segurança é um dos desafios para quem ama as festas juninas. Neste período, a atenção com fogueiras, fogos de artifícios e a preparação de alimentos deve ser redobrada para evitar a ocorrência de acidentes por queimaduras.

As crianças e as pessoas entre 30 e 49 anos são aquelas sob maior risco, devido a falta de conhecimento e o uso inadequado de fogos, é o que alerta o emergencista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Matheus Dória. 

“A proximidade com as chamas das fogueiras pode resultar em queimaduras graves, a própria brasa ou calor, a depender do tipo de exposição também pode causar danos. A explosão de fogos e o contato com as faíscas também podem gerar lesões. Temos também um outro problema, que ganha notoriedade nesta época, o uso de balões e espadas que podem provocar ferimentos graves e extensos”, relatou.

Caso ocorra um acidente por queimadura, a orientação do especialista é analisar a cena, para saber se é possível interferir sem sofrer danos. O segundo passo é tirar o paciente da fonte de calor e resfriar a área com água em temperatura ambiente.

“Se aparecer bolha, não é para estourar. Outra coisa intuitiva que as pessoas costumam fazer é querer usar água gelada, mas não é o correto, porque isso também pode agravar a lesão. Não deve ser utilizado pasta de dente, manteiga, borra de café, óleo, pomada ou qualquer substância caseira no local porque pode estimular a proliferação de bactérias e levar a perda dos membros”, pontuou. Mais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário