Anos 50
Derrotada pelo PSD nas duas primeiras disputas pós Estado Novo, em 1947 e 1950, a UDN deu a volta por cima e venceu o adversário tradicional nas eleições municipais de 1954 e 1958.
Como curiosidade, vale registrar que nos dois resultados negativos os udenistas tiveram como candidato Carlos Arthur Rubinos Bahia, que era filho de um ex-intendente, o cel. Bernardino Bahia.
Já nos duelos de 1954 e 1958, os udenistas venceram Eduardo Fróes da Motta, que também era filho de um ex-intendente, o cel. Agostinho Fróes da Motta,
Independente das qualidades dos nomes indicados - João Marinho Falcão (1954) e Arnold Ferreira da Silva (1958), também contribuiu para as vitórias da UDN, o fim do casamento do PSD com o PTB, já que os trabalhistas resolveram disputar a prefeitura com os nomes de Hamilton Cohim (1954) e Claudemiro Campos Suzart (1958) e ainda não existia a figura do segundo turno.
Já nas duas eleições para a Câmara de Vereadores, a cidade conheceria novas lideranças jovens como Colbert Martins e João Durval, que como o advogado Chico Pinto e o médico Wilson Falcão, surgidos nas eleições de 1950, formariam a nova geração de líderes locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário