sexta-feira, 25 de setembro de 2015

AS DUAS PREFEITURAS

Imagem do tempo

Conhecida como a primeira Prefeitura, foi no prédio da primeira imagem que os presidentes do Conselho Municipal, no tempo do Imperio e os intendentes  da Velha República dirigiram os destinos da Feira de Santana. O judiciário, a biblioteca, os correios e outros serviços funcionavam no mesmo prédio.
Só em 1926 a cidade ganharia nova Prefeitura, obra gigantesca concebida pelo coronel intendente Bernardino Bahia na sua segunda gestão e concluída pelo jornalista intendente Arnold Silva, genro do coronel e que voltaria a dirigir a Feira já como prefeito, eleito em 1958.

Com a inauguração do moderno Paço Municipal, a velha Prefeitura passou   a abrigar a Euterpe Feirense surgida em dezembro de 1921, onde permaneceu ate a inauguração de sua sede própria na Rua Direita em abril de 1952. A partir de então, com o térreo ocupado por lojas, as associações e sindicatos de fumageiros, sapateiros, camelôs, comerciários e outras categorias de trabalhadores passaram a funcionar na parte superior. Na seqüência virou escritório político dos liderados do “cacique” Eduardo Motta, dono do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário