sexta-feira, 5 de junho de 2015

CAÇA AO DESPERDÍCIO. JOGOU COMIDA FORA? VAI DIRETO PRA CADEIA

Na França, desperdiçar alimentos tornou-se um crime. Supermercados e distribuidores não mais poderão destruir seus estoques com data vencida ou prestes a vencer. Serão obrigados a doá-los. Novas leis fazem eco às palavras recentes do Papa Francisco: “A cultura do desperdício alimentar é como roubar dos pobres”.

3 DE JUNHO DE 2015 ÀS 16:17
Por Luis Pellegrini
Agora é oficial: a Assembleia Nacional da França aprovou por unanimidade, a 21 de maio último, medidas legais contra o desperdício de alimentos. As leis, num primeiro momento, serão aplicadas contra os supermercados, armazéns  e entrepostos habituados até agora a destruir e jogar fora toneladas de alimentos cuja data de validade venceu ou está perto de vencer. Como em outros países, na França os grandes atacadistas e varejistas de alimentos preferem amontoar tudo e, antes de atirar nos caminhões de lixo, jogar litros de água sanitária por cima, de modo a impossibilitar qualquer tipo de consumo ou reciclagem.
Mas a partir de agora está proibido aos distribuidores do setor alimentício inutilizar os seus produtos que não foram vendidos. As punições são severas – multas elevadas e pena de prisão de até dois anos para gerentes e diretores rebeldes - e podem chegar à perda de licença do estabelecimento no caso de reincidências. “Ver galões de água sanitária sendo jogados nos latões de lixo dos supermercados, quase sempre cheios de produtos que ainda podem ser consumidos sem riscos, ou que pelo menos podem ser reciclados e se tornar adubo ou comida para animais, é um escândalo intolerável”, disse Guillaume Garot, ex-ministro da Agroalimentação, e uma das vozes importantes que levaram à promulgação das novas leis. A decisão é exemplar, e deverá fazer escola nos países da Comunidade Europeia. Antes de se espalhar – assim se espera – pelo resto do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário