Por: Fernando Brito
A maior agência de notícias do mundo teve, hoje, de assumir
o “mico” que pagou com a sabuja menção do #PodemosTirarSeAcharMelhor inadvertidamente agregada à entrevista de
Fernando Henrique Cardoso no trecho em que se observava que o ladrão Pedro
Barusco tinha dito que a corrupção na Petrobras tinha se iniciado no período
Fernando Henrique Cardoso.
Foi parar na liderança do “TrendTopics” do Twitter.
Ficou claro, embora o conteúdo não tenha sido alterado, que
a empresa se prestaria ao papel de retalhar o texto de seu repórter para
atender a uma conveniência política.
Foi, claro, o acaso que permitiu o flagrante do desejo de
manipular a informação.
E nos dá o direito de imaginar quantas vezes, sem este
“vacilo” denunciador, tiraram algo por que “acharam melhor”.
Volto ao tema que abordei no início do dia: o ódio da mídia
convencional aos blogs independentes não é pelas verbas publicitárias que a
maioria de nós nem mesmo recebe.
É pela capacidade que tivemos – Tijolaço, Viomundo e Diário
do Centro do Mundo veicularam quase que simultaneamente a informação – de
dobrar uma das maiores agências de notícias do mundo.
É essa capacidade de se contrapor ao que é dito pela mídia
hegemônica que os irrita.
E por isso a necessidade de nos sufocar economicamente,
porque, afinal, o supermercado não nos cobra preços subsidiados.
Mas não contavam com a nossa capacidade de sobreviver.
E sobrevivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário