Dom, 09/11/2104-15:32
Por Luciano Martins Costa,
no Observatório da Imprensa
A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na
agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve
uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo
petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se
o noticiário sobre economia.
O leitor e a leitora educados na arte de interpretar o
discurso jornalístico se dão conta de que a mídia tradicional parece se dividir
em dois blocos. Num deles, mais ruidoso e favorecido na composição das
primeiras páginas, pontificam os pitbulls, a versão contemporânea dos
“marronzinhos”, marionetes manipuladas pelo núcleo de opinião dos jornais para
vocalizar a mensagem do dono. Para quem não se lembra ou não sabia, Marronzinho
era o codinome de um jornalista de Osasco, na região metropolitana de São
Paulo, financiado por candidatos conservadores para atacar oponentes nas
campanhas eleitorais nos anos 1980. Os colunistas destemperados de hoje são os
herdeiros desse jornalismo panfletário.
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