Tempo de campanha dos candidatos
O PT é o único partido cujo tempo de propaganda eleitoral na
televisão e no rádio é maior neste ano em comparação com as eleições de 2010.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação da candidata à
Presidência Dilma Rousseff tinha 10 minutos e 38 segundos há quatro anos. Em
2014, o tempo subiu para 11 minutos e 24 segundos, o que representa um ganho de
46 segundos.
Dois partidos que estão concorrendo neste ano - PSB e PSC -
não tinham candidatos em 2010. Em decorrência da morte de Eduardo Campos, foi
considerada como candidata do PSB a ex-senadora Marina Silva, que deve ser
oficializada nesta quarta. Os outros 9 partidos tinham nomes concorrendo em
2010, e, com exceção do PT, dispõem de programas eleitorais mais curtos
atualmente. O PSDB - com José Serra em 2010 e Aécio Neves em 2014 - foi o que
mais sofreu: o tempo concedido à coligação caiu de 7 minutos e 18 segundos para
4 minutos e 35 segundos, uma perda de 2 minutos e 43 segundos.
Os programas eleitorais têm um total de 25 minutos para os
candidatos que disputam o cargo de presidente. O tempo de cada coligação é
definido pelo TSE com base em uma resolução que considera o número de partidos
políticos ou coligações que solicitaram registro de candidato a presidente da
República e a respectiva representação na Câmara dos Deputados. Como em 2010 o
número de candidatos era menor - 9, ante 11 em 2014 -, o tempo é mais pulverizado
neste ano (G1)
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