O “aecioporto” construído no município de Cláudio, junto à
fazenda de Aécio Neves, custou, como está publicado, R$ 13,4 milhões, isso na
data da licitação, em dezembro de 2008.
Como se viu, ele consiste quase que exclusivamente numa
pista de 30 metros de largura com 1 km de extensão.
Não tem estação de passageiros, área de carga, apenas um
“quadradão” asfaltado para o estacionamento de aeronaves e automóveis.
O valor, corrigido de janeiro de 2009 para maio de 2012, pelo IGP-M, equivale a R$
17,9 milhões.
Fora o “milhãozinho” que o titio de Aécio achou pouco pelo
terreno, sem contar a valorização da área não desapropriada.
No Ceará, um aeroporto comercial – o de Aracati – voltado
para o turismo, com uma capacidade para atender Boeings 737 em até 1200 vôos
por ano (o de Cláudio, segundo a Folha, recebe um avião pequeno por semana)
custou R$ 19 milhões em obras civis, em valor de 2013.
Tem pista de 2200 metros de extensão (incluindo 400 m de
área de escape), capaz de suportar aeronaves pesadas. Tem área de taxiamento e
pátio de estacionamento de aeronaves de 13 mil metros quadrados, o que,
sozinha, já equivale a quase metade da pista de Cláudio. Tem posto para
bombeiros. Tem, sobretudo, uma estação de passageiros para atender o movimento
turístico.
O custo total da obra, operada por parceria com a TAM, ficou
em R$ 19 milhões, em valores de 2012.
Depois de exigências de equipamentos, o aeroporto de Aracati
foi homologado pela ANAC e, além dos vôos turísticos ou regulares para aquele
trecho do litoral cearense, vai receber as aeronaves para o Centro de
Manutenção da TAM, ali ao lado.
Quem sabe algum jornal se interessa pelo assunto?
Se quiserem, procurem a Anac, que tem planilhas de custo padrão para aeroportos. É só pedir que eles dão.
(TIJOLAÇO)
Se quiserem, procurem a Anac, que tem planilhas de custo padrão para aeroportos. É só pedir que eles dão.
(TIJOLAÇO)
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