domingo, 4 de maio de 2014

FAZENDA EM PORTO FELIZ MANTÉM MAIS DE 2 MIL JACARÉS EM CRIADOURO

Animais são destinados à produção de carne e pele.
Criação exige autorização do Ibama e cuidados com a segurança.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma fazenda de Porto Feliz (SP), que antes produzia café, hoje investe na reprodução de jacarés do papo amarelo, uma das seis espécies encontradas no Brasil. Os animais são destinados para a produção de carne e de pele. O local, que no início da atividade tinha apenas 100 répteis, abriga 2,4 mil animais em 52 recintos atualmente.
Na fazenda do interior paulista, o veterinário Luís Bassetti, especialista no assunto, acompanha o investimento nesse tipo de criação em diferentes partes do país. De acordo com o Ibama, existem 15 criatórios legalizados no Brasil, sendo sete no Estado de São Paulo. A criação dos animais exige autorização do Ibama, muita atenção de tratadores e cuidado redobrado com a segurança.
Apesar de vários animais serem colocados juntos, alguns com até nove quilos, o veterinário garante que o local é seguro. Ainda segundo o Luís, alguns animais atingem 30 anos de idade. Os mais velhos do criatório foram doados pela Universidade de São Paulo (USP) e não atacam com facilidade.
“Eles podem atacar, mas esses jacarés mais velhos já estão acostumados com a nossa presença. Ao entrar nas baias desses animais, é possível perceber que eles são tranquilos e que apenas protegem os ovos do ninho de predadores. Eles já foram coletados, mas as fêmeas permanecem lá”, diz o veterinário. Duas fêmeas e um macho de jacaré do papo amarelo foram colocados em baias separadas já que são reprodutores e podem botar até 30 ovos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário