terça-feira, 17 de setembro de 2013

FEIRA DO LIVRO -TERMINA O SEXTO FESTIVAL LITERÁRIO E CULTURAL DA CIDADE


Feira do Livro se consolida como
instrumento de incentivo à leitura

A promessa da compra de um livro de histórias infantis feita na noite anterior fez com que a garotinha Fernanda Lago Pimentel, de oito anos, acordasse os pais logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (15). Ela foi uma das milhares de crianças que visitaram a praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, palco da 6ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural, realizada de 10 a 15 de setembro, numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e entidades parceiras.
Para Jaíra Pimentel, mãe de Fernanda e professora dos ensinos fundamental e médio, eventos como a Feira do Livro colaboram para despertar nas crianças o prazer pela leitura. “Com a persistência de professores e dos pais, a curiosidade tende a virar hábito”. A professora relatou a necessidade de realização de outros eventos no calendário de Feira de Santana, “pois a cidade é carente de iniciativas que proporcionem a convivência de pessoas, num mesmo espaço, com interesses comuns envolvendo a educação, cultura e artes”.
Milhares de estudantes das redes públicas estadual e municipal receberam vales-livros, possibilitando o acesso a obras de vários autores e obras. A iniciativa também possibilitou a comercialização de livros por parte dos expositores.
Desafios

Coordenadora de Extensão da Uefs, a professora Rita Brêda, que integra a equipe de organização da Feira do Livro, ressaltou que, a cada ano, ao final do evento, são identificados novos desafios para a realização da edição seguinte. A consolidação da Feira do Livro e o envolvimento de agentes da comunidade, como escolas, a imprensa e o poder público, possibilitam que, a cada ano, um número maior de pessoas visitem os estandes, palcos para apresentações artísticas e culturais, além dos auditórios para palestras e lançamento de obras. Estima-se que este ano aproximadamente 50 mil pessoas estiveram na Praça do Fórum.
A Feira do Livro foi realizada pela primeira vez em 2008 na praça Monsenhor Renato Galvão, no centro de Feira de Santana. Logo no ano seguinte percebeu-se a necessidade de um espaço maior e, em 2010, o evento foi transferido para a Praça do Fórum que, devido à demanda, não mais suporta a demanda do público e de participantes, dentre eles de escritores e cordelistas, artistas de teatro, cantores, compositores, autores de xilogravuras.
O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, avaliou a 6ª Feira do Livro como importante instrumento para educação e crescimento intelectual de estudantes, professores e da comunidade em geral. A leitura, salienta o reitor, é imprescindível ao enriquecimento do vocabulário, a obtenção de conhecimento e a dinamização do raciocínio e interpretação, necessários em qualquer área.
No encerramento, domingo (15) à tarde, os presentes assistiram espetáculo do  cantor e compositor baiano Raimundo Sodré, natural de Ipirá, famoso por canções como A Massa. Veja o que rolou na Feira do Livro no site www.uefs.br/feiradolivro.
A organização da 6ª Feira do Livro teve a parceria da Uefs, Serviço Social do Comércio de Feira de Santana (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Arquidiocese de Feira de Santana, além da Secretarias da Educação do Estado, através da Direc 2, e Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana. (Ascom/Uefs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário