sábado, 24 de agosto de 2013

PROGRAMA DE RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA

Mais uma etapa do Programa de Rastreamento de Câncer de Mama foi realizada na manhã desta sexta-feira, 23, na Unidade de Atlta Complexidade em Oncologia (Unacon) no município de Feira de Santana. Em parceira entre o Governo Municipal e o Estadual, a ação atende a 32 cidades que abrangem a região. 

Foram realizados exames complementares para o diagnóstico precoce da doença nas mulheres, além de consultas com mastologista, ultrassonografia mamária, mamografia unilateral de magnificação/compressão e punção com biópsia. As equipes da Unacon e as unidades móveis do programa realizaram as ações em 40 mulheres.
Para acompanhar os atendimentos, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, compareceu na Unacon. “Sabemos a importância de descobrir o câncer de mama de forma precoce. Como nossa preocupação é com as vidas, estamos fazendo as parcerias necessárias para o combate à doença”, destacou.
Segundo o coordenador da Unacon, Augusto Mota, “esse processo, além de ajudar no diagnóstico precoce, ainda serve para estruturar o atendimento em toda região para a assistência ao tratamento oncológico”. O projeto de rastreamento de câncer de mama leva para as diversas regiões do estado unidades móveis, para a realização de mamografias para detecção precoce da doença, atendendo mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Também participaram da visita a diretora de Projetos (DIPRO) da Secretaria Estadual de Saúde, Claudia Almeida,  a diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, o diretor de Atenção à Saúde, Luís Falcão  e a diretora da Unacon, Lívia Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário