quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BAIANÃO 2013 TEM FORMATO DEFINIDO E VAI PREMIAR CLUBES NO MEIO DA DISPUTA

Reginaldo Tracajá

Primeira fase será disputada sem clubes que participam do Nordestão, mas dará vaga para o torneio regional do ano seguinte e Copa do Brasil



O Conselho Técnico da Federação Bahiana de Futebol definiu nesta quarta-feira a fórmula de disputa do Campeonato Baiano de 2013. A competição terá 12 times e quatro fases. A novidade será o fato de que Bahia, Vitória e Feirense só entram na segunda fase do torneio, já que disputam a Copa do Nordeste. Além disso, os dois melhores clubes do interior na primeira fase serão premiados. O primeiro colocado ganha uma vaga no Nordestão de 2014, enquanto o vice leva uma das vagas baianas na Copa do Brasil de 2014.

O campeonato será disputado entre 20 de janeiro e 19 de maio. No total, serão realizados 76 jogos. Em 2012, a competição teve 140 partidas. O presidente Ednaldo Rodrigues explicou que a mudança é uma adequação à Copa do Nordeste.

- A nossa Federação apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro – disse.

A fórmula é confusa e pode prejudicar os times que disputam o Copa do Nordeste de 2013. Por exemplo, se o Feirense ficar com o título da competição regional no próximo ano, mas não for campeão ou vice do estadual, estará fora da disputa do Nordestão em 2014 - e sem ter tido a chance de conquistar a vaga na primeira fase.
Entenda a fórmula, AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário