quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A BAHIA E O HORÁRIO DE VERÃO

Site prova que baianos ganham mais sol com horário de verão
Reconhecido internacionalmente como um dos principais sites informativos do gênero, o timeanddate.com comprova que a adoção do horário de verão dará para os baianos, em média, uma hora a mais de sol diário, até 26 de fevereiro, quando o horário especial termina. O site também desmistifica a tese de que o horário de verão faz com que os baianos acordem para trabalhar com o dia ainda escuro.
De acordo com o timeanddate, em 16 de julho, o nascer do sol em Salvador ocorreu às 5h57 e o por do sol às 17h23, tendo a claridade natural a duração de 11 horas, 26 minutos e 4 segundos. Já em 16 de outubro, quando se inicia o horário de verão, o sol vai nascer na capital baiana às 5h8, com o poente acontecendo às 17h31m. Nesse dia a claridade do sol se prolongará por 12 horas e 24 minutos, 58 minutos a mais que em 16 de julho. Mas quatro dias depois, no dia 20 de outubro, o sol vai aparecer às 05h06, com poente às 1h32. A luminosidade natural se estenderá por 12h26m7s, uma hora a mais que em 16 de julho e no período de 1 a 3 de janeiro, o aumento de horas do sol na capital baiana, comparado às mesma data, chegará a quase uma hora e meia (1 hora e 27 minutos).
“Esses dados derrubam cientificamente o principal argumento dos que se colocam contra a inclusão da Bahia no horário de verão. Os baianos não vão acordar no escuro e sim, pelo contrário, ganhar mais uma hora de sol para o lazer, o convívio com a família, a prática de esportes e a economia continuar gerando emprego e renda”, explica o presidente do Forum Empresarial da Bahia, Victor Ventin.
Ainda segundo o site, a partir de 5 de novembro, o sol vai nascer para os baianos antes das 5h, até a 8 de dezembro, quando o dia vai clarear alguns poucos minutos após esse horário. Em compensação, a partir de 25 de dezembro (Natal), o por do sol para os baianos vai passar a acontecer após às 18h, até 21 de fevereiro, cinco dias antes do horário de verão terminar. Somente nesse período é que, de acordo com o timeandate, a luminosidade solar na capital baiana retorna aos parâmetros de 16 de outubro último.
Waldomiro Junior – DRT – 240/SE
Tel – 71-8830 -2022// 71-8877-2021

Um comentário:

  1. Sou totalmente contra! Já estamos numa época em que felizmente a mercantilização das relações sociais é contestada por diversos movimentos globais. O ser humano tem que ser posto antes da mercadoria, do dinheiro, e, se esse governo adotar tal horário após 8 anos, cometerá um retrocesso considerável em seu trato com seus eleitores. Sendo assim, é injustificável que por argumentos de uma elite empresarial e tecnocrática, que não acorda cedo e tem motorista particular para levá-la ali ou acolá, enfim, uma maioria esmagadora de trabalhadores que em sua maior parte vive em bairros violentos tenha que se sacrificar e sair das suas casas uma hora mais cedo, o que significa ainda à noite. Esse governo, que se diz de esquerda (embora seja verdadeiramente de direita e conservador), deveria pensar duas vezes antes de adotar esse horário, pois nosso "amiguinho" Wagner não está com essa popularidade toda, não. NÃO AO HORÁRIO DE VERÃO!

    ResponderExcluir