Sonho de um grande homem, o saudoso Pedro Matos, em 07 de Setembro de 1948, há 62 anos, nasceu a Radio Sociedade de Feira, a primeira emissora do interior do estado.
O transmissor com 250wats de potência foi instalado no antigo campo do gado, no bairro Queimadinha, nas imediações onde hoje está o forum. A sede, os estúdios e o pequeno auditório, localizados no edifício Capiruna, esquina da rua Monsenhor Tertuliano Carneiro com a Praça Fróes da Mota, trecho na época tido como "quartel general" da micareta.
Na década de 50 a sede foi transferida para Rua Marechal Deodoro, na esquina com o antigo Beco de Zezéfalcão e o auditório e estúdios para a Desembargador Felinto Bastos (Antigo Cine Plaza) onde além dos programas de auditórios a emissora brindou o público ouvinte com grandes atrações da MPB.
Em 1960, adquirida pelos Frades Capuchinhos, a sede passou para o edificio do antigo Café São Paulo, na Praça da Bandeira. Frei Hermenegildo de Castorano, o primeiro diretor da nova fase, iniciou a maratona prosseguida por Frei Aureliano, Frei Ambrósio, Frei Orlando, Frei Cal, Frei Monteiro e tantos outros, colocando "a rádio da religião e pátria" entre as grandes emissoras do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário