terça-feira, 17 de agosto de 2010

CINEMA: MELHOR DA SEMANA É CONTINUAÇÃO DE "A ORIGEM"

O melhor desta 34ª semana do ano no Orient Cineplace é a continuação de “A Origem” (Foto: Divulgação), que entra em terceira semana, a partir desta sexta-feira, em duas sessões, às 17h30 e às 20h30.
São duas as novidades, direcionadas ao público infanto-juvenil, os lançamentos de “O Último Mestre do Ar”, filme de fantasia, e a animação japonesa “Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar”, ambos em cópias dubladas.

Também continuam em cartaz: “Os Mercenários”, filme de ação dirigido e interpretado por Sylvester Stallone - participe da promoção de convite do Blog Demais pelo e-mail http://bmail.uol.com.br/compose?to=oliveiradimas@bol.com.br - em segunda semana; “Aprendiz de Feiticeiro”, também em segunda semana.
“A Origem” (Inception) - por que não “Início”? -, filme de Christopher Nolan, com Leonardo Di Caprio, mistura ação, drama, romance e suspense. Também mistura real e imaginário, consciente e inconsciente, assim como ideia e tecnologia.
Para sonhar é preciso dormir, mas para ver o filme tem que estar acordado, de olhos abertos.
É recorrente afirmar que cinema é fábrica de sonhos. Com “A Origem”, o cinema se supera, com um filme tenso, inteligente, de trama intricada como um labirinto, um quebra-cabeça. Parece confuso, sem ser.
A mente humana é o tema do filme, assim como a busca da felicidade - por que não? Pode-se dizer ainda que é uma alegoria sobre a invasão de ideologias na mente das pessoas.
O personagem principal, Cobb (Leonardo Di Caprio) é um ladrão de sonhos - que construiu um mundo imaginário junto com a mulher, Mal (Marion Cotillard) -, que se vê perseguido pelas lembranças dela até a superação, a libertação de um trauma.
Em 148 minutos, manipulação da mente, invasão de sonho, sonho dentro de sonhos. Realidade virtual. Abismos.
Por Dimas Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário