Entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006, Datafolha,
Ibope e Sensus também se estranharam - Sensus venceu.
Conforme previ ao engendrar a representação à Justiça Eleitoral pedindo investigação das pesquisas, elas voltam à cena para confirmar como era necessário tomar uma atitude para impedir – ou para tentar impedir – que continuassem sendo usadas livremente para influir na vontade do eleitor e no ânimo de aliados políticos e financiadores de campanhas. Como já disse outras vezes, tal medida poderá mudar o rumo desta eleição, pois há uma fartura de estudos que mostram o poder dessas pesquisas de influir na vontade do eleitorado, pois há uma parcela da sociedade, distribuída por várias classes sociais e regiões do país, que prefere votar em quem parece que vai vencer.
Ibope e Sensus também se estranharam - Sensus venceu.
Conforme previ ao engendrar a representação à Justiça Eleitoral pedindo investigação das pesquisas, elas voltam à cena para confirmar como era necessário tomar uma atitude para impedir – ou para tentar impedir – que continuassem sendo usadas livremente para influir na vontade do eleitor e no ânimo de aliados políticos e financiadores de campanhas. Como já disse outras vezes, tal medida poderá mudar o rumo desta eleição, pois há uma fartura de estudos que mostram o poder dessas pesquisas de influir na vontade do eleitorado, pois há uma parcela da sociedade, distribuída por várias classes sociais e regiões do país, que prefere votar em quem parece que vai vencer.
Quando o Datafolha soltou a segunda pesquisa, em poucos dias (entre o fim de março e meados de abril), apresentando forte divergência das outras – inclusive da pesquisa Ibope, que, como a Vox Populi e a Sensus, mostrava a “boca do jacaré” se fechando –, concomitantemente com uma ampla campanha na grande imprensa do PSDB visando desqualificar a pesquisa Sensus (início de abril), a qual já indicava a ascensão de Dilma Rousseff, percebi que, até próximo às eleições, aquela prática se tornaria recorrente, convertendo-se numa poderosa arma da campanha tucana para manter o ânimo da militância pró-Serra nas ruas e na mídia e para influenciar o eleitorado.
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