sábado, 6 de março de 2010

O NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE E O FIM DE UMA TRADIÇÃO

Recordista - 1973/1983 - Falcão e Colbert mais 1989 - Colbert

Afora nos oito anos de José Ronaldo, quando a secretaria de saúde "escapou" dos médicos antes e depois de Zênia Araujo pois ela entrou no lugar do dentista Gutemberg Almeida e foi substituida pela enfermeira Denise Mascarenhas, a pasta sempre foi ocupada por um esculápio.

A secretaria surgiu em 1963 quando o prefeito Chico Pinto implantou uma moderna estrutura administrativa na prefeitura e com ela as "Secretarias Municipais", entre as quais a então Secretaria de Saude e Assistencia Social. Pinto teve dois secretários - os médicos Jackson do Amaury (na época vereador) e Milton da Costa Marinho.

Afastado pelo golpe de 64 e substituido pelo professor Joselito Amorim, este nomeou para o cargo o médico Augusto Matias, também com passagem pela câmara municipal. Eleito prefeito em 1966 e empossado em abril de 1967, João Durval levou para a Secrearia de Saude o médico
Mário Mendonça de Paula.

No mandato de dois anos do prefeito Newton Falcão, para a pasta foi nomeado o médico Angelo Mário de Carvalho, que por conta da briga ACM versus Familia Falcão, foi levado a renunciar, sendo substituido pelo saudoso médico Almir de Oliveura Dias.

Com a retomada da Prefeitura pelo velho MDB, o prefeito José Falcão nomeou para o crgo o médico Luciano Vital. Na sucessão de Falcão o MDB se menteve no poder com a vitória de Colbert Martins, que por sua vez confirmou o médico de tradicional familia feirense à frente da pasta.

Desvinculado do MDB, Falcão voltou a prefeitura e nomeou para a secretaria o médoco Arlindo Mendes Lima que se desincompatibilizou em 1988 para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Sérgio Carneiro. Para substituí-lo Falcão nomeou o dentista Gutemberg Almeida, enão diretor de Saude.

Colbert Martins foi novamente eleito prefeito e na sua volta trouxe Luciano Vital para dirigir a secretaria da qual foi titular dez anos 1973/1983. Ao criar o Hospital da Mulher, Colbert deslocou Luciano para presidir a fundação do hospital e depois de rápida passagem do médico Carlos Andrade, a secretaria foi ocupada pelo médico Benício Cavalcanti.

João Durval voltou a prefeitura trazendo como secretário de saude o médico Getulio Barbosa. O vice-prefeito José Raimundo que quando substituiu Colbert em 1982 manteve Luciano Vital na secretaria, fez o mesmo quando substituiu João Durval em 1993, mantevndo no cargo Getúlio Barbosa.


Prefeito pela terceira vez, Falcão nomeou o médico e ex-deputado Miraldo Gomes para a pasta da saude. Com sua morte em agosto, o vice Clailton Mascarenhas nomeou o médico Eduardo Nogueira Filho, mais tarde substtuido pelo ex-vereador João Batista Cerqueira.


Por fim, depois do período Jose Ronaldo já citado acima , agora o médico prefeito Tarcizio Pimenta que depois de devolver aos seus colegas a secretaria de saude, nomeia um advogado no lugar do médico João Carlos Cavalcante.

Agora é aguardar. E torcer, quem assim desejar.
João C Cavalcante, o último esculápio

Nenhum comentário:

Postar um comentário