domingo, 3 de janeiro de 2010

TÚNEL DO TEMPO DOMINICAL


Inauguração da Euterpe começo dos anos 50. Dourivaldo Oliveira segura o
microfone para o discurso escrito do jornalista Martinano Carneiro. Entre as autoridades, sentado no primeiro plano, o prefeito Almáchio Boaventura tendo a sua esquerda João Pires e à direita Eduardo Fróes da Motta.

DEZEMBRO NO TEMPO
NESTA primeira edição do mês de janeiro de 2010, lembranças de fatos ocorridos nesta Feira de Santana de todos os meus dias no mês de dezembro ao longo do tempo:
1903 – O coronel José Antunes Guimarães conclui o mandato do coronel intendente José Freire de Lima falecido em julho, e passa o comando da cidade ao jornalista Tito Rui Bacelar(foto), eleito novo intendente municipal.


1907 – De novo intendente interino face a renuncia de Tito Rui Bacelar em abril de 1906 para ser candidato a deputado, o coronel José Antunes Guimarães passa a intendencia municipal para o médico Abdon Alves de Abreu (foto).
1921 - Tendo Leolindo Ramos Junior na presidência e Bernardino Senna Lima como secretário, nasce no domingo, 13, a Euterpe Feirense. Até 1952, quando Herminio Santos (foto), e outros inauguran sede própria na Rua Direita, funciona no prédio da antiga Prefeitura.


1944 – Sexta-feira, 8, na sede do Montepio dos Artistas Feirenses, é criado o Feira Tênis Clube, tendo Hermínio Francisco dos Santos como primeiro presidente. Entre os idealizadores estão Antonio Matos (foto), Newton Falcão e Ideval Alves, também ex-presidentes.
1947 – Com o fim da ditadura e nova constituição, no domingo, 21, os feirenses vão as urnas e elegem o primeiro prefeito pós redemocratização do país. Vence Aguinaldo Boaventura pelo PSD, ao obter 4.688 votos contra 4.227 de Carlos Bahia, da UDN.


1951 – No dia 15 com a presença de grande público, é aberta a exposição de desenhos do artista feirense Raimundo Oliveira. A mostra, realizada no salão nobre do Colégio Santanópolis, se estende até o dia 28.

1952 – O Ministro Horácio Lafer autoriza o pagamento de crédito de dez milhões de cruzeiros ao Serviço Especial de Saúde Pública, para a construção do sistema de abastecimento de água, no Município de Feira de Santana.

1959 – A Câmara Municipal decreta a Resolução 25 concedendo ao prefeito Arnold Silva 60 dias de licença para tratamento de saúde, mas com o direito de reassumiu antes do prazo. Por força da licença, João Durval, presidente da câmara, assume a prefeitura.

1960 – Ao lado do prefeito Arnold Silva, o governador Juracy Magalhães inaugura a Ecosama – Empresa de Conservação do Solo, Água e Mecanização Agrícola. O equipamento é exposto na Av. Getulio Vargas para visitação.

1960 – Presidido por Osvaldo Torres (foto), o Feira Tênis Clube brinda o associado com um show de Orlando Dias, tido como “a voz de ouro da Rádio Nacional”. O cantor encerra sua apresentação com a música ‘Quem me importa’, líder das paradas de sucessos.

1961 – Na madrugada do dia 25 um incêndio destrói as instalações da firma Marinho, Santos & Cia. Ltda., de João Marinho Falcão (foto). No dia 27, outro incêndio, este atingindo o Armazém Santo Antonio, na Rua Libânio de Morais, ao lado mercado.

1964 – Após reunião, Ariston Carvalho, Antonio Falcão, Arivaldo Santana, Raimundo Schimidt, Alberto Oliveira (foto), Emilson Falcão, Enádio Morais, Segundo Peleteiro e outros dirigentes do Flu liberam os jogadores para a formação do expressinho tricolor.

1966 – Assinada pelo prefeito Joselito Amorim (foto)a Lei 507 que institui a Bandeira e o Brasão da cidade. A mesma lei, no artigo 2º, cria a Ordem Municipal do Mérito, que condecora com Comenda pessoas com relevantes serviços prestados ao Município.

1970 – No sábado, 19, o cantor Roberto Carlos, apontado como o rei da juventude brasileira, fez duas apresentações nesta cidade. Às 20 horas, no Ginásio Péricles Valadares e às 23 horas na festa dançante do Feira Tênis Clube.

1976 – A subseção da OAB/Feira de Santana elege sua nova diretoria que fica assim constituída:: Antonio Navarro (foto-presidente), Osvaldo Brasileiro (vice), Antonio Cunha Santana (secretário) e José Carlos Mendes (tesoureiro).

1977 – Com a presença de dois ministros, no sábado, 10, o governador Roberto Santos (foto)e a secretário do Trabalho, Maria Ivete Oliveira, inauguram o Centro Social Urbano localizado entre as comunidades de Cidade Nova e Campo Limpo.

1984 – Acompanhado do secretário de Segurança Pública Antonio Bião Luna e outras autoridades, o governador João Durval (foto)inaugura na sexta-feira, 7, o Complexo Policial Investigador Bandeira, nele reunindo todos os órgãos da SSP em Feira.

1985 – Faz-se o primeiro transplante de rim no interior do Norte e Nordeste do país. José Andrade Mouros e Edson Paschoalin comandando a equipe que tem Colbert Filho (foto), Eduardo Leite, João de Deus, Marcelo Carvalho e convidados. José Joaquim foi o receptador e a irmã Maria Auxiliadora, doadora..

1995 – No primeiro sábado do mês, dia 2, durante a Feira do Sertão, no Parque de Exposições João Martins da Silva, o irreverente grupo Mamonas Assassinas (foto), se exibe pela primeira vez em Feira de Santana.


E N O MAIS, em 1997, depois de 30 anos de carreira, na quarta-feira, 17, no Clube de Campo Cajueiro, Caetano Veloso (foto)se apresenta pela primeira vez em Feira.
Até a inauguração do prédio atual, em 1926, era neste que funcionava a prefeitura. Desativado e já sendo propriedade do líder político Eduardo Fróes da Motta, seu andar superior foi cedido para funcionar a Euterpe Feirense, até a construção de sua sede própria (a x foto de cima para baixo), no começo dos anos 50.










Nenhum comentário:

Postar um comentário