quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OS QUE SE FORAM EM 2009

Dois ex-vereadores, um ex-candidato a prefeito, um ex-reitor da Uefs, um representante dos meios artístico-culturais, comerciantes e algumas mulheres, entre elas a centenária Deodata Borges, que participou das ultimas eleições municipais, estão entre as conhecidas personalidades da vida feirense que faleceram em 2009, deixando saudades nos mais diversos segmentos de Feira de Santana

ABRIL
6 – Welligton Pereira Gomes, homem de negócios, conhecido como Neném Fogueteiro, pois entre outras atividades era proprietário dos depósitos Santo Antonio. Faleceu em Salvador onde se encontrava internado. Foi sepultado no Cemitério Piedade depois do corpo ter sido velado na Capela do HDPA



3 – Maria Caponi Fioravante que nasceu em Ascoli, na Itália, era feirense de coração, aqui chegando nos anos 40. Ao lado do esposo teve grande participação na construção da Igreja de Santo Antonio, que daria origem ao bairro dos Capuchinhos. Faleceu aos 83 anos de idade .

MAIO
21 – Reginaldo Almeida Barros, o conhecido desportista Patiú. Foi guarda municipal, comerciante na Avenida Presidente Dutra no ramo de auto peças e em 2001 voltou ao serviço publico como Chefe da Divisão do Destino Final de Resíduos da Prefeitura.

JUNHO
13 – Rogério Duran juntamente com a esposa em acidente automobilístico na Estrada do Feijão, próximo a Itaberaba, na Chapada Diamantina . Ligado ao mundo da comunicação com destacada atuação no setor comercial, aqui atuou na Tv Subaé.


19 - Nilzete Campos Rego, professora aposentada da Prefeitura, passou por várias estabelecimentos de ensino da rede municipal. Nos anos 90 chegou a direção da Escola João Serafim de Lima, entre Parque Ipê e Parque Violeta.


23 – Baby Thyeres Bullos Cerqueira, filho do comerciante falecido José Cerqueira e de Clarice Bullos, professora de Musica. Foi comerciante de material esportivo durante muitos anos e estava no comercio de peças e consertos de motos e bicicletas. De câncer no pulmão.

JULHO –
2 - Deodata Pereira Borges, próximo de completar 105 anos de idade. Era a mãe do comerciante João Borges e ficou conhecida em toda cidade por participar dos comerciais da empresa do filho. No âmbito nacional ganho destaque por ter sido a mais velha candidata ura a vereadora.

4 – José Maria Nunes Marques, na cidade de Lencóis, onde residia há anos. Ligado a área educacional, foi nesta cidade Diretor da Escola de Menores, do Ginásio Municipal, da Faculdade Estadual de Educação, Reitor da Uefs e secretário Municipal de Educação.

27 – Welligton Sampaio Nunes, de ataque cardíaco, aos 50 anos. Exercia o cargo de diretor de projetos da CDL, entidades que presidiu nos anos de l988 a 1989 e de 2003 a 2006. Foi sepultado no domingo, 28, no Cemitério Piedade.


AGOSTO
16 - Hermes Sodré da Silva, vereador nos anos 70, com votos espalhados em todo município mas tendo como base principal a zona rural do distrito de Maria Quitéria. Ficou conhecido como o vereador das frases de efeitos. Morreu octagenário, depois de 40 dias internado.

SETEMBRO
7 – Abílio Aquino Santa-Fé, ultimo vereador sobrevivente da Iª Legislatura eleita pós Estado Novo e instalada em 1948. Faleceu e foi sepultado no município de Tanquinho, o antigo distrito de Tanquinho de Feira onde foi comerciante e por onde foi eleito vereador.


OUTUBRO
8 - Antonio Nilza Alves Bonfim, um dos últimos comerciantes de Marechal Deodoro, onde em 1951 inaugurou a casa comercial “A Cearense”. Teve presença ativa na vida feirense com passagem principalmente pela associação comercial e maçonaria.


16 – Marcus Antonio de Oliveira Moraes um dos maiores nomes do mundo artístico-cultural da cidade, também professor que lecionou em vários colégios locais. Desapareceu aos 54 anos de idade, encontrado morte em sua residência.


NOVEMBRO
12 – Professor José Almeri Bastos, no Hospital Português onde se encontrava internado. Político militante foi um dos quatro candidatos a prefeito da cidade nas eleições municipais de 2008 pela legenda do PSDB.


30 - Maria das Dores, das Irmãs Sacramentinas, diretora do Colégio Padre Ovídio pertencente ao Asilo Nossa Senhora de Lourdes, nesta cidade, de 2002 a 2007. Faleceu muito jovem, aos 48 anos em Salvador, onde convalescia de uma cirurgia.


DEZEMBRO
5 – Luiz Antonio Cézar Medeiros, aos 62 anos. No começo proprietário de uma boate na Barroquinha era conhecido como “Luiz do Bojô”, depois o “Luiz do Som”, requisitado para a sonorização de eventos. Faleceu quando se dedicava a um desses eventos, noite de sábado.


10 - Carlos Anibal Erudilho – filho de Carlos Arthur Erudilho, já falecido e Wanda Erudilho. Era pessoa das mais conhecidas em diversos segmentos da cidade. Foi assassinado em frente a residência , na Rua Geminiano Costa, centro da cidade.



14 – Nilton Caribé, comerciante instalado na Rua Olimpio Vital. Era servidor publico aposentado pela Câmara Municipal em 1994, onde durante muitos anos foi um dos redatores de debates. Completaria 73 anos agora em janeiro


18 – Edward Fernandes Falcão (Dedé), aos 73 anos, desportista que foi diretor e conselheiro do Fluminense de Feira. Presidia a Fundação Senhor dos Passos, entidade que entre as inúmeras ações, preserva a memória da cidade.



30 - Ivan Machado Pereira, proprietário da Ótica Boavista uma das pioneiras na Senhor dos Passsos. Figura querida, era um dos "titulares" dos encontros de figuras locais no entardecer de todos os dias, entre sua ótica e o Bar de Redondo, discutindo a vida da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário