terça-feira, 10 de novembro de 2009

SETRANS ABORDA A ÉTICA E A COEXISTÊNCIA HUMANA

Com uma apresentação musical Fruições Corpoéticas seguida do Poraci ou Toré, ritual indígena da comunidade Tupinambá, foi iniciado, na manhã desta terça-feira (10), o 4º Seminário Transdisciplinar (Setrans), na Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento tem como tema A Ética e a Cultura na Contemporaneidade: uma Cultura para a Ética da coexistência e prossegue até esta quarta-feira no anfiteatro, módulo 2 do campus.

A conferência de abertura do evento, A Ética como Cuidado com a Coexistência Humana e Ecossistêmica”, foi proferida pelo professor doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Severino Antônio Barbosa. Ele citou a produção do conhecimento e da informação na contemporaneidade. “Porém, nunca houve também tantos homens partidos e perdidos, nem tanta devastação”.

Para o conferencista, “os homens não são estranhos manipulando o mundo, são o próprio mundo, pois neles há os mesmos resíduos de carbono que formam outros seres, como as estrelas, por exemplo”. Neste sentido, Severino Barbosa alerta que o homem precisa de uma reeducação da inteligência e da sensibilidade. “É preciso uma nova ética de religação que venha acompanhada do sentimento de pertencimento, pois somos semelhantes, e esse saber nos irmana”.

Depois de mostrar vários slides com semelhanças entre elementos humanos e não humanos, o professor conclui que “a nova ética não é feita de raciocínio, mas da consciência de pertencimento de que estamos irmanados ao mundo, à natureza, pela nossa semelhança com relação à matéria de que somos feitos.

Para esta quarta-feira estão previstas conferências, apresentações musicais, mesas-redondas, sessões de comunicações e debates, no Anfiteatro da Uefs. Confira a programação completa no portal www.uefs.br, seção Notícias.
Marly Caldas – Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário