terça-feira, 5 de maio de 2009

MUDAR VISÃO DE IDOSO SOBRE VACINA

Secom - Jorge Magalhães

Do Boletim da Secretaria de Comunicação
Secretaria de Saúde objetiva quebrar resistência

É fato que a vacina contra a gripe cumpre seu objetivo. Mas também é de conhecimento de todos de que não são poucos os idosos que, por desinformação, a evitam. Quebrar esta resistência também é objetivo da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

“A vacina não causa gripe porque é feita com pedaços do vírus, que está morto, e não pode se reproduzir dentro do organismo”, diz o secretário de Saúde, João Carlos Cavalcante (foto). “Eles protegem as pessoas”. A resistência vem caindo, mas existe.

Um dos argumentos usados pelas pessoas que resistem à vacina é que pegam gripe depois da imunização. “A proteção é contra a gripe e não contra resfriados”, afirmou o secretário. A eficiência da vacina chega a 90%.

Portanto, a cada cem vacinados, dez podem pegar gripe. “Mas de forma mais branda”, pontua João Carlos Cavalcante. Deve ser tomada na época adequada. A campanha nacional prossegue até o dia 8. O município a colocou a disposição em todas suas unidades de saúde.

Poderão tomá-la as pessoas a partir de 60 anos. A única restrição é para as pessoas alérgicas a ovo. Todos deverão apresentar a carteira de identidade e, se tiver, o cartão de vacinação.

A ação imunitária da vacina é de um ano e começa a fazer efeito no organismo a partir do 15º dia após a sua aplicação.

Um comentário:

  1. PAULO COSTA- QUEM PAGA A FATURA- O presidente da Fundação Hospitalar da Criança, o formando em advocacia e contabilista Jair de Jesus, terá que usar de toda a habilidade política acumulada na sua passagem pela Casa da Cidadania para desarmar uma bomba deixada pela gestão passada, bem debaixo da sua poltrona.

    Como explicar a fatura de R$ 300 mil para a aquisição de um equipamento comprado na gestão do dentista Gutemberg Almeida, sem nenhum vestígio físico da existência de tal equipamento?

    Este foi o motivo da reunião fechada a sete chaves, na tarde de ontem, 5 de maio, entre o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, o ex-presidente da Fundação Hospitalar da Criança, Gutemberg Almeida, o atual Jair de Jesus e o prefeito Tarcízio Suzart Pimenta Júnior.

    Com a bomba também prestes a estourar no seu colo, o prefeito Tarcízio Pimenta bradou para auxiliares que não vai “engolir” essa, alado. O caso está sendo abafado a muito cu$to junto a $etore$ re$i$tente$ da impren$a local, mas já foram dados passos para denunciar o fato ao Ministério Público, através de um vereador da bancada do próprio prefeito, que promete fazer muito barulho, caso não haja uma explicação oficial plausível.

    Este episódio pode ser a senha tão sonhada por Tarcízio Pimenta para se afastar politicamente do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, passo que já vem sendo dado as escâncaras por Tarcízio, que não mede palavras para criticar as ações de José Ronaldo, junto a auxiliares mais próximos, quando não deixa escapar publicamente suas insatisfações, a exemplo dos “atravessadores” e“ agenciadores” que superfaturavam as micaretas passadas, como afirmara o prefeito ao comparar os seus métodos de negociação com os de José Ronaldo.

    Este embate político promete dias turbulentos nos bastidores da política local, principalmente na Câmara Municipal, onde José Ronaldo é o líder da bancada da maioria que tecnicamente se diz aliada de Tarcízio, que de seu não conta com um vereador para fazer um chá de cidreira, quando a crise der com força nos nervos.

    Enquanto os ventos da cizânia galopam à toda nos verdes campos da política de Feira de Santana, o contribuinte quer saber o que foi feito do dinheiro aplicado neste tal equipamento, conforme constante nas notas fiscais apresentadas pelo presidente da Fundação Hospitalar da Criança, Jair de Jesus, aos digníssimos José Ronaldo de Carvalho, Tarcízio Pimenta e Gutemberg Almeida.

    ResponderExcluir