quarta-feira, 6 de maio de 2009

CENTENÁRIO DA FOLHA DO NORTE 1909/2009 (V)


MAIO DE 1950
edição nº 2.130 de sábado, dia 6

A secretaria da Agricultura inaugura hoje, às 16 horas, sua fábrica de óleo de algodão, nesta cidade, completando, assim, o aparelhamento de beneficiamento de algodão a cargo do Estado.

Esta fábrica tem capacidade para produzir 600 quilos de óleo e 7.200 quilos de torta de algodão, em 8 horas de trabalho e dispõe da seguinte aparelhagem:

9 deslindadores, 2 exaustores de poeira, 1 limpador-secador, 1decorticador. 1 prensa “Duo-Expelier”, 1 moinho para torta, 3 tanques para óleo, 1 caldeira para cozinhar óleo, 1 máquina elétrica de amolar serra, 3 elevadores, pensa para enfardar e 6 ventiladores com ciclone para transporte de caroço e movimento da amêndoa, todas estas máquinas movidas por 375 cavalos elétricos,
Aparelhada dessa maneira, a secretaria da Agricultura está em condições de desenvolver cada vez mais a lavoura algodoeira, no Estado, cumprindo o plano traçado para soerguimento de uma cultura que representa uma grande fonte econômica para a Bahia”.

MEMORIA

Localizada na Rua Senador Quintino, no passado conhecida como “Estrada de Rodagem” (antes da BR/324 era a estrada que ligava Feira a Salvador – ou Bahia como se dizia antigamente), dotada inclusive de um Posto Fiscal na esquina com o inicio da atual Rua Pedro Suzart, dando acesso ao Conjunto Mar da Tranquilidade, de há muito a Usin de Algodão foi desativada..

MEMÓRIA I
Até pouco tempo, no antigo prédio funcionavam vários órgãos do Estado, principalmente da Secretaria de Agricultura, entre eles a ADAB e EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário