Por Michel Arbache, no Portal LN
O Jornal Nacional (1) de quinta-feira (29/06/2016) deu
destaque para um estudo feito pelo Instituto Reuters – Universidade de Oxford –
sobre a “confiança (sic)” do público em relação a mídia e que “o foco (sic) é a
confiança do público numa época de notícias falsas, as fake news”.
Mais uma vez, a Globo contou uma meia-verdade que deixa no
ar uma meia-mentira. Para começar, o estudo (anual) é sobre o mercado de notícias.
Na introdução do estudo - 136 páginas em formato PDF (2) - publicado este ano,
o diretor David Levy diz que o escopo são as preocupações sobre o financiamento
do jornalismo no tempo em que as organizações de jornalismo se deparam com as
novas plataformas de notícias – e que este estudo trata 'também' das “fake
news” (notícias falsas). Assim, é rebaixar demais o sentido e a abrangência do
estudo deixando o telespectador entender que ele só faz medir a confiança do
público em relação ao veículo X ou Y no contexto da praga das fake news.
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