Feira ontem
Educador dos mais dedicados, o professor Geminiano Costa batiza a antiga da Rua da Boa Viagem.
A "Boa Viagem" começava no Posto de Higiene, passava pela antiga Rádio Cultura, Posto de Endemias, Biblioteca Municipal, Escola Agostinho Motta (antiga escola dos currais), Albergue Noturno e o Posto Fiscal que existia na esquina com a atual Rua Aloísio Resende, terminando no Largo São Francisco. Depois começava a Rua do Fogo, Rua do Lasca Gato e finalmente a nova Estação Nova nos anos 50, passando por um caminho existente no matagal para onde se expandiu a Avenida Maria Quitéria.
Segundo os mais antigos, no entardecer de todas as segundas-feiras, após a feira de gado que acontecia onde hoje existe o Fórum Filinto Bastos, nossos visitantes - feirantes e usuários do campo do gado construído pelo prefeito Lolô, retornavam as suas localidades, usando aquela via pública. Ao passarem eram saudados por crianças e adultos: "Boa Viagem!".
Voltando a Geminiano Costa, o mestre dirigia uma das poucas escolas primárias da cidade. Na imagem do tempo ele aparece cercado pelos alunos, na fachada da escola que funcionava na Rua Marechal Deodoro, esquina com o Beco de Santana e que nos anos setenta abrigou a Delegacia de Polícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário