Do site Notícias da TV
Preocupada, Globo orienta repórter a denunciar
irregularidades da Copa
Por DANIEL CASTRO,
A Globo distribuiu na semana passada uma recomendação a
todos os jornalistas da rede para que adotem uma cobertura "equilibrada"
da Copa do Mundo, que ocorre no Brasil de 11 de junho a 13 de julho. A
orientação vale principalmente para os profissionais que trabalham para o
Jornal Nacional.
Os coordenadores de cobertura da Copa de todas as afiliadas
foram orientados a transmitir a repórteres e editores a mensagem de que a Copa
e a seleção brasileira são uma paixão nacional, mas que irregularidades deverão
ser denunciadas e "pautas positivas" deverão ser evitadas, a não ser
que "surjam naturalmente".
Reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos
de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já não estão sendo
produzidas para o Jornal Nacional.
Jornalistas da Globo entenderam a mensagem da seguinte
forma: não se deve enaltecer a Copa para não passar a mensagem de que a
emissora é aliada da Fifa, organizadora do evento. A rede, enfim, irá cobrir
tudo, sem tirar nem por. Só haverá oba-oba em cima da seleção e seus craques,
caso o Brasil, é claro, faça uma boa campanha.
Apesar do esforço do jornalismo, a Globo é, sim, aliada da
Fifa. Não apenas como detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo,
mas também como licenciadora de mais de 1.700 produtos do evento, que deverão
movimentar R$ 2 bilhões no varejo, segundo estimativa da emissora. A Globo já faturou
R$ 1,438 bilhão com a venda das oito cotas de patrocínio das transmissões da
Copa.
E, se no jornalismo a ordem é procurar distanciamento, na
publicidade o posicionamento da Globo é de emissora oficial da Copa. A Globo
lançou sábado um novo comercial, chamado Cadeiras, sob o conceito "Agora
Somos um Só", cuja proposta é mostrar "como a televisão, com a
transmissão de uma Copa do Mundo, tem a magia de colocar o país todo na mesma
vibração".
http://edsonjnovaes.wordpress.com/2014/05/24/fome-de-bola/
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