sábado, 30 de novembro de 2013

AS MÚSICAS CLÁSSICAS SOBRE A MORTE

A morte tem inspirado algumas canções  clássicas, antigas e modernas.
Aqui, dois exemplos: “Flores”, dos Titãs, com Marisa Monte. E “Depois da Vida”, de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, com Paulinho da Viola.

DILMA CRESCE E OPOSIÇÃO ENCOLHE, DIZ DATAFOLHA

De junho para cá, os pré-candidatos a presidente fizeram o possível para recuperar a popularidade perdida por causa do abalo provocado pelas manifestações de rua em todo país. Por enquanto, só a presidente Dilma Rousseff segue em trajetória ascendente. A oposição oscila entre bons e maus momentos, e agora encolheu um pouco mais, segundo o Datafolha. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Dilma ou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a corrida presidencial em todos os cenários mais prováveis para 2014. A presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.

O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre todas as simulações com os nomes dos pré-candidatos, o cenário que parece mais provável hoje é também aquele em que Dilma está mais bem colocada. Ela tem 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela pontuava 42%. O tucano tinha 21% e o socialista, 15%.

Numa das simulações, a petista fica com 41% contra 43% dos outros dois adversários somados (Marina registra 24% e José Serra 19%). Mas Dilma está se recuperando. Em outubro, tinha 37%, contra 28% de Marina e 20% de Serra.

Diferentemente de Dilma, o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno nos quatro cenários em que seu nome aparece, inclusive contra Marina e Serra. (BOL)

MORRE PRODUTOR MUSICAL JOÃO ARAÚJO, PAI DE CAZUZA

O produtor musical João Araújo morreu, entre 5 e 6h da manhã deste sábado (30/11), em seu apartamento, na Prudente de Morais, em Ipanema, aos 78 anos, vítima de uma parada cardíaca. Depois de um tombo em Angra dos Reis, onde tinha casa e frequentava assiduamente, João foi operado no começo deste mês e, desde então, passou a usar uma prótese de colo de fêmur. O empresário sofria também de outros comprometimentos circulatórios e renais há algum tempo.

João morreu como queria, digamos assim: estava em sua cama, mexeu-se como se tivesse ajeitado a posição, às 5 da manhã. Logo depois, o enfermeiro, percebendo uma grande quietude, confirmou a morte. Recentemente, ele costumava comentar com os médicos: “Não quero morrer em hospital, quero ir tranquilo, em casa” – e assim foi.

FOLHA VÊ MAIS MÉDICOS COMO ARMA DE CAMPANHA

O alcance do programa “Mais Médicos”, que deverá contar com 13 mil profissionais em 2014, deverá superar o registrado pelo Bolsa Família ao beneficiar 46 milhões de habitantes, enquanto o  Bolsa família, criado em 2003, beneficiará 49,1 milhões; apesar dos resultados positivos,a Folha de São Paulo malha as iniciativas dizendo que, isolados ou juntos, os programas possuem caráter eleitoreiro; o uso de programas exitosos em campanhas não é novidade; até mesmo o PSDB já  empregou o expediente ao utilizar a quebra de patentes de medicamentos, promovida pelo eterno candidato à Presidência, José Serra, como uma das ferramentas do seu marketing eleitoral
247 - O alcance do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, deverá superar os resultados obtidos com o Bolsa Família já em 2014. A meta para o próximo ano é fazer com 13 mil profissionais de saúde estejam em plena atuação em todo o Brasil, sendo responsáveis pelo atendimento de cerca de 46 milhões de habitantes. O Bolsa família, criado em 2003, beneficia 49,1 milhões (13,6 milhões de famílias). Apesar dos resultados positivos de ambos os programas computados pela Folha de São Paulo, o próprio jornal malha as iniciativas dizendo que, isolados ou juntos, o Mais Médicos e o Bolsa Família possuem caráter eleitoreiro e serão utilizados desta forma em 2014. Outra avaliação é que os dois programas possuem o mesmo público-alvo e que “é possível estimar que muitos dos pacientes do Mais Médicos sejam também beneficiários do Bolsa Família”.  
Segundo a matéria, a diferença na distribuição regional dos médicos pelo programa do Governo Federal e entre os beneficiários do Bolsa Família expõe a vantagem do programa de saúde: Enquanto o Mais Médicos chegará a 14 estados, o programa de transferência da renda abrangem apenas 12 estados e o Distrito Federal. O Rio Grande do Sul foi usado como exemplo. Ali, 3,8 milhões de pacientes devem ser beneficiados com o atendimento médico, contra 1,5 milhão do Bolsa Família. Esta vantagem também seria marcante em outras unidades da federação como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Já na Bahia – estado governado pelo petista Jaques Wagner – o programa de transferência de renda beneficia “6,3 milhões de pobres e miseráveis”, enquanto o Mais Médicos deverá atender 4 milhões de pessoas em 2014.
Na análise feita pelo veículo, o impacto eleitoral do programa será grande, até pelo fato do Mais Médicos ser a “vitrine social”, que deverá ser usada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em sua campanha pela reeleição. Embora ressalte que não é possível realizar certos cruzamentos de dados, o veículo diz que como o público-alvo dos dois programas são basicamente o mesmo, “é possível estimar que muitos dos pacientes do Mais Médicos sejam também beneficiários do Bolsa Família”, reforçando o caráter eleitoral das iniciativas. O uso de programas exitosos em campanha não é novidade. O expediente já foi utilizado até mesmo por críticos do programa, como o PSDB. A legenda utilizou a quebra de patentes de medicamentos, promovida pelo então candidato à Presidência e ex-ministro da Saúde, José Serra, como uma das ferramentas do seu marketing eleitoral.
 Confira a matéria aqui.

ANGÉLICA 40 ANOS

Angélica nasceu no dia 30 de novembro de 1973 na cidade de Santo André (SP). Ela completa 40 anos neste sábado (30/11/13). A apresentadora começou a mostrar seus talentos já aos 4 anos de idade, quando foi eleita a criança mais bonita do Brasil no "Programa do Chacrinha". Na foto, Angélica posa para foto durante suas férias em Hamptons, nos Estados Unidos. Reprodução/Twitter

Leia mais 

HOMEM PERDE PARTE DO ROSTO APÓS REMOVER TRÊS TUMORES

Em 2003, Donnie Fritts teve de fazer uma cirurgia no rosto para remover um carcinoma ameloblástico de mandíbula, um tipo raro de câncer. Após 12 horas de operação, os médicos conseguiram retirar três tumores, mas isso custou parte da face do ex-carpinteiro da Geórgia (EUA). Nos seis anos seguintes, ele passou por 35 cirurgias para tentar recuperar seu rosto. Donnie perdeu o olfato e, para mastigar, precisa retirar o palato. Sua esposa, Sharon, ficou a seu lado durante todo o processo Mais Reprodução/Discovery Channel


SMTT REFORÇA FROTA DE ÔNIBUS NESTE DOMINGO, POR CONTA DO VESTIBULAR DA UEFS

A frota de ônibus coletivo urbano de Feira de Santana vai ser reforçada neste domingo, 1º de dezembro. A determinação da SMTT (Secretaria Municipal d Transportes e Trânsito) ocorrerá por conta do vestibular da UEFS (Universidade Federal de Feira de Santana), que começa amanhã e termina na terça-feira, 3, e que teve mais de 13 mil inscritos.
O transporte será reforçado com um efetivo de 12 veículos para a UEFS, que concentra a maior parte dos vestibulandos. Eles serão distribuídos com cinco na linha UEFS-Direta, quatro UEFS-Sobradinho, e três UEFS-Maria Quitéria.

Para atender os demais locais onde tem realização de provas serão disponibilizados mais ônibus. As linhas CIS-João Durval vai circular com seis veículos, o Feira X-Centro com cinco e João Paulo com dois.

Os passageiros também poderão usufruir do valor de meia passagem, que foi determinada por decreto, aos domingos e feriados. (Filipe Oliveira)



"JOIA RARA" - IOLANDA DIZ QUE VAI SE SEPARAR DE ERNEST; MUNDO GARANTE QUE ELES VÃO SE CASAR

Loira ainda dá ultimato ao pai e diz que ele vai ter que se cuidar sozinho

Iolanda (Carolina Dieckmann) quer deixar os dias de mansão para trás. Decidida, a loira avisa a Mundo (Domingos Montagner) que quer se divorciar de Ernest (José de Abreu). Mas com uma condição: desta vez, o comunista vai ter que casar com ela. Mundo topa na hora e os dois selam o acordo com um beijo.
De volta ao cortiço, Iolanda surpreende o pai em casa e dá um ultimato: “Nunca mais vou deixar alguém fazer comigo o que o senhor fez! Desculpa, mas esse pai bêbado que joga vai ter que se cuidar sozinho. Porque agora eu vou pensar em mim”, afirma.

Será que chegou a hora de Iolanda ser feliz? Não perca esta cena que vai ao ar sábado, dia 30/11. 

"AMOR À VIDA" - FÉLIX ALERTA NIKO E ACUSA AMARILYS DE TER ARMADO A PERDA DA GUARDA DE JAYMINHO

Vilão tem faro aguçado e sente na hora o cheiro da falcatrua

Niko (Thiago Fragoso) tem um ótimo coração e, após encontrar Félix (Mateus Solano) no shopping e o convidá-lo para ir até o restaurante, o chef não se importa quando o vilão inventa que esqueceu todos os cartões de crédito em casa. A refeição é por conta da casa! Se deu bem, hein, Félix? Aproveita para matar a fome!

De barriga cheia, o vilão ouve os dramas de Niko e dá conselhos preciosos para o amigo. Com faro aguçado para armações, ele intui que Amarilys (Danielle Winits) agendou a visita da assistente social para recebê-la sozinha e destruir o processo de adoção de Jayminho (Kayky Gonzaga). “A lacraia de olho azul tem que saber que está metido com uma cascavel”, dispara Félix, que se refere a Eron (Marcello Antony).

Será que Niko vai conseguir desmascarar Amarilys? Não perca as cenas, que vão ao ar no sábado, dia 30 de novembro.  

"AMOR À VIDA" - JÁ ERA HORA! JACQUES PARTE PARA O ATAQUE E BEIJA PILAR

Médico se cansa das desculpas da socialite e toma a iniciativa

É jantar para lá, elogios para cá... E nada de Pilar (Susana Vieira) ceder aos encantos de Jacques (Julio Rocha). Cansado de esperar, o médico decide ser mais direto e, durante outro encontro, bate o martelo. “Hoje eu vou te levar para casa. E vou entrar. E se disser que não, entro à força”, avisa. Depois dessa, fica impossível resistir!
Quando os dois chegam na mansão dos Khoury, Pilar ainda tenta fazer jogo duro, mas essa partida ela já perdeu. Jacques diz que não pretende se despedir tão cedo e tasca um beijo na mãe de Félix. Gol de placa!

Será que esse romance engrena? Não perca as cenas, que vão ao ar no sábado, dia 30 de novembro. 

"AMOR À VIDA" - TAMARA É PRESA APÓS ARMAÇÃO DE FÉLIX

Vilão faz empresa ilegal no nome da ex-sogra ser denunciada à polícia

Félix (Mateus Solano) pode estar caído, mas continua atirando! E seu alvo da vez é Tamara (Rosamaria Murtinho). Para fazer a ex-sogra pagar por ter ajudado Edith (Bárbara Paz) a contar para César (Antonio Fagundes) a verdade sobre o sequestro de Paulinha (Klara Castanho), o vilão encontra seu comparsa no esquema de importação de silicone e pede que ele denuncie a empresa, que está no nome de Tamara.
A vingança sai melhor do que o esperado, já que os policiais chegam na hora em que Herbert (José Wilker) está na loja de Edith, flertando com a própria, e fica surpreso com o bafafá. Tamara não entende o motivo da prisão, mas acha melhor ficar quieta. “A senhora vem conosco sem escândalo ou prefere sair algemada?”, pergunta um dos policiais. Edith exige saber para qual delegacia a mãe será levada, e Herbert se prontifica a acompanhá-la.
O que será de Tamara atrás das grades? Será que Herbert vai ajudá-la? Não perca as cenas, que vão ao ar no sábado, dia 30 de novembro. 

O PODER DA MANIPULAÇÃO

 (*) Osvaldo Ventura
     Pela inexistência atual de comunista devorador de criancinhas, a elite brasileira, eterna adversária irracional e raivosa de governos com viés popular, trocou de estratégia. No passado, aterrorizava as massas com o fantasma do comunismo ateu, que viria provocar a dissolução da família, a extinção da propriedade privada e causar a divisão de tudo, para estabelecer o caos. Projetava-se, então, no âmbito das camadas desprovidas de informação, no meio dos inocentes- úteis e analfabetos políticos, que o apocalipse estava sendo trazido no ventre do comunismo destruidor.
    Hoje, com um governo trabalhista no Brasil e sem o “fantasma” do comunismo, era necessário substituir os velhos, desgastados e anacrônicos argumentos pretéritos. Então, surgiram novas alegorias de um antigo enredo, sem o ranço do anticomunismo, porém com maior capacidade de difusão do reacionarismo, manipulação dos crédulos, dos incautos e ingênuos, distorção dos fatos, disseminação das aleivosias e transformação das mentiras absurdas em verdades absolutas. Tudo isso com a participação danosa e ostensiva do poder incontrastável das corporações midiáticas, de propriedade das classes dominantes nativas, quiçá, as mais conservadoras e coléricas ao Sul do Equador. Ressalte-se que é histórica a rejeição, por parte das classes dominantes brasileiras, de um presidente da república que venha demonstrar a mais leve vocação trabalhista.
    Neste momento, coerente com seu passado de querer assumir o poder utilizando-se de  métodos heterodoxos, a burguesia nacional assesta suas baterias contra as políticas públicas de inclusão social, praticadas por um governo de tendência popular, que dentre outras proposições, destacam-se aquelas que pretendem diminuir as injustiças e desigualdades sociais reinantes no seio das comunidades mais carentes.
    Com a atual mudança das condições objetivas, a burguesia nacional entendeu que havia necessidade de substituir o desacreditado discurso de ontem por outro, no qual o caráter ideológico ficasse menos explícito. Assim, o pavor difundido por uma hipotética implantação do comunismo no Brasil, transformou-se em um moralismo hipócrita, numa recusa preconceituosa em admitir a “ousadia ascensional dessa gente”, como também em infundado receio da perda de privilégios históricos que não se coadunam com princípios da cidadania. O que, diga-se de passagem, por mais que pretendessem disfarçar, só veio reafirmar o eterno conflito de classes, trazendo para o centro da arena o inevitável embate ideológico.
    Na verdade, a insensibilidade oceânica que domina (com as exceções da regra) quem detém os meios de produção no Brasil deve ser fruto do patrimonialismo atávico da Casa Grande, na qual a compaixão e o olhar solidário jamais tiveram abrigo. Desse modo, explica-se porque uma pessoa que desfruta de situação confortável do ponto de vista econômico-financeiro, não tenha o mínimo sentimento de solidariedade para com aqueles que vivem na miséria, à margem do processo civilizatório.
(*) Escritor    
     Membro da Academia Feirense de Letras

EMPRESA DE CAIXÕES LANÇA CALENDÁRIO SENSUAL DE 2014


A empresa Lindner, maior fabricante de caixões da Polônia, divulgou o calendário de 2014 com imagens de mulheres seminuas. Há cinco anos, a fabricante, que não divulgou todas as fotos, lança folhinhas anuais com beldades em poses sexy, caixões e o que mais a criatividade permitir. "Quisemos expressar a harmonia perfeita entre os caixões Lindner e madeira natural, oceano, flores, campos e a beleza do corpo feminino", explica o site da corporação, que vai reverter o lucro das venda dos calendários para uma instituição de caridade . LEIA MAIS

GASOLINA SOBE 5 CENTAVOS NA REFINARIA. VAMOS VER QUANTO NA BOMBA...

Afinal, o tão especulado reajuste dos preços do combustível saiu.
E a Petrobras vai, de novo, levar a culpa por uma aumento de preços que vai para todo mundo, muito mais do que para ela.
Porque, de verdade, a Petrobras recebe apenas, em média, 36% do preço pago pelo consumidor que abastece seu carro.
Os governos estaduais levam, sem produzir nem uma gota de nada, 28% de ICMS.
O etanol misturado à gasolina fica com 12%.
8% são PIS e Cofins, únicos impostos federais, já que foi zerada a alíquota da Cide, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
E os 16 por cento restantes ficam para cobrir custos e margem de lucro de distribuidores e revendedores.
Os 4% de reajuste anunciados hoje representam cinco centavos por litro.
Um oitavo da diferença do preço da gasolina cobrado num posto da Avenida Brasil, no Rio, a R$ 2,80, para um posto junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, onde custa R$ 3,20.
Mas, na hora de reajustar, vocês vão ver se o preço vai subir cinco centavos, ou sete, como deveria ser contando a alíquota de imposto.
Está mais do que na hora da Petrobras fazer uma campanha de esclarecimento para mostrar quem ganha o que no preço da gasolina.
Acho bacana os anúncios das tartarugas que ela salva no Projeto Tamar, mas seria bom investir também no esclarecimento do pessoal que fica achando que ela é a vilã do preço da gasolina.
E a nossa imprensa, que fez tanta campanha para que as notas fiscais passem a discriminar o valor do imposto, bem que podia fazer uma tornando obrigatório colocar no postos a discriminação dos preços que compõem o valor final do combustível.
Garanto que vai ter muita gente desejando a volta do tabelamento governamental.
Afinal, a transparência deve valer para todos.


UEFS - BIBLIOTECA CENTRAL FAZ PESQUISA ONLINE SOBRE SERVIÇOS PRESTADOS

A Biblioteca Central Julieta Carteado, situada no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza até 30 de março de 2014 uma pesquisa com as comunidades acadêmica e externa para avaliar o grau de satisfação dos usuários quanto ao atendimento, acervo e serviços oferecidos.

Para participar é preciso responder um questionário online com 15 perguntas disponível neste link.

A pesquisa aborda também sobre as condições dos ambientes de leitura e estudos, além da importância da realização de atividades no hall da Biblioteca. Os participantes poderão interagir com sugestões.
Mila Melo – Ascom/Uefs

PETROBRAS AUMENTA PREÇO DA GASOLINA EM 4% À MEIA-NOITE; DIESEL SOBE 8%

Do UOL, em São Paulo

A Petrobras anunciou que o preço da gasolina vai aumentar 4% e o do diesel sobe 8%. O aumento vale a partir de zero hora deste sábado (30). O percentual de reajuste será aplicado nas refinarias. Nas bombas dos postos, para o consumidor final, os novos preços devem ficar próximos disso.

A Petrobras e o governo estavam estudando o aumento e iriam divulgá-lo na semana passada, mas a decisão foi adiada para agora. Também estava sendo avaliada uma nova metodologia de reajuste automático dos preços dos combustíveis, entre outros temas.


TRAIÇÃO TUCANA: RICHA DIZ QUE CAMPOS É O "MELHOR"

Diante de mais de duas mil pessoas, o governador paranaense Beto Richa, do PSDB, disse que o socialista Eduardo Campos é "o melhor gestor do País"; segundo o blogueiro Esmael Morais, que acompanhou tudo de perto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pode estar sendo "cristianizado" dentro do próprio ninho tucano

Por Esmael Morais, do Blog do Esmael – A primeira facada nas costas do senador mineiro Aécio Neves veio nada mais nada menos de onde mais se esperava (sic): do próprio ninho. 
O tucano Beto Richa, governador do Paraná, em evento promovido pela Faep (Federação de Agricultura do Paraná), hoje (29), diante de 2 mil agricultores, afirmou que o colega pernambucano Eduardo Campos (PSB), candidato à presidência da República, “é o melhor gestor do país”.
Não é o primeiro flerte entre Richa e Campos. O namorico vem sendo intermediado pelo ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), pupilo do governador paranaense, e pelo presidente do PSB no Paraná, Severino Araújo, amigo do falecido ex-governador Miguel Arraes — avô do pernambucano presidenciável.
Com dificuldades em alçar voo e com desempenho sofrível nas pesquisas, Aécio tem sido tratado no PSDB como “corno” — o último a ficar sabendo quando traído. Note que tomo emprestada a expressão “corno” do próprio tucano que a utilizou para descartar a ideia de palanques duplos nos estados com o Campos (clique aqui para relembrar).

NO MAIOR ALTA ASTRAL, CAROL CASTRO RECEBE PRÊMIO DE CAMPEÃ DO "DANÇA 2013"

Atriz ganhou hoje um carro zerinho após bilhar na final da disputa do Domingão, em setembro, Leandro Azevedo também saiu motorizado!

Carol Castro está arrasando em 2013! Inclusive, a ótima fase da atriz pôde ser conferida na final do Dança dos Famosos, quando venceu a disputa ao lado do professor Leandro Azevedo. Além do troféu que levou para casa, a intérprete de Sílvia, de Amor à Vida, foi premiada, na tarde desta sexta-feira, com um carro zerinho!
Carol foi até uma concessionária na Zona Oeste do Rio receber o automóvel, decorado com um laço vermelho e distribuiu toda a sua simpatia e alto astral de sempre. "Estou muito feliz", disse entusiasmada.

Acompanhada por Leandro Azevedo, que também ganhou um carro novo, a atriz disse que a dança mudou a sua vida. Mas lamenta que, devido à rotina de trabalho, não tem tido tempo para cair na pista. "A vida está muito corrida com as gravações da novela, mas juro que ainda vou levar o Rapha (Raphael Sander, noivo da atriz) para fazermos aula de gafieira com o Leandro", prometeu a nova motorizada da praça. Veja mais fotos da entrega dos veículos aos campeões do "Dança 2013".
(G1)

CRIANÇAS DO MAIS EDUCAÇÃO LEVAM CULTURA À GETÚLIO VARGAS

Mostra movimentou a avenida na manhã desta sexta-feira

O centro da cidade ganhou mais colorido e beleza durante toda a sexta-feira, 29. Crianças, adolescentes e professores de 25 escolas municipais apresentaram no Espaço Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, parte das atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação. Quem passou pela avenida pode ver um pouco de tudo: música, dança, teatro, esporte e ainda atividades de saúde. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, prestigiou o evento.

A fanfarra da Escola Municipal Antônio Elói da Costa, das Baraúnas, abriu a mostra, com repertório que incluía músicas tradicionais e hits do momento, como o "Show das poderosas", da cantora Anitta.
Mais no site da SECOM

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS PROTAGONIZADOS POR "MULHERES REAIS"

29.nov.13 - A fotógrafa francesa Erica Simone, 25, ganhou destaque nos EUA com seu novo projeto, o "Nue York: Self-Portraits of a Bare Urban Citizen" (Nua York: autorretratos de uma cidadã urbana comum, em tradução livre). Em vez de usar modelos, Érica registra ela mesma enquanto recria cenas do cotidiano do nova-iorquino, mas totalmente nua