terça-feira, 2 de julho de 2013

NA MEDIDA CERTA, CIÚME É BOM PARA O RELACIONAMENTO

O ciúme pode ser um veneno para qualquer casal quando assume sua pior faceta, a patológica: a desconfiança toma conta de tudo e um não dá ao outro o direito de ter, no relacionamento, espaço pessoal. Bem administrado, no entanto, o sentimento pode trazer benefícios à relação.

De acordo com a psicóloga Margareth Neves Montenegro, isso acontece quando os dois têm consciência de si mesmos, do que representam um para o outro e do mundo que os cerca. "Eles sabem que o ciúme, quando surge, reflete apenas a percepção de que o namoro ou o casamento não é uma condição perpétua e imutável. Pelo contrário, apresenta constante desafios que mobilizam a reflexão e as atitudes de  ambos", explica.


Esses desafios podem aparecer em diversas situações do dia a dia. Um bom exemplo é quando, em uma festa, um dos dois desperta o interesse de outra pessoa. Nessa circunstância, o ciúme pode ser positivo quando canalizado para outras emoções. Quem sente ciúme percebe que parceiro é também interessante aos olhos alheios. Isso, apesar de parecer inicialmente difícil, gera admiração e atiça a libido. MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário