quarta-feira, 1 de junho de 2011

UEFS 35 ANOS: ENSINO SUPERIOR EM FEIRA É FRTUO DA LUTA CONTRA GRUPOS HEGEMÔNICOS

A luta e o empenho dos diversos segmentos da comunidade feirense pela implantação de uma instituição de ensino superior no município superaram interesses contrários de oligarquias da capital que defendiam para si o privilégio e a hegemonia do conhecimento. Estas e outras abordagens foram feitas pela professora doutora Ana Maria Fontes dos Santos na noite desta terça-feira (31), durante solenidade que comemorou os 35 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Reitor José Carlos Barreto e professora Ana Maria Fontes


A palestra, realizada no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), teve como tema “Ensino público e estatal: lutas pelo ensino superior em Feira de Santana”, foco da tese de doutorado em Educação defendida em fevereiro na Ufba por Ana Maria Fontes.

Foram feitos relatos sobre a participação dos diversos segmentos da sociedade de Feira de Santana neste processo, como estudantes, intelectuais e parlamentares. O trabalho é o primeiro sobre a implantação do ensino superior em Feira de Santana construído com critérios acadêmicos.

Vice-reitor Genival Corrêa entrega certificado à palestrante


O reitor José Carlos Barreto de Santana prestou homenagem "in memoriam" a Fernando Pinto de Queiroz, professor fundador e aposentado da Uefs, na pessoa do filho Carlos Joaquim Farias de Queiroz e da esposa Marisa Queiroz, presentes na solenidade. José Carlos Barreto salientou que Fernando Pinto foi uma das principais personalidades na luta pela implantação da Uefs, “apesar deste professor nunca ter buscado reconhecimento de cunho pessoal”.

Carlos Joaquim Queiroz com o reitor José Carlos Barreto


Após a palestra e as colocações feitas por pessoas da comunidade sobre a história da Uefs, como o professor e cordelista Franklin Maxado e o diretor do Departamento de Educação Marco Barzano, os presentes assistiram apresentação artística do Quarteto Uirapuru.
Dentre os presentes na solenidade, o vice-reitor da Uefs Genival Corrêa de Souza, o representante da Associação dos Docentes, Cledson Ponce, e o do Sindicato dos Servidores, Ernatan Benevides, além de estudantes e de membros da comunidade externa, como o secretário da Educação de Feira de Santana, José Raimundo Pereira de Azevedo, e o diretor da CAR, Alberto Souza.
Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário