segunda-feira, 31 de maio de 2010

ATENÇÃO: A GLOBO ENTRA NA "GUERRA" DAS PESQUISAS


Atenção: A Globo entra na “guerra” das pesquisas
segunda-feira, 31 maio, 2010 às 19:04

A Globo Comunicação e Participação S/A, nome comercial das empresas Globo contratou, pela primeira vez nestas eleições, uma pesquisa de opinião pública, registrada hoje pelo Ibope - sob o protocolo 13642/2010 - no Tribunal Superior Eleitoral, apesar de estar sendo realizada desde o último dia 28 e ter prazo de coleta de dados até o dia 4 de junho, sexta-feira. Junto com a Globo, o Estadão aparece como contratante do levantamento.
São 2002 entrevistas, com margem de erro de mais ou menos 2%. Vamos ver o que vem por aí. Olho vivíssimo.
Por Brizola Neto

ENGETEC JR PROMOVE ENCONTRO TÉCNICO DE ENGENHARIA



A Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Engetec Jr. Uefs) promovem o 3º Encontro Técnico em Engenharia. O evento, previsto para 9 e 10 de junho, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional e aproximar o estudante das respectivas áreas de trabalho.
No primeiro dia, das 9h30 às 12h30, serão abordados assuntos relacionados à Engenharia Civil e áreas afins. Na oportunidade o engenheiro José Luiz Souza ministrará palestra sobre o tema Tecnologias Utilizadas nas Construções de Baixa Renda pela R. Carvalho, empresa da qual é gerente de Engenharia. Em seguida, o engenheiro civil Helder Carneiro, da empresa Delta Construções, fará palestra com o tema Transposição do Rio São Francisco: Tecnologia e Projeto em Engenharia. LEIA MAIS

NOTÍCIAS DE MINAS GERAIS

Na posse da nova diretoria da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o clima entre os empresários, políticos e demais presentes era de revolta e indignação com o candidato da oposição ao Planalto, José Serra (PSDB-DEM-PPS) e a cúpula paulista do tucanato.

Ninguém se conformava com a campanha movida pelos seguidores de Serra contra o ex-governador de Minas, Aécio Neves (também do PSDB) nas últimas semanas, apresentando como "impatriótica" sua decisão de não aceitar ser vice do paulista.

Como todos sabem esse título soa como infâmia nas Alterosas. Equivale a ser um lesa pátria, a praticar alta traição, já que foi lá que Tiradentes foi traído e enforcado por sonhar com um Brasil independente. Se o clima no empresariado e no meio político é esse, imagina no eleitorado mineiro que não pode nem ouvir falar num paulista na presidência da República... Além de tudo tucano e desafeto de Aécio Neves, então...

Sem contar que Minas não perdoa a forma autoritária com que Serra e o serrismo de São Paulo alijaram Aécio da disputa presidencial deste ano, enrolando-o e sem sequer considerar sua proposta de que o candidato fosse escolhido em prévias no partido. (No Blog do Zé)

DEFINIDA NOVA COMPOSIÇÃO DA CCJ DA CÂMARA



A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Feira de Santana está com uma nova composição. Foram definidos nesta segunda-feira (31) os substitutos dos vereadores Cíntia Machado e Alcione Cedraz, que renunciaram aos postos que ocupavam na CCJ, semana passada, alegando motivos pessoais.
Passam a integrar a Comissão os vereadores Roque Pereira e Otávio Joel de Araújo, conforme anunciado pelo presidente da Casa, Antônio Carlos Ataíde. Eles se juntam ao vereador David Neto, único remanescente da composição anterior. Leia mais no site da ASCOM

SECRETÁRIO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO VAI RECEBER MORADORES DA "OCUPAÇAO CHICO PINTO"


Após três horas de protesto, ocupantes serão recebidos pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano.

O trânsito da BR-324, no sentido Feira de Santana – Salvador, foi interrompido por mais de três horas, devido à manifestação promovida pelos moradores da Ocupação Chico Pinto, localizada no Bairro do Aviário, Feira de Santana, que cobravam a construção de casas populares.
O protesto começou antes da 08h nas imediações do Parque de Exposições, sendo marcada pela disposição dos ocupantes utilizaram de pneus e troncos de árvores para bloquear o fluxo de veículos, permanecendo por mais de 03 horas.
A Ocupação Chico Pinto foi iniciada no dia 07 de fevereiro de 2009, reunindo mais de 200 famílias sem-teto. As pessoas vieram de vários bairros da cidade fugindo do aluguel. No final de agosto de 2009, após muita luta e pressão popular, a prefeitura anunciou a liberação do terreno e o governo do estado se comprometeu em construir as unidades habitacionais. Entretanto até a presente data o processo não estava andando, e a última reunião marcada com representantes da SEDUR não ocorreu.
Fruto da manifestação foi marcada uma audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano às 10h do dia 01º de junho, em Salvador.
O Movimento de Luta nos Bairros (MLB) avalia que a atividade foi mais um passo na caminhada pelo direito a moradia digna, e que é necessário mantermos e reforçarmos a luta para chegarmos ao fim dessa jornada com sucesso.
Por Jader Dourado

MARCHA PARA JESUS: DEPOIS DE LÁZARO, A VEZ DE ANTONIO CIRILO. ALINE NÃO FOI CONTRATADA.


Na tarde desta quinta-feira, 3, acontece a 17ª edição da Marcha Para Jesus, saindo de frente da Igreja Batista Central, no Ponto Central, às 14 horas, e percorrendo a avenida Getúlio Vargas até o centro da cidade. Durante a marcha a presentação do cantor Antonio Cirilo (foto 1), pastor do Ministério Santa Geração, de Contagem, em Minas Gerias.

Vale frisar que no ano pasado, participando da marcha e após "dobrar os joelhos e ser abançoado" juntamente com o vice Paulo Aquino, o prefeito aplaudiu o cantor gospel Lázaro (foto2) e em seguida motivou a vibração de cerca de 40 mil evangélicos, ao anunciar a cantora Aline Barros (foto 3) "na marcha do proximo ano".





PASSAGEM DE GEDDEL PELO MIN É REFERÊNCIA PARA SUDOESTE BAIANO



Durante encontro com moradores e lideranças em Cacilândia, distrito de Itambé, no último domingo (30), o pré-candidato a governador da Bahia pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, foi lembrado por obras executadas em diversas localidades do município. Dentre os serviços, o calçamento e a reconstrução de 148 unidades habitacionais.
“Ainda assim tem que critique por eu ter feito pela Bahia. Se existe algum tipo de arrependimento é de não ter feito mais. Só Deus sabe a dificuldade do povo daqui antes da obra de calçamento. Eles pisavam em esgoto a céu aberto e moravam em casa de taipa. Vou continuar a lutar para que esse retrato não seja o espelho da nossa terra”, disse Geddel. Mais no site do PMDB,

O SHOW DE REGINALDO ROSSI E A EMOÇÃO DO FÃ PIMENTEL NO PALCO CANTANDO AO LADO DO "REI"

Texto de Eduardo Pimentel
"Com estilo próprio e repertório emocionante madrugada de domingo foi rompida pelo Rei do Brega, Reginaldo Rossi que se apresentou na casa de shows massapê, o público bastante agradável e jovem curtiu os grandes sucessos da carreira do rei como Raposa e as Uvas, Leviana, Deixa de Banca, Mon Amour, Meu Bem, Ma Femmee e Garçom e sucessos da música popular como só você, pense em mim, eu te amo, vá com Deus dentre outros sucessos internacionais dos Beatles e músicas em francês e arábe que levaram o público ao delírio. E de maneira bem humorada criticou o sistema educacional brasileiro e disse que “daqui a dez anos quem não souber falar inglês será analfabeto” e até criticou também os jovens que perdem tempo usando “porcarias de drogas”, que deveriam fazer como ele, que na juventude cheirava as mulheres ao invés de cocaína."

COLBERT DEFENDE APROVAÇÃO DE PEC DAS GUARDAS MUNICIPAIS



O deputado Colbert Martins, durante o II Seminário: "Guardas Municipais e Segurança Pública", defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que amplia as competências das guardas municipais. A proposta, que tramita na Câmara desde 2002, foi aprovada em comissão especial e ainda precisa ser votada pelo Plenário.De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.“Com a autonomia das guardas municipais aumentará a segurança de todos”, ressaltou Colbert em seu pronunciamento. O Seminário aconteceu na última quinta-feira (27), no no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados.
Por Maria José Esteves

FUNDAÇÃO HOSPITALAR ANUNCIA UM "ROSÁRIO" DE LICITAÇÕES



Seis licitações da Fundação Hospitalar
Certames licitatórios visam aquisições e contratações

A Fundação Hospitalar de Feira, responsável pelo Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e Centro Municipal de Prevenção do Câncer (CMPC), terá um mês movimentado no que se refere a licitações.
Os dois últimos certames licitatórios acontecem no dia 22 de junho. O aviso de licitação nº 020/2010 visa a contratação de empresa para prestação de serviços médicos na área de Ultra-sonografia, Mastologia, Citologia, Colposcopia e Microflora no CMDI e CMPC e está marcado para começar às 8h30. Mais sobre licitações no site da SECOM

PREFEITO DE VOLTA A CAPITAL FEDERAL

Prefeito em vários ministérios nesta terça

Busca recursos visando realização de novas obras

O prefeito Tarcízio Pimenta viaja nesta segunda-feira (31) para Brasília-DF, onde irá visitar os ministérios das Cidades, da ntegração Nacional, sa Saúde e de Ciências e Tecnologia. Ele retorna a Feira de Santa na noite desta terça-feira (1º de junho) ou na manhã de quarta-feira (2), de acordo com o cumprimento da agenda. Mais no site da SECOM

GEILSON NA GAMELEIRA DE DIVAL E OTAVIANO CAMPOS

O vereador Roque Pereira, novo líder político do distrito Governador João Durval, que já foi Ipuaçu e em tempos mais distantes conhecido como Gameleira, aproveitou a Festa do Vaqueiro e voltou a apresentar aos eleitores distritais seu candidato a Assembleia Legislativa, o radialista Carlos Geilson.
Enquanto não aprende a arte de cavalgar, muito menos galopar como faziam os matreiros Dival Machado (Arena) e Otavaino Campos (MDB), o postulante por alguns já identificado no distrito como Carlos Machado Geilson Campos, tratou de posar entre dois eqüideos, estes devidamente galopeados pelo edil e um cabo eleitoal especial.
Que São Francisco de Assis protega o candidato e todos nós...

EMOÇÃO NO ENTERRO DO RADIALISTA VANDERLITO JOSÉ

Deu no Blog de Carlos Geilson
Emoção no enterro do radialista Vanderlito José
Por Arleni Porto

Foi enterrado na manhã deste domingo (30), no cemitério Piedade, o radialista Vanderlito José. Dezenas de pessoas foram ao cemitério prestar homenagens ao radialista, querido e admirado por todos que o conheciam. Vereadores, deputados estaduais e federais, secretários municipais, profissionais da comunicação, amigos e familiares lotaram a capela do Hopital Dom Pedro de Alcântara, de onde o cortejo fúnebre saiu em direção ao cemitério. Vanderlito faleceu na noite de sexta-feira (28), no Hospital São Rafael, em Salvador, em decorrência de um câncer. Amigo de Vanderlito há 32 anos, o radialista Carlos Geílson disse que ele enfrentou a doença com otimismo e esperança, sempre acreditando em sua recuperação. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão de Feira de Santana, Valter Vieira, salientou que Vanderlito era uma pessoa de bom coração, que sempre pregou a paz e o amor. “A medicina não teve meios para preservar sua vida, mas eu farei o possível, junto com a família, para preservar sua memória”, enfatizou o deputado federal Colbert Martins. Durante o sepultamento, o repentista Adalto prestou uma homenagem ao radialista, que era reconhecido pelo seu profissionalismo e pela bela voz.

MORADORES DA "OCUPAÇÃO CHICO PINTO" FAZEM MANIFSTAÇÃO

Reprodução
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.
Basta de Enrolação!
Por Jader Dourado

Desde fevereiro de 2009 mais de 200 famílias, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupam um terreno municipal no bairro do Aviário, a Ocupação foi batizada de Chico Pinto, ex-prefeito de Feira de Santana cassado pela ditadura militar.
Após intensas lutas, passeatas, protestos e ocupação da prefeitura, conseguimos a liberação do terreno por parte da Prefeitura. Ficando acertado, durante o período de negociação, que o município cederia o terreno e o governo estadual as casas.
Entretanto, há algum tempo, as negociações com o governo estadual não se desenvolvem, sujeitando as famílias ocupantes a permanecerem em dificuldades, dadas as condições precárias de sobrevivência.
Não podemos esperar a boa vontade do governo enquanto sofremos com o sol e a chuva, boa vontade apenas não resolve os problemas.
Por isso, nesta segunda-feira (31/05/2010) a partir das 08h os moradores da Ocupação Chico Pinto irão à luta pela moradia, numa grande manifestação. Concentração no Bairro do Aviário, Rua L S/N, Feira de Santana. (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.)

CONTRATAÇÕES NAS BASES: SENADOR PRESIDENTE DO PSDB É RECORDISTA

Fábio Góis
Senadores aumentam contratações nas bases
Em tempo de eleição, senadores como Sérgio Guerra aumentam contratações para seus gabinetes estaduais

O quadro de servidores dos senadores em seus respectivos estados tem aumentado à medida que se aproxima o momento de o eleitor brasileiro ir às urnas. É o que mostram dados da própria página eletrônica do Senado – o Portal da Transparência: em janeiro, eram 729 os funcionários comissionados (sem concurso público, de livre escolha do parlamentar) a serviço dos escritórios regionais; atualmente, são 1063 (aumento de 46%) os contratados nessa situação.
De acordo com o Portal da Transparência, o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, está entre os recordistas de subordinados nas bases estaduais, com 36 contratados, seguido de Demóstenes Torres (DEM-GO) e Valdir Raupp (PMDB-RO), ambos com 34 nomeados. Já nomes como Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) dispõem de apenas duas e quatro pessoas, respectivamente. Leia em CONGRESSOEMFOCO

WAGNER FECHA CHAPA COM PINHEIRO FORMANDO COM LÍDICE DUPLA PARA O SENADO

Walter e Lídice, dobradinha agora para o senado
Aconteceu o que estava previsto. O deputado Walter Pinheiro será o candidato do PT ao senado. Durante encontro petista o deputado estadual Paulo Rangel e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano defenderam a nome de Walter, enquanto a postulação de Waldir Pires foi defendida pelo prefeito Guilherme Menezes, da Conquista e pelo deputado federal Geraldo Simões.
Assim, fica completa a chapa do Jaques Wagner, candidato a reeleição, tendo como vice Otto Alencar (PP). Nas duas vagas para o senado ficaram os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

FLUMINENSE IGNORA FATOR CAMPO E VENCE O ATLÉTICO - MG DE VIRADA



Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Embora estivesse jogando no Mineirão, o Fluminense sentiu-se em casa e venceu o Atlético-MG, de virada, por 3 a 1, neste domingo, e conquistou o primeiro triunfo como visitante no Campeonato Brasileiro. O time mineiro, que vinha de duas vitórias diante da torcida, sofreu a segunda derrota seguida na competição e ficou longe dos primeiros colocados.
O Atlético saiu na frente e abriu o placar aos 2min com Muriqui. O time mineiro caiu de rendimento ainda no primeiro tempo e passou a ser pressionado. Porém, o Fluminense só conseguiu marcar aos 16min da etapa final, com o zagueiro Gum, que empatou o jogo. Em seguida, Alan marcou o gol da virada. Nos acréscimos, Fred marcou o terceiro do time carioca. AQUI

EM JUNHO, PSDB PRIORIZA TV E PT SE DEDICA AO PMDB


Em ritmo de contagem regressiva para as convenções partidárias, o PSDB de José Serra e o PT de Dilma Rousseff entram no mês de junho fixados em objetivos distintos.

O tucanato considera essencial devolver Serra à posição de líder nas pesquisas. O petismo elegeu como prioridade a conclusão dos acertos com o PMDB.

Ou seja, o grupo de Serra volta-se primordialmente para o público externo. O de Dilma, para as costuras políticas internas.

No QG de Serra imagina-se que a ansiada “reação” virá graças à superexposição do candidato na TV.

A coisa é coordenada pelo marqueteiro Luiz Gonzalez, a serviço do PSDB. Serra já estrelou o programa partidário do DEM, na semana passada.

Em junho, vai protagonizar também os programas do PPS e do PSDB. Dez minutos cada um.

Subsidiariamente, também o PTB, última legenda a ensaiar a adesão a Serra, planeja levar o candidato à sua convenção para, depois, exibi-lo em rede nacional na TV.

Os operadores de Serra atribuem o crescimento de Dilma à vitrine que o PT abriu para ela na TV. E dão de barato que ocorrerá o mesmo com Serra. A ver.

Quanto ao PT, que já gastou toda a munição eletrônica de que dispunha na fase de pré-campanha, a prioridade passou a ser o acerto com o PMDB.

Meio caminho já foi trilhado com a quebra das resistências à presença de Michel Temer na chapa de Dilma. Há, porém, detalhes por acertar.

A maior encrenca continua sendo Minas Gerais. O apoio do PT à candidatura de Hélio Costa é apresentada pelo PMDB como pré-condição para o acerto nacional.

Embora já tenha se rendido à lógica do palanque único, Fernando Pimentel, do PT, ainda não abriu mão de encabeçar a coligação mineira.

A arenga persiste a despeito de PMDB e PT terem fixado o próximo final de semana como prazo limite para a obtenção do acordo mineiro.

O PT tomou uma precaução. Agendou para 11 de junho, véspera da convenção do PMDB, uma reunião de seu diretório nacional.

Nesse encontro, o partido de Lula fará o que tiver de ser feito para assegurar que, no dia 12, o PMDB aprove, em termos finais, o apoio a Dilma.

No limite, informam dirigentes petistas, o PT federal ordenará que seus diretórios estaduais, sobretudo o de Minas, se submetam à lógica nacional.

O PSDB também tem uma aresta interna a resolver. Envolve a escolha do vice de Serra. Passa por entendimentos com o DEM, que se julga dono da vaga.

Nos próximos dias, tucanos e ‘demos’ tratarão do tema em conversas reservadas. Mas já não atribuem à matéria tanta urgência. Erro.

Do ponto de vista legal, não há óbice para que Serra saia da convenção tucana, marcada para 12 de junho, sem um vice.

Nada impede que a definição seja empurrada para a convenção do DEM, que ocorrerá em 28 de junho. Porém...

Porém, diferentemente do que imaginam os sócios majoritários da candidatura Serra, a ausência do vice continuará frequentando o noticiário como um problema.
Escrito por Josias de Souza às 23h34

O SONHO DA OPOSIÇÃO



Deu na Folha de S. Paulo
Assombração
De Renata Lo Prete:
Em Ricardo Noblat

Por mais enfáticas que sejam as negativas públicas e privadas de Aécio Neves, o Planalto e o PT ainda não se tranquilizaram de todo. O medo de que o ex-governador de Minas venha a aceitar ser vice na chapa de Serra é real -e supera qualquer outro.

DAS PESQUISAS ELEITORAIS



Trava-se, em nível nacional, por estudiosos - estatísticos, sociólogos, politicólogos, cientistas politicos, um grande debate sobre as pesquisas eleitorais, os instrumentos técnicos que possam garantir maior fidelidade nos resultados etc. e na Câmara dos Deputados já há propostas para tornar os procedimentos mais rigorosos.

Sobre o assunto, um analista desta terra de Chico Pinto lembra estudo feito por pesquisadores concluindo que, ao nível mundial, 87% dos candidatos a cargos eletivos executivo que sairam na frente, na corrida eleitoral, perderam eleição e que no Brasil, o índice e de 83%.

Esse dado, segundo ainda o analista, lembra e confirma um adágio popular sertanejo sobre outra disputa:

"cavalo que sai na frente não ganha corrida".

REVELAÇÃO DE 15 ANOS VENCE O 3º FESTIVAL DE SANFONEIROS

Foto: Everaldo Goes - Ascom/Uefs
Um jovem artista de 15 anos de idade foi o vencedor do 3º Festival de Sanfoneiros. Trata-se de Elton Machado Mascarenhas, o já conhecido Machadinho, do município de Rafael Jambeiro, BA. O evento foi realizado na noite de sexta-feira (28), no palco do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), que ficou pequeno para o público que prestigiou uma das mais fortes expressões da cultura de raiz nordestina: o forró ao som da sanfona.
Machadinho foi reconhecido tanto pelo jurado oficial, que teve dentre os membros o consagrado compositor Capinam, como no júri popular, praticado pela primeira vez no festival. O 3º Festival de Sanfoneiros premiou, ainda, Igor Araújo, de Serra Talhadas, PE, que fez o público vibrar ao entoar o Hino Nacional, e o representante de Salvador, Tadeu do Acordeon. Mais no site da UEFS

domingo, 30 de maio de 2010

COMUNIDADE GANHA MAIS TRÊS AMBULÂNCIAS


Elas serviam ao Samu e vão atender as policlínicas
A Secretaria Municipal da Saúde recuperou totalmente e entrega, nesta segunda-feira, à comunidade três das cinco ambulâncias que foram descartadas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Elas estão em plenas condições de servir aos pacientes das policlínicas.
O Governo Municipal está empregando cerca de R$ 75 mil na recuperação dos cinco veículos. Essas ambulâncias seriam devolvidas ao Governo Federal, pois são consideradas inapropriadas para continuar servindo ao Samu, em razão do tempo de uso e das características do serviço de urgência.
As três ambulâncias serão entregues em ato simbólico, no início da manhã desta segunda-feira, na frente do Paço Municipal Maria Quitéria, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

ELE VOLTOU!



A gente falou aqui, e não deu outra. O Serra de sempre está de volta! Tirou o “modelito” lulista que seu marqueteiro Luiz Gonzalez tinha preparado, que estava produzindo pérolas inesquecíveis de cinismo, como aquela de dizer que Lula estava “acima do bem e do mal” e partiu para o velho e furibundo discurso direitista, na versão “sem fantasia”. Leia BRIZOLA NETO

INTENSIFICADO COMBATE AO TRANSPORTE CLANDESTINO



113 carros e 74 motos apreendidos no pátio da SMTT
Somente nesta semana, entre domingo (23) e sexta-feira (28), a apreensão de 85 veículos no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Foram 43 automóveis e 42 motocicletas que faziam o transporte clandestino de passageiros na cidade. AQUI

PRÉ-CAMPANHA ANTECIPA ESTRUTURA DOS CANDIDATOS PARA DISPUTAR PRESIDÊNCIA


PV, de Marina Silva, estima gastar R$ 10 milhões até a convenção.Serra já tem marqueteiro contratado; Dilma recebe salário e tem escritório.

Iara Lemos e Maria Angélica Oliveira Do G1, em Brasília e em São Paulo
A duas semanas do início das convenções partidárias que vão oficializar os candidatos à Presidência da República, os três principais pré-candidatos – Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – já contam com estruturas organizadas para a disputa.
Jatinhos, escritórios, equipes de comunicação, marqueteiros, assessores e até pagamento de salários fazem parte da rotina dos núcleos de pré-campanha desde a indicação dos pré-candidatos pelas legendas. Leia no G1 AQUI

MAURO CARRARA : O DESESPERO DOS PAULISTANOS


Mauro Carrara*, no Arlesophia

Você também não agüenta mais viver em São Paulo? Não vê retorno nos altíssimos impostos pagos ao Governo do Estado e à Prefeitura?
Você já se cansou de passar horas e horas no trânsito? Já não suporta ver semáforos quebrados ou desregulados? Já se indigna com a indústria de multas?
Já precisa tapar o nariz para andar pelas ruas lotadas de lixo?
Já teme perder seu carro numa enchente relâmpago?
Já se apavora ao saber que a cidade praticamente não tem mais polícia, e que são suas orações que protegem seus familiares nos trajetos urbanos?
Já se questiona se o suor do trabalho não é suficiente para lhe garantir um mínimo de eficiência nos serviços públicos?
Já se pergunta por que a imprensa nunca lhe dá respostas?
Já nota que o jornal e o portal de Internet nunca lhe fornecem a explicação que você procura?
Talvez, então, você esteja no grupo dos 57% de paulistanos que deixariam a capital caso pudessem, conforme apurou o Ibope.
Talvez, esteja no time dos 87% que consideram São Paulo um lugar completamente inseguro para se viver.
Mas, afinal, como chegamos a esta situação caótica na maior cidade do Brasil?
Analisaremos questões específicas (enchentes, trânsito, segurança, entre outras) do processo de degradação da qualidade de vida em São Paulo.
Porém, comecemos pelo geral.

Leia aqui no BLOG DO AZENHA

GEDDEL CONSTATA QUE MEDO TOMA CONTA DO INTERIOR

Ao visitar neste sábado (29), as cidades de Ilhéus e Itapetinga, para encontros com lideranças políticas dessas regiões, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, constatou que não apenas na Capital, mas também no interior do Estado, aumentou ainda mais o sentimento de insegurança, o medo dos baianos diante da incapacidade do atual Governo em dar respostas à criminalidade e violência. Ele considerou que o assassinato do delegado Cleyton Leão expôs ainda mais o caos na segurança pública e, diante da falta de atitude do governador Jaques Wagner, os baianos já não mais acreditam numa reação do Estado.
“A violência na Bahia fugiu ao controle do Estado e hoje não está apenas nos grandes centros, mas se espalha por todas as acidades. É absolutamente inacreditável, inaceitável que um governador, numa entrevista a um repórter de TV, simplesmente admita não saber o que fazer e, pior, afirmar que se soubesse como resolver a violência ficaria milionário”, disse o pré-candidato do PMDB. Leia mais no site do PMDB

HOJE É DOMINGO. TEM VIAGEM NO TEMPO - IV


CÂMARA - Mantendo a tradição (não é obrigatória a preseça do alcaide) , em 1979 o prefeito Colbert Martins foi a Câmara de Vereadores para a leitura da mensagem anual. Rompido com o executivo por conta das eleições proporcionais do ano anterior, o vereador Antonio Carlos Coelho, então presidente da câmara depois de convidar o prefeito, chamou apenas a professora Christália Peixoto, chefe de gabinete, para no plenário representar todo o secretariado, nesse caso contrariando a tradição da casa.
Na foto, o prefeitio, o presidente, o vereador membro da mesa José Pinto, o vereador Aloisio Lima entre a mesa diretiva e mais a chefe de gabinete sendo conduzido à mesa pelo vereador Roberto Pitombo.

HOJE É DOMINGO. TEM POESIA - IV


COMPOSIÇÃO PARA FLAUTA
Cleberton Santos

Não me peçam outro poema
feito de mitos e saudades.

Não conheço o motivo dos mistérios.

Faço versos com retalhos de vida
e fios de cabelos que apascento nos dedos


* Dedicada ao escritor Aleilton Fonseca...

HOJE É DOMINGO. TEM VIAGEM NO TEMPO - III


CLUBE - A revista sobre os 40 anos do Rotary Clube Feira-Leste (abaixo), editada pelo jornalista Dimas Oliveira, além de lembrar fatos marcantes na vida do clube, como a criação do concurso "Comerciário Padrão", exibe uma rica ilustração com destaque para fotos do passado, como esta acima que este blog reedita. Nela o saudoso ex-prefeito eleito Newton Falcão (1971/72), um homem importante na vida feirense, goleiro e presidente do Conselho Deliberativo do Fluminense "bravo touro pioneiro", fundador ao lado de Antonio Matos e Iderval Alves, do Feira Tenis Clube de tantas outras instituições. Newton (em pé a esquerda), também rotariano que presidiu o Rotary Clube Feira de Santana, o primeiro da cidade, aparece recebendo homenagem do Rotary Feira -Leste.

HOJE É DOMINGO. TEM POESIA - III


NUDEZ
Roberval Pereyr


Não quero ser simples.
Um flor não é simples:
é uma flor. E não cede.


*Um dos fundadores da revista de poesia Hera (Feira, 1973).

HOJE É DOMINGO. TEM VIAGEM NO TEMPO - II



TENIS - No passado sempre aguerrido em todas as modalidades esportivas, tendo sido inclusive o criador do Jogos Abertas do Interior, nos campos, quadras, pistas e piscinas do Feira Tênis Clube, ou o "Aristocrático”, como se dizia antigamente, surgiram equipes inesquecíveis defendidas com muita garra e muita fibra por seus associdados. Eis aqui uma delas sendo que alguns atletas não foram identificados. Em pé da esquerda para a direita: Isaac (pai de João Banha), Salomão, Nelsinho, Dilermando, Periperi e Evandro Sampaio Oliveira (ex-diretor da Ciretran). Agachado, o camisa 8, mais Armando (Pintão), Itamar, Oyama e Raimundo Oliveira.

HOJE É DOMINGO. TEM POESIA - II


O FIO DE ARIADNE
Anne Cerqueira


Sou meu próprio abismo,
o avesso. Desço lentamente,
braços dados comigo mesmo.
É de espelho a outra face
e esquecidos os sonhos pascem
a esmo...


*Do livro Cultura e Artes Plásticas de Gil Mário...

HOJE É DOMINGO. TEM VIAGEM NO TEMPO - I


EUTERPE - Desde que passou a funcionar na sua sede própria - Rua Direita, no começo dos anos 50, a Euterpe deixou ser apenas a filarmônica executando dobrados em suas retretas para se transformar também no clube das grandes festas dançantes, espaço para a exibição de artistas nacionais e internacionais e a realização de inúmeros eventos, entre eles inesqueciveis concursos. A foto dos anos 70, mostra no palco, o radialista Lucilio Bastos representando a imprensa, o secretário chfe de gabinete Clovis Ramos Lima pelo poder executivo e o vereador Antonio Carlos Daltro Coelho em nome do legislativo feirense, anunciando o resultado de mais um concurso. Como não podeira deixar de ser, todos usando a moderna calça "boca de sino".

HOJE É DOMINGO. TEM POESIA - I


SOLICITUDE
Georgina Erismann

Na tarde cinza que vai morrendo...
Uma onda de saudade,
de repente, me invade.
E o pensamento, prendendo-se à distancia,
forma um inquérito emotivo:

"Que será feito dos meus pobres,
dos probrezinhos com que eu dividia
o pão da minha alegria?
Qu será feito do meu gato Baiano,
sem ouvir mais o meu piano?
E da nossa constante lavadeira,
Misto de mármore e de carvão?
Estará florida minha cajazeira,
e os pássaros que nela saltitavam,
ainda aí cantarão?
Estará viçosa a hera da parede,
E que fim levaria minha rede?"


Quanta lembrança tenho,
de tudo que foi meu...
Como a gente quer bem,
à Terra onde nasceu!
* Do livro Georgina Erismann, de Carlos Alberto Almeida Mello

MARINA CRITICA SERRA PELO QUE ELE DISSE SOBRE A BOLÍVIA

Foto: Michel Filho / Agência O Globo Sílvia Amorim, de O Globo:
A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou neste sábado , em Campinas, as declarações do adversário José Serra (PSDB) sobre o combate ao narcotráfico na Bolívia.
Para ela, não se pode fazer generalizações neste caso. Nos últimos dois dias, Serra acusou o governo boliviano de ser cúmplice do narcotráfico e de fazer "corpo mole" para resolver o problema.
- Não é assim que se trata um país irmão. Acho que a gente tem que ter muito cuidado na relação com os países e, sobretudo, com nossos vizinhos para não fazermos generalizações. Os problemas que são enfrentados em relação ao narcotráfico na Bolívia talvez não sejam diferentes dos de outros países e até mesmo daqui - declarou.
Marina citou um caso típico brasileiro, que, na visão dela, também não deve ser tratado de forma genérica, sob o riso de se cometer injustiças.
- Imagine se a gente fosse generalizar a violência que acontece nas favelas, como se isso fosse com a conivência do governo - afirmou.
Segundo ela, não se pode atribuir a entrada de drogas da Bolívia no Brasil exclusivamente a uma omissão do governo vizinho.
- Sabemos que temos graves problemas na fronteira com o Acre com o tráfico de drogas, mas longe de mim em querer atribuir isso a uma ação deliberada do governo. O povo boliviano não merece esse tipo de generalização - disse.

O DISCURSO DA OPOSIÇÃO

no Correio Braziliense
O Discurso da oposição
De Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi:

O tamanho da aprovação popular do governo Lula é impressionante, pelo que conhecemos em nossa curta história como democracia moderna. Pode ser que em outros países, como alguns de nossos vizinhos, números iguais aos seus não causem tanta impressão. Aqui, no entanto, deixam todos boquiabertos.

Eles não chamam atenção apenas pela magnitude, mas, também, pela permanência em níveis elevados. A rigor, eles não param de crescer desde quando Lula enfrentou seu inferno no segundo semestre de 2005, nas profundezas do mensalão. Subiram durante o processo eleitoral de 2006, o que foi considerado natural, pois decorria da superexposição trazida pela campanha, mas não cederam em 2007, mesmo sem a mídia excepcional.

Do começo de 2008 em diante, o que era bom, melhorou e a popularidade do governo entrou em rota ascendente. Nela, prossegue atualmente. Ao contrário de seus antecessores, que terminaram pior (ou muito pior) do que quando começaram, parece que Lula vai continuar subindo até sua despedida em dezembro.

Esses altos níveis de aprovação tornaram-se o mais importante elemento do jogo político brasileiro e produziram efeitos em todos os lados. Dentro da coalizão governista, acentuaram a característica centrípeta de nosso sistema político, aumentando a concentração do poder no seu núcleo. A candidatura Dilma é a manifestação mais visível desse fenômeno.

Nas relações internacionais, funcionaram como um endosso da liderança pessoal do presidente, fazendo com que fosse percebido, mundo afora, como uma unanimidade nacional. Seus interlocutores externos passaram a se relacionar com ele a partir dessa premissa.

Mas foi nas oposições que os efeitos da manutenção da popularidade do governo em patamares tão altos foram mais profundos. Ela desnorteou os adversários, deixando-os sem discurso e sem capacidade de reação. Como ser contra um presidente que três, em cada quatro pessoas, consideram ótimo ou bom? Como fazer oposição a alguém aprovado por 85% dos eleitores?

Com exceção de algumas lideranças (mais corajosas ou mais inconsequentes, conforme o ponto de vista), as bases dos partidos de oposição - seus líderes locais, vereadores e, especialmente, prefeitos – bem como muitos deputados e até alguns senadores, preferiram não se desgastar com seus eleitores, evitando polêmicas e embates com o presidente. Com isso, só reforçaram a tendência ascendente de sua aprovação.

Neste momento, quando entramos na reta final do processo sucessório, os impasses vividos pela oposição nos últimos anos estão se tornando mais agudos. Se foi difícil opor-se ao governo, como convencer os eleitores de que é preciso mudar? Se a grande maioria de seus parlamentares, prefeitos, governadores, fez questão de não radicalizar em um discurso oposicionista ao longo de todo o segundo mandato de Lula, seria agora que o assumiria?

Veja-se o caso de Serra. Nos quatro anos em que conviveu com Lula como governador de São Paulo, sempre se apresentou como parceiro do governo federal, com desavenças apenas pontuais. Houve, até, quem dissesse que Lula ficaria tranquilo se fosse ele o vencedor este ano, tão boas eram suas relações e tão profundos seus laços de amizade. Quem quis se iludir chegou a pensar que, para Lula, perder para Serra não era perder.

E o que vai acontecer na campanha este ano? Salvo o ex-governador, obrigado a desempenhar o indesejável papel de adversário de Lula, a maioria dos candidatos dos partidos de oposição vai querer tudo, menos arriscar-se à derrota, confrontando os sentimentos dos eleitores. Aqui ou ali, quem concorre ao Legislativo talvez fale claramente que é contra Lula e o que ele representa. Mas não esperemos o mesmo dos candidatos a cargos majoritários, aos governos estaduais e ao Senado. Quem precisa de maiorias não vai se indispor com elas.



Enquanto aumentam as pressões, vindas dos núcleos de oposição ao governo na sociedade e na mídia, para que Serra diga, sem rodeios, o que pensa, ele reluta. Tem consciência de que, fazendo isso, suas chances na eleição, que já são pequenas, podem desaparecer.
Siga

sábado, 29 de maio de 2010

DEM INCOERENTE NA RESPOSTA A ACUSAÇÕES

Rodrigo Maia exagera em contradições quando se defende...

Coerência nunca foi o forte dos Maias cariocas, o presidente nacional do ex-PFL, agora DEMOCRATAS, deputado Rodrigo Maia (RJ) e, principalmente de César Maia (DEM), ex-prefeito do Rio e uma das principais lideranças do partido. Agora candidato a senador pela aliança PV-PSDB-DEM-PPS, César, aliás, faz até marketing do contradiório, da polêmica, de seu ex-blog e dos factóides que cria ou analisa.

Mas, francamente, na nota oficial do DEM na qual se defende de acusações de envolvimento em corrupção no governo de Brasília, Rodrigo exagera em contradições, principalmente se comparado com o comportamento de seu partido em situações semelhantes.Leia mais no Blog de Zé Dirceu AQUI