domingo, 31 de maio de 2009

CENTENÁRIO DA FOLHA DO NORTE 1909/2009 (XVI)

MAIO DE 1953

"Esportes - A. D. Bahia 1x1 Vitória da Capital

O Vitória não justificou a fama de que veio precedido. Apesar do alto preço do seu time profissional e da renovação de valores porque passou. O Bahia fez 1xo no tempo inicial, gol de Nozinho e o Vitória empatou no segundo tempo, gol de Ciro.


Os quadros
Bahia - China: Lipinho e Bueiro; Valter, Tote e Juvenal; Alegre, Alfredo, Macedo, Guri e Nozinho. Guri e Nozinho foram substituidos por Mário Porto e Dega;

Vitória - Nadinho (depois Periperi); Eduardo e Alirio; Hilton (Silvério), Nelio e Joel; Viana (Purunga), Purunga (Viana), Vivaldo, Quarentinha (Elias) e Ciro.

O juiz
A atuação do juiz no 1º tempo não foi satisfatória. No segundo tempo melhorou muito. O sr. Aires Dantas paralisou o encontro para procurar um objeto que havia caido no gramado!
Afirmavam uns que o juiz tinha perdido o apito e outros que tinha caido a sua dentadura. Parece que o juiz perdeu um anel ou uma medalha".

Está na página 4 da edição nº 2.287 do dia 9 de maio

OS POETAS DE FEIRA DE SANTANA (XXV)


BIMBO
Georgina Erismann

Veludo negro, animado
Por dois olhos cor de mel...
Travesso que nem cabrito,
Era o mascote do Hotel.*

Ligeiro, leve, macio,
Como se fosse de pano...
Mais parecia macaco,
Do que um simpls bichano.

Tanta barata engoliu,
Tanto ratinho caçou...
Que uma aranha venenosa
Barbaramentem o matou.

Hoje dorme, coitadinho,
Debaixo da mamoneira...
Cujo tronco ele trepava,
Feliz, na sua carreira.

* O Hotel, certamente uma referência a Pensão Universal dos seus pais Camilo e Leolinda Bacelar de Mello Lima, na Rua Direita, onde hoje existe o Edificio Mandacaru

TUNEL DO TEMPO DOMINICAL

NA PRIMEIRA metade dos anos sessenta - 1963, o prefeito Francisco Pinto implantou o Ginásio Municipal (foto) na Rua Prof° Geminiano Costa que ficava ao lado do antigo Albergue Noturno e mais duas salas de aula na antiga balança do Campo Gado, localizada na parte dos fundos. Deixou projetado o atual prédio ao lado do forum, iniciado e inauguado por Joselito Amorim.

MAIO DE 60: ULTIMA SEMANA

VAMOS aproveitar este ultimo domingo do mês, também o ultimo dia, para uma nostálgica viagem ao ano de 1960, revivendo alguns fatos ocorridos na Feira de Santana durante a ultima semana do mês de maio, priorizando alguns setores da cidade. Vamos começar focalizando o esporte das multidões.

VIVENDO grande fase o Fluminense aproveitou a folga na tabela e aplicou impiedosa goleada no time do Galícia, para desespero dos espanhóis aqui residentes. O jogo foi no estádio Almachio Boaventura. Uma semana antes, na mesma praça esportiva o tricolor venceu o Ipiranga pelo placar de 2x1.

MATANDO a saudade dos desportistas, especialmente torcedores do Fluminense, vale lembrar que o “Touro do Sertão” terminou a temporada com números positivos: 32 partidas (oficiais e amistosas), sendo 16 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Fez 43 gols e sofreu 27. O presidente era Jucadias que no mesmo ano também presidiu a micareta de Feira.

TAMBÉM em alta o campeonato de amadores promovido pela Liga Feirense de Desportos. Além da disputa entre os times titulares, existia no amadorismo confronto dos aspirantes do mesmo clube. Os jogadores eram assim chamados porque lutavam para chegar a condição de titulares.

OS JORNAIS da época registram que o Mecânico dirigido pelo técnico Colbert Martins (foto) conquistou na tarde de domingo, 23 de maio, o tetra campeonato feirense de futebol aspirantes do ano anterior, ao vencer o Vasco da Gama pelo placar de 2x1 tendo no comando da refrega o juiz José Santos.

DENTRO de campo os dois clubes colocaram seus principais atletas. O Mecânico escalou Geraldo, Dadá e Agenor; Reginaldo, Isaac e Val; Tote, Tonho, Duca, Branco e Molequinho. Já o Vasco da Gama utilizou Pitel, Louro e Santinho; Washington, Rodrigues e Jacob; Tonho, Walquir, Denílson, Carlito e Caverinha.

FOLGANDO na tabela do certame feirense o Flamengo fez jogo amistoso com o São Paulo que ainda não participava do campeonato da Liga Feirense. A refrega, realizada no mesmo dia, 23 de maio, aconteceu no chamado campo dos “casados” e com gols de Targino e Betinho, o rubronegro ganhou de 2x1.

ENQUANTO Mecânico, Vasco da Gama, Flamengo e São Paulo se exibiam por aqui, o Bahia Feminino comandado por Joel Magno se apresentou para os desportistas de Conceição de Feira. As meninas do Bahia enfrentaram o time de juvenis do próprio Bahia, formado basicamente por garotos estudantes.

AO FINAL da partida, para delírio do publico as meninas venceram de 4x2, tendo Joel Magno, dublê de radialista e treinador, escalado as seguintes atletas: Lurdinha, Glorinha, Zumira (que se casaria com o goleiro Mudinho) e Regina; Nicinha (Rosinha) e Selenita; Alzirinha (Maria Edilia), Miracy, Elionor, Denise e Wanda (Waldecy).

MUDANDO de assunto, lembramos que nos meios estudantis a principal noticia foi a eleição da nova diretoria do Grêmio Cultural Dival Pitombo, da Escola Normal. Entre os eleitos, Iara Cunha (foto), presidente; Zilah Porto, secretária geral; Silvio Pedra Cruz, tesoureiro; e Denise Boaventura, diretora de artes.

NA ÁREA social, a posse da nova diretoria da “25 de Março”. Ildes Meireles (presidente), Edward de Sena Assis (vice), Orlando Navarro Bahia e Claudemiro Campos (secretários), Rubem Borges Cerqueira (tesoureiro), Romário Teixeira Braga (procurador) e Luiz Carneiro e José Ferreira (oradores).

NA ÁREA de saúde, irmãos da Santa Casa de Misericórdia, pediram reunião de assembléia, porque foi contratado um médico para diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, cargo que ainda não existia. Como o provedor Augusto Matias estava em São Paulo, o pedido foi encaminhado ao vice Geraldo Leite

NA ÁREA política, o vereador Antonio Araújo (foto) indicou ao prefeito Arnold Silva a criação do Serviço de Engenharia denominado Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, com um engenheiro, um arquiteto, um auxiliar de campo, um auxiliar de escritório e um datilógrafo.

E NO MAIS, a câmara municipal aprovou moção pela passagem do aniversário do coronel Servilho Carneiro, ex-vereador, integrante da histórica primeira legislatura pós Estado Novo, eleita nas eleições gerais de 1947 e instalada no ano seguinte. Era líder político em Bom Despacho, hoje distrito de Jaguara, sua principal base leitoral no municipio.

NA SEGUNDA matade da década, em 1968, foi a vez do governador Luiz Vianna Filho, vir a Feira de Santana e no gabinete do prefeito João Durval assinar o ato d criação da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana, que funcionou no predio da antiga Escola Normal, hoje CUCA.





FEIRA DE SANTANA EM POSTAIS

A propósito aqui a inauguração da Ponte Rio Branco em 1917...

Nesta quarta-fira, 18:oo horas, na Câmara de Dirigntes Lojistas, a Academia Feirense de Letras, Fundação Carlos Barbosa e a Academia de Educação de Feira de Santana estarão lançando o livro Feira d Santana em postais, do professor Raimundo Gama. Segue o texto convite:

"No início do século XX, os postais faziam a alegria de jovens moços que, sem a existência de revista e publicações sensuais e eróticas e não podendo frequentar as casas naturnas, nem ter a liberdade e o acesso às formas femininas - como hoje em dia - admiravam-nas e dleitavam-se em comentários maliciosos a cada cartão - postal colecionado.

Em uma verdadeira febre, o colecionismo cartofílico. E não apenas artistas e belas celebridas se utilizavam deste recurso. Outros menos atraentes, mas, tão ou mais célebres quantos aproveitaram o poder d comunicação do cartão - postal para "vencer" suas idéias e ideais que personificavam. Listem-se neste grupo numerosos políticos, atletas, músicos, escritores, aventureiros, exploradores, militares e masmo os próprios fotógrafos"
... e uma vista panorâmica antes de ser destruida pelo tempo

sábado, 30 de maio de 2009

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

Deu no Blog do jornalista Carlos Lima
Jornal Feira Hoje




"Anaci Paim mesmo com problemas nas contas de sua pasta no governo Paulo Souto foi à Câmara. O Secretário Maurício Carvalho (foto) não pode ir?
Deve ser um problemão! "

FEIRA ONTEM EM MAIO

"Feira Ontem", sempre aos sábados, é publicada também na Tribuna Feirense
1937 - Atualmente em reforma, há muito tempo aliás, a inauguração do prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, nesta cidade, aconteceu há mais de sete décadas, em 1937, conforme atesta a foto acima, dos arquivos da própria EBCT e que integra o álbum "Memória Fotográfica de Feira de Santana", de 1994.
- No aludido álbum a foto aparece na págna 4...

MEDICO DOS PULMÕES
1952 – “Assistente do Inst. Brasileiro para Inv. da Tuberculose, ex- Estagiário da Cat.de Tisiologia da Univ. de B. Aires. Tratamento especializado das doenças dos pulmões. Consultório - Cons. Franco 81. Residência - Mal. Deodoro, 174”
- Comercial do “Dr. Augusto P. A. Freitas”, no jornal “Vanguarda”...

ANTIGA RUA DO MEIO
1957 – “Até quando as famílias ficarão privadas de transitarem pela Rua Sales Barbosa, no trecho conhecido como Rua do Meio? São 60 casas comerciais, inclusive lojas, mas não há respeito. Num certo bar e cabaré que funciona dia de feira, impera a desordem e o bacanal, com muitas mulheres embriagadas”.
- Está na página 2 do jornal “A Gazeta” do dia 16...

NA “FESTA DO LIMÃO”
1958 – Deu em “A Gazeta” do dia 24: “Finalmente no dia 31
deste realizar-se-á a grandiosa Festa do Limão, organizada pelos professorando do Colégio Santanópolis, no Feira Tênis Clube. Não percam, terão uma grande surpresa”.
- Reserva de mesas na Loja Estrela e Armazéns Gerais S/A...

ESTREANDO O CAMPUS
1976 – “Os alunos remanescentes da ex-Faculdade de Educação, cursos de Letras, Estudos Sociais e Ciências, passam a partir de hoje, a assistir aulas na UEFS. Serão assim os primeiros a usarem as dependências do campus universitário”.
- Jornal “Feira Hoje”, edição 628 de terça-feira, 25...



DA CRONICA SOCIAL
1981 – “Já falei aqui e volta a repetir que a cidade está infestada de ‘notas frias’ ou os chamados ‘barões falsos’. Já se constitui um perigo se receber dinheiro, dado ao grande número de notas falsas”.
- “Acontece”, de Antonio José no jornal “Feira Hoje” de terça-feira, 26...

OS GUARDAS E O LEITE
1985 – Funcionários da Sucam que trabalham com o BHC sugerem o fornecimento diário de leite. Chefe do distrito, Rodopiano Azevedo Neto discorda: “O leite não tem esse poder desintoxicador. Vai apenas engordar os guardas”.
- Da matéria “A Odisséia dos Guardas”, na Revista Panorama, dia 20...

MORREU, NÃO MORREU.
1995 – Eunice dos Santos, 34 anos, internada no Hospital Cleriston Andrade e tida como morta foi enrolada num lençol e amarrada para ser levada ao necrotério do DPT. Entrevistada desabafou: “Acordei antes da tragédia”.
- Deu na edição n° 6.442 do jornal “Feira Hoje” de quarta-feira, 10...

O ETERNO GOVERNISTA
1997 - Na segunda-feira, 26, horário da liderança, Mauricio Carvalho citou as realizações do prefeito José Falcão em cinco meses, dando ênfase a aquisição de veículos “em substituição ao caríssimo preço cobrado com locação”.
- Está na edição 22 do semanário “Folha do Estado” de sábado, 31...

EVITANDO ESCÂNDALO
2000 – Chamada na primeira página: “Elogiado pela mudança do palco da festa, o secretário José Raimundo encrencou-se com uma bobagem. Alguém do seu staff prometeu um premio para rainha e princesas da Micareta e o dinheiro não saiu. O secretário teve que tirar do seu próprio bolso, após um escândalo”.
- Foi na “Tribuna Feirense” que circulou dia 20...



A BRIGA DE MENTIRA
2001 “O fotógrafo Reginaldo Pereira vai colocar piercing na orelha, como o fotógrafo João Medeiros (Tarcisio Meira) da novela “Um anjo caiu do céu”. O problema é que Pereira não é anjo. Se caiu de algum canto foi do inferno”.
... - Jânio Rego em “Crônica na Cidade” na “Folha do Estrado

TÚNEL DO TEMPO


AULA
MAIO, 1976

No jornal “Feira Hoje”, página 3: “Amanhã, às 10 horas, o governador Roberto Santos proferirá a aula inaugural da Universidade Estadual de Feira de Santana, com a solenidade de instalação dos cursos. O professor fala para estudantes e convidados no anfiteatro da 2ª Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, no ‘campus’ universitário. Logo no dia seguinte as aulas serão reiniciadas normalmente”.


- Foi na edição que circulou no domingo, 30...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CENTENÁRIO DA FOLHA DO NORTE 1909/2009 (XV)

MAIO 1953
"Telegrama recebido no último domingo trouxe-nos a notícia de haver falecido, na Capital Federal, o nosso ilustre conterrâneo dr. Hildegardo Erudilho, advogado nos auditórios de Itabuna.

O dr. Hildegardo Erudilho era irmão da exma. viuva d. Julita Erudilho Suzarte, do sr. Oscar Erudilho, tesoureiro da prefeitura municipal e do sr. Orlando Erudilho, residente na cidade de Jequié.

Viva e lúcida inteligência, era primoroso orador e exerceu cargos e funções que levou sempre pela dignidade e nobreza de carater.

Deputado e 1º secretário da Câmara Estadual, no govrno Gois Calmon, prestou então assinalados serviços ao Asilo de N. S. de Lourdes, desta cidade.

A Feira perdeu um dos seus grandes filhos com o desaparecimento do dr. Hildegarde Erudilho".

Está na primeira da edição nº 2.290 do dia 30, incluisve com a foto ao lado.

TÚNEL DO TEMPO


NOTÍCIA
MAIO, 1977

“A imprensa não está tendo acesso às notícias da câmara. O pessoal da secretaria da casa tem ordens expressas para não fornecer qualquer dado a imprensa, a respeito de projetos, indicações, moções, requerimentos. O presidente Rubem Carvalho avocou para si todas as informações e só ele pode fornecer notícias para os repórteres. Um absurdo pois ele não passa os dias inteiros na câmara para atender a reportagem”.

- Está na coluna política do jornal “Feira Hoje” de domingo, 29...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

"FEIRA, EU TE CONHEÇO", DIRIA JÂNIO REGO



Na segunda metade do século XX um prefeito da UDN, hoje seria DEM, teve a feliz idéia de levar avante a questão industrial, iniciada no começo dos anos 60.

Mas faltava recurso para aquisição de áreas e com elas estimular a opção pelo parque industrial, inclusive de empresas locais, funcionando em áreas não conforme.

A prefeitura tinha milhares de ações que outro prefeito, este do PSD, hoje seria PMDB, comprou nos anos 50, quando aderiu à campanha “O Petróleo é nosso”.

Autorizado pela câmara, o prefeito mandou seu secretário de Finanças (hoje Fazenda) vender as ações na Bolsa de Valores do Estado da Guanabara.

Foi assim que o prefeito da UDN com o dinheiro da venda das ações adquiridas por um prefeito do PSD, fez surgir chaminés às margens da Feira/Salvador, no Núcleo Piloto, ou “vitrine do Cis”, como diziam na época.

Na ultima quarta-feira, a questão industrial da Feira de Santana esteve mais uma vez na ordem do dia.

Aproveitaram o momento e fizeram uma festa udenista...

PT DE FEIRA DE SANTANA REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL


O evento servirá para apresentar o partido aos novos militantes e discutir, através de grupos setoriais, a ‘História e os Desafios do PT’ nas três esferas de Poder.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, em Feira de Santana, realiza amanhã (29/5), no Centro Social Urbano (CSU)- Cidade Nova, a partir das 19h, o encontro municipal do partido, onde será discutida com os filiados a temática ‘História e Desafios’.

Na abertura, o evento contará com a presença do presidente estadual Jonas Paulo, palestrante da noite, representantes da Direção Nacional, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de toda a militância. Em momento peculiar, o PT feirense ultrapassa a marca de mil novas filiações, reforçando a sua base política com mais de 1600 militantes.

Segundo o presidente municipal Albertino Carneiro (foto), no último dia (30/5) do encontro serão formados grupos de discussão para aprofundar o debate sobre as políticas setoriais, fundamentado a partir do documento ‘O PT e a Nova Ordem Política’, elaborado em pré-reuniões da Comissão Executiva. A tese dispõe de uma reflexão importante e necessária na manutenção de um modelo democrático partidário, essencial para o fortalecimento interno petista. “Temos novos desafios e, para isso, precisamos discutir neste encontro a conjuntura política brasileira, principalmente a da nossa cidade, e oferecer formação política aos que chegam, preparando-os ideologicamente”, explicou Carneiro.

Assessoria de Imprensa - Andrews Pedra Branca - DRT/Ba 2278
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Feira de Santana-Ba
Secretaria de Comunicação

BAIANOS ESPERAM ANÚNCIO DAS CIDADES-SEDE DA COPA 2014 NO PELOURINHO

O Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Salvador, está convidando os baianos a participar no próximo domingo (31) da concentração para aguardar a divulgação pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) das 12 cidades-sede da Copa de 2014. A concentração é em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho e vai contar com a animação dos blocos afros Olodum e Ilê Aiyê.

Os dirigentes da Fifa, reunidos na cidade de Nassau, nas Bahamas, anunciarão as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, às 15h30, horário do Brasil. O anúncio será dado após a reunião do Comitê Executivo da entidade. Das dezessete cidades brasileiras, serão escolhidas doze.

Alguns aspectos fazem de Salvador uma das principais concorrentes para ser cidade subsede da Copa 2014. Em primeiro lugar, a qualidade do projeto da nova Fonte Nova apresentado, cumprindo todas as exigências do caderno de encargos da FIFA.

Outro ponto é o fato de Salvador ser o primeiro destino turístico do Norte e Nordeste e terceiro do país, possuindo uma localização privilegiada no território brasileiro, facilmente acessível por via aérea e terrestre. Tem um povo, além de extremamente hospitaleiro, apaixonado por futebol.

A cidade conta com a uma importante rede hoteleira estruturada, com previsão de, até 2014, receber o reforço de dois novos grandes hotéis, ganhando mais 760 quartos. Hoje, Salvador dispõe de 24.898 leitos; até 2014, este número será ampliado em, pelo menos, mais 4.218 novos leitos

O estádio


O novo estádio da Fonte Nova terá suas características arquitetônicas atuais preservadas, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique de Tororó. Uma capacidade para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com instalação de arquibancadas provisórias na abertura da ferradura.

Ao todo, serão 47 camarotes com 1.330 assentos e uma área multiuso. Serão construídos, em área anexa, equipamentos de estacionamento, com capacidade para 5 mil vagas. Um dos detalhes principais do projeto é a moderna cobertura (semelhante a utilidade no estádio da cidade de Hannover/Alemanha), que usará uma estrutura leve para não prejudicar a visão do entorno do estádio.

ANUNCIADO INVESTIMENTO DE $ 5 MILHÕES EM OBRAS


No "comicio" improvisado e com a presença "constante" do "sombra", o prefeito omitiu a ação do deputado Colbert Martins para conseguir os recursos junto ao Ministério do Turismo, já à disposição na agencia local da CEF e que serão aplicados na pavimentação do acesso a Matinha.

O TEXTO DA SECOM

O prefeito Tarcízio Pimenta lançou na manhã desta quinta-feira (28), um pacote de obras de pavimentação em vias da cidade e da zona rural. Os investimentos totalizam cerca de R$ 5 milhões e foram anunciados em solenidade ocorrida no prédio da Prefeitura, situado na avenida Sampaio. Serão mais de 31 ruas beneficiadas. Totalizando 13,5 quilômetros de ruas pavimentas.
O evento foi prestigiado por secretários municipais, deputados estaduais, vereadores e centenas de pessoas de diversos bairros e distritos. Este é o primeiro pacote de obras anunciadas pelo governo Cidade Princesa.


Ao anunciar as obras, o prefeito Tarcízio Pimenta afirmou que a intervenção é fruto dos esforços do Governo Municipal e do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que foi parceiro na captação de recursos para a concretização das obras.


“Estamos fazendo o que nos é possível. O que está ao nosso alcance. São obras importantes que seguramente contribuirão para melhorar a qualidade de vida não apenas dos moradores das ruas, mas de todos os feirenses”, afirmou.


O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho também participou da solenidade e destacou os esforços que o prefeito Tarcízio Pimenta vem realizando em meio à crise financeira mundial. “Este é um governo que fala pouco e muito se faz”, disse ressaltando os esforços de Tarcízio Pimenta.


O pacote de obras irá beneficiar setenta bairros e sete distritos. Dentre as principais obras anunciadas estão a rua Olney São Paulo, que liga o Anel de Contorno ao bairro Aviário e a estrada de acesso ao distrito da Matinha e do conjunto Fraternidade que passa a ser contemplada com 100% de ruas pavimentadas.


O prefeito também anunciou as datas previstas das licitações e assinou a ordem de serviço com a empresa Paisartt Construtora Ltda, que vai recapear, com asfalto a quente, a avenida Maria Quitéria, do Mar da Tranquilidade ao Feira V, e a avenida Getúlio Vargas, no trecho entre os dois viadutos. Essas avenidas também receberão serviços de iluminação e sinalização. As obras estão previstas para ser iniciadas na próxima semana.


A RELAÇÃO DAS OBRAS


- Estrada que liga a sede do distrito de Matinha à BR-116 Norte – R$ 3 milhões
- Rua Olney São Paulo, do Anel de Contorno até o Aviário – R$ 593 mil
- 18 ruas na Expansão do Feira IX (Vias locais B, F, E G; rua Bom Jesus; Vias públicas 2,3,4,5,6,7,8,10,16,18,20,22 e 24; e Passeio 7) - R$ 566.300,00
- 5 ruas no Conjunto Liberdade, no Aviário. (Ruas Jerusalém, Cachoeira de Goiás, Estrela d’Alva, Cachoeira do Sol e 5 Estrelas) – R$ 362 mil
- 6 ruas do Conjunto Fraternidade (ruas Salmos 34, 35, 36, 37, 38 e 39) - R$ 290 mil


O OFICIO AO MINISTRO


A fim de que fosse empenhado dentro do exercício financeiro de 2008, como ocorreu, em 18 de dezembro o deputado encaminhou o ofício 72/2008 ao ministro Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, do Ministério do Turismo, informando que “o recurso extra-orçamentário no valor de três milhões de reais será destinado ao Distrito de Matinha – zona rural do Município de Feira de Santana, para a pavimentação asfáltica de 6 (seis) quilômetros do trecho que liga Matinha a BR-116 Norte, assim facilitando a exploração turística na localidade, conforme justificativa em anexo”.


A JUSTIFICATIVA DE COLBERT


“Matinha dos Pretos. Esta era a denominação do povoado de Matinha, hoje sede do distrito de Matinha.


Historiadores admitem que “Matinha dos Pretos” é uma comunidade Quilombola e ali se formou, no século XIX, um Quilombo, atraindo os afros descendentes de cor negra. Matinha, hoje, é um local de destaque em toda zona rural do Município de Feira de Santana.


A comunidade, seus costumes, suas práticas medicinais, sua cultura, têm sido objeto de dissertações de mestrados e teses de doutorado. Matinha hospeda, também, um dos grupos culturais mais importantes do Estado da Bahia, de projeção nacional, o “Quixabeira”.É, por esses e tantas outras razões, um ponto turístico potencialmente importante.


Matinha é, também, hoje, um “povoado dormitório”: centenas de pessoas que trabalham na cidade de Feira de Santana, situada a 20 quilômetros, retornam no fim do dia para o pernoite. Além disso, muitas pessoas que moram na cidade de Feira de Santana, possuem sítios e chácaras para o descanso no final de semana.O acesso à comunidade, no entanto, é difícil.


Localizada a 6 quilômetros da BR-116 Norte, a estrada vicinal que faz a ligação passa a maior parte do tempo em péssimas condições de conservação, até que máquinas do Município possam fazer algum processo de recuperação.


O povoado que é sede do distrito do mesmo nome constitui ainda, em entreposto para muitas outras comunidades, como Candeia Grossa, Olhos D’Água das Moças, Jacu, Candeal, Alecrim Miúdo, etc.


A pavimentação asfáltica do trecho que liga Matinha à BR-116 Norte além de permitir o turismo rural, diante das características da comunidade, se constituirá, também, num importante vetor de desenvolvimento para os seus moradores, permitindo novas fontes de geração de renda para melhorar a qualidade de vida daquela população”.


A FALA DE TARCIZIO


Em fevereiro, durante entrevista na Rádio Sociedade de Feira, logo depois do anuncio da pavimentação da estrada de Matinha, o prefeito Tarcizio Pimenta, livre da "constante" presença do "sombra" foi taxativo ao lembrar que a obra "tem a marca do deputado Colbert Martins...

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA


Do Boltim informativo da Secom
Meta da Saúde é vacinar mais de 50 mil crianças contra a paralisia infantil

A primeira etapa da campanha de multivacinação contra a paralisia infantil vai ser iniciada na próxima semana - será antecipada em alguns dias devido aos festejos juninos. O Dia Nacional de Vacinação está marcado para o dia 20 do próximo mês.


A antecipação, diz a chefe da Vigilância Epidemiológica do município, Janice Estrela, objetiva não coincidir com a festa junina. “Vamos intensificar o processo de imunização para possamos atingir o maior número de crianças”.

Devem tomar as duas gotinhas crianças de até cinco anos de idade. A vacina vai ser colocada à disposição em todas as unidades de saúde da rede municipal. A Secretaria de Saúde também vai montar postos móveis de imunização em pontos considerados estratégicos.

A caderneta de vacina deve ser levada pelos pais ou responsáveis pelas crianças. “O técnicos observarão se alguma vacina está atrasada e as atualizarão”, afirma Janice Estrela. “Vamos montar uma estratégia para que os objetivos de cobertura vacinal sejam atingidos”.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar mais de 50 mil crianças contra a paralisia infantil. A meta programada pelo Ministério da Saúde chega a 95% do universo de crianças com menos de cinco anos. “Vamos nos esforçar para que a meta mais uma vez seja alcançada em Feira”, comenta a chefe da Vigilância Epidemiológica.

SECRETÁRIOS DE CT&I DO NORDESTE SE REÚNEM EM SALVADOR

Secretários de Ciência e Tecnologia dos nove estados do Nordeste estarão reunidos amanhã (dia 29), no Convento do Carmo, em Salvador. A reunião do Fórum Regional do Consecti – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I vai debater os desafios de projetos para a região e o planejamento estratégico do setor.

O encontro faz parte da estratégia de apoio mútuo para o desenvolvimento dos setores coordenados pelas pastas na região e troca de experiências. Estas reuniões periódicas, promovidas pelo Consecti, são promotoras do intercâmbio de conhecimento entre os estados brasileiros.

Também participam do encontro de Salvador os secretários adjuntos da pasta em Minas Gerais e Espírito Santo e representantes da diretoria do Banco do Nordeste (BNB) e da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

ESTÁ NO BLOG DE GLAUCO WANDERLEY




"ESTUDANTES CONTRA-ATACAM: QUEM NÃO TEM DIREITO DE IR E VIR É A POPULAÇÃO


Em nova investida acerca do episódio em que foi barrada a passagem do carro do prefeito Tarcízio Pimenta há uma semana na avenida Getúlio Vargas, o DCE da UEFS lançou uma nota pública alegando que na verdade, em função da má qualidade e do alto preço do transporte público na cidade, quem está sem direito de ir e vir é a população.


Rebatendo também as acusações feitas contra os manifestantes, a nota diz que é o poder executivo quem promove "práticas violentas, anti-democráticas e anti-populares", na repressão aos protestos contra o aumento da passagem de R$ 1,85 para R$ 2,00, que entrou em vigor em abril. " Leia mais

UEFS COMEMORA 33 ANOS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO CUCA

O ensino superior começou com a Faculdade Estadual de Educação ...
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comemora no domingo(31), o seu 33º aniversário. O evento apresenta uma programaçãocultural cuidadosamente escolhida, e será aberto pelo reitor JoséCarlos Barreto, às 19 horas, no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). “Uefs: Construção Plural” é o tema da fala do professor José Jerônimo de Morais, seguindo-se apresentações regionais.

Mas o ponto alto do evento promete ser o Concerto para Canto Lírico eOrquestra de Câmara, coordenado pelas professoras Doraneide Limeira eJeane Colares, do Seminário de Música da Uefs, reunindo alunos,professores e convidados especiais da Ufba.

Entre os convidados estão o tenor lírico Sandro Machado, que desde oano passado integra o Coro do Teatro Castro Alves e o grupo Vocal de Câmara Cantus Primus, do qual é membro fundador; a soprano GiseleNino, que atua como solista em montagens de óperas e se prepara parainterpretar a La Traviata, em setembro, sob a regência do maestro PinoOnnis; e a soprano Maria Cristina Mota, bacharel em Música Sacra, graduanda em Canto Lírico e pós-graduanda em Arte e Educação. Além decantora, ela também é educadora na área de musicalização.

O concerto será iniciado com a execução do Quarteto nº 18 para cordas,de Gaetano Donizete, seguido de Mio Babino Caro de Giacomo Puccini,com a soprano Gisele Nino e a professora Rosa Eugênia ao piano. LaDonna e Móbile (Ópera Rigoleto), de Giuseppe Verdi, contará com aparticipação do tenor Sandro Machado, acompanhado ao piano pelaprofessora do seminário, Elizama Gonçalves. Quando me’n vo’ Ária daMuseta (Òpera La Boheme) de Giacomo Puccini, com a soprano MariaCristina Mota e a pianista Elizama Gonçalves, entre outras peçasmusicais, que certamente vão encantar o público.

MEMÓRIA
"O Diário Oficial da União, edição de 28 de abril, publicou, assinado pelo vice-prsidente da República, general Adalberto Preira dos Santos e pelo ministro da educação e Cultura, Ney Braga, o Decreto que autoriza o funcionamente da Universidade de Feira de Santana, com sede na Cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia. De numero 77.496 o Decreto é de 27 de abril de 1976, 155º da Independencia e 88º da Republica" - Jornal Feira Hoje, sábado, 1º de maio de 1976.
...que funcionava aqui na antiga Escola Normal Rural

AINDA JOSÉ RONALDO NO "BAHIAGORA"

Da longa entrevista que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho concedeu aos jornalistas Rafael Velame e Daniele Brito, vale a pena recordar o trecho que segue:

Bahiagora: O senhor pontuou o governo atual como bom. Mas houve um problema na educação que repercutiu em toda mídia: a falta de merenda escolar nas escolas públicas municipais. Isso já aconteceu no seu governo?
JR: Você e sua pergunta maldosa (risos). Deixa essa pergunta de fora (risos). Mas Tarcízio não tem nenhuma culpa disso.

Bahiagora: E de quem é a culpa?
JR: Deixe isso pra lá... não me bote em saia justa.

OAB PROMOVE HOJE SEMINÁRIO SOBRE A LOJ

A Ordem dos Advogados da Bahia, subseção de Feira de Santana, juntamente com a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado, promove nesta quinta-feira, 28, às 17 horas, o Seminário sobre a Lei de Organização Judiciária que está em vigor deste novembro de 2007.

Marcada para o salão de juri do Forum Filinto Bastos, o evento, que é aberto ao público, deverá tratar da aplicação e execução da lei, que prevê para Feira de Santana o funcionamento de 33 varas – o município conta com apenas 19.

Segundo o presidente da OAB Feira, Celso Pereira (foto), houve muitas alterações depois da LOJ. Umas com intuito de dar celeridade aos trabalhos judiciários e outras que vieram para ajudar e acabou prejudicando o município de Feria de Santana.

Uma delas foi a que transformou Feira de Santana em entrância intermediaria - antes era de primeira entrância e Salvador entrância especial.

TÚNEL DO TEMPO




LICOR
MAIO,
1976

“A Secretaria de Turismo já começou os preparativos para os festejos de Santo Antonio no bairro dos Capuchinhos, de 1º a 13 de junho. Conjuntos folclóricos, trio-elétricos, exibições de maculelê, capoeira e samba de roda serão as atrações já definidas pela secretaria”. Está no jornal “Feira Hoje” de sexta-feira, 28, acrescentando que “o secretário Itaracy Pedra Branca também sugeriu um festival de licor”.

- A idéia do festival foi rejeitada pelos frades do convento Santos Antonio...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

EREMITA MOTA (PP): ACABOU O CLIENTELISMO POLÍTICO NO HOSPITAL CLÉRISTON ANDRADE



O Hospital Cleriston Andrade foi um dos temas da sessão de hoje. Começou quando o vereador José Sebastião (PRTB) disse no plenário que ao visitar o hospital se sentiu num açougue e terminou com o nocaute de Eremita Mota (PP) ao afirmar que uma das mudanças positivas no hospital foi acabar com o clientelismo, no tempo de Paulo Souto.

O vereador Lulinha (DEM) presidia a sessão quando Sebastião fazia seu forte discurso. “Não vamos acabar com aquela calamidade com uma simples sessão especial”, bradou o vereador com base na Queimadinha.


Everton (Tom) Carneiro, Reinaldo (Roni) Filho, Ailton (Mô) Araujo, todos em primeiro mandato como José (Bastinho) Sebastião, mas sem a ira deste, também fizeram criticas ao HRCA.


Governista estadual, Roberto Tourinho (PSB) com a experiência de muitas legislaturas, deixou o plenário, fez ligações para a direção do hospital, retornou rápido e no estilo Vapt-Vupt convocou todo o plenário para ver “in loco” a situação do hospital.


- Pode ser amanhã, daqui oito dias. Mas é bom que seja agora, quando terminar a sessão, pois não dirão depois que a direção do hospital teve tempo para maquear. Bradou Tourinho.


Os governistas municipais, à frente o líder Justiniano França (DEM) aceitaram a proposta. Mas a governista municipal Gerusa Sampaio descartou alegando uma visita da Comissão de Saúde ao Conjunto George Américo.


Também governista municipal, Eremita Mota foi na mesma linha da colega. Em meio a sua justificativa Eremita, segundo mandato, tratou de nocautear Bastinho e todos que em apartes aprovaram suas criticas ao hospital.


DO APARTE DE EREMITA
No Informativo da Ascom


-“O Hospital Geral Clériston Andrade apresentou, na atual administração estadual, significativa melhora, especialmente no combate ao uso político da unidade".


-“Na legislatura passada, quando cumpri o meu primeiro mandato e fazia parte da bancada do então governo Paulo Souto, nunca falei mal do Clériston Andrade. O Clériston atende a muitas demandas de uma grande região”.


- “Tenho médicos amigos, que trabalham ali, e me garantem que o hospital mudou. Tenho presenciado pessoalmente a mudança”.


- “Existiam pessoas dentro do HGCA para atender a determinada pessoa com interesse político. Se usufruía de atendimentos. Se não houvesse essa possibilidade, certamente muitos não teriam sido eleitos. Se beneficiavam da miséria dos outros”.


- “Só em retirar quem fazia clientelismo político no local, já é uma significativa mudança”.

EMPRESA BAIANA DE TECNOLOGIA FIRMA ACORDO COM IBM



Foi firmado hoje um contrato de parceria entre a IBM er a empresa baiana Softwell para a comercialização mundial de um produto inovador de desenvolvimento rápido de softwares. A parceria foi firmada num evento realizado em Salvador que contou com a presença de jornalistas, representantes de diversas instituições e das empresas parceiras.


Segundo o diretor presidente da Softwell, Wellington Freire, o novo produto vai unir num único pacote a plataforma Maker, desenvolvida na Bahia, com a plataforma Rational, criada pela multinacional. Para se ter uma idéia do tamanho do negócio, a Softwell faturou com o Maker seis milhões em 2008, mas a espectativa é que até 2012 o faturamento da empresa chegue a 90 milhões de dólares, principalmente por conta da nova parceria.


Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, esta parceria comprova o potencial do setor de Tecnologia da Inoformação (TI) da Bahia. “O Governo tem fomentado o desenvolvimento deste setor por acreditar que as soluções de diversos segmentos da economia estão na tecnologia, principalmente no desenvolvimento de softwares inovadores”, disse o secretário, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade.


A construção do parque TecnoBahia, o apoio à criação de pólos de TI no interior, a implantação de uma rede de alta velocidade (Remessa) interligando diversas instituições de conhecimento, o fomento à inovação através de diversos instrumentos estaduais e uma ampla capacitação de jovens em TI também foram destacados por Ferreira.


A nova plataforma de desenvolvimento de software promete revolucionar o mercado mundial. Baseada no Maker, a plataforma vai permitir que softwares sejam produzidos até por quem não tem conhecimento de linguagens de programação. “Os softwares modernizaram o mundo, mas o desenvolvimento de softwares ainda precisava ser simplificado e modernizado, por isso criamos o Maker”, disse Freire. O representante da IBM, Roberto Argento, explicou que a multinacional possui 43 centros de desenvolvimento de softwares no mundo inteiro e o foco de atuação da empresa está em prover soluções inovadoras e inteligentes para seus clientes.


Assessoria de Comunicação

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia

CENTENÁRIO DA FOLHA DO NORTE 1909/2009 (XIV)



MAIO DE 1967


"Foram começados os ensaios da nova montagem da SCAFS, "A Revolução dos Beatos" que tem na direção o jovem Nemésio Sales. No elenco, Marcos Artur, Cézar, Neuza e Nélia Oliveira, Geraldo Lima, Gildarte Ramos (foto) , Colbert Filho, Evaldo Martins, Chico Ribeiro, Luciano Ribeiro, Luiz Artur, Luiz Pereira, Mary Barbosa, Egberto Lima, J. C. Teixeira, Hosannah Leite, Sônia Santos, Maria das Graças e outros. Figurino e Cenário d Zé Maria e Margarida Ribeiro


MEMÓRIA

Nota extraida da coluna "Teatro - Jô Informa", na página 5 da edição 3.029 do dia 6...

EM ENTREVISTA AO "BAHIAGORA" RONALDO COBRA DO ESTADO O QUE NÃO FEZ COMO PREFEITO


Na longa entrevista que José Ronaldo - o “coronel de pijama” como definiu o jornalista Janio Rego, concedeu ao Bahia Agora, o ex-prefeito não poupou o governador Jaques Wagner.


Exibindo mais raiva do que oposição chegou ao ponto de criticar o governador alegando falta de edificações escolares no Estado.


Foi exatamente o que aconteceu com o ex-prefeito que nos seus seguidos dois mandatos - oito anos, não construiu uma escola por ano em Feira de Santana, mesmo incluindo uma conveniada Leia mais

TÚNEL DO TEMPO


SALÁRIOS
MAIO, 1977


O prefeito Colbert Martins enviou a câmara o projeto de lei propondo o reajuste dos salários dos secretários e demais ocupantes de cargos de confiança na administração municipal. De acordo com a tabela anexada foram estes os valores: secretário, cr$ 8.500; CC/2, Cr& 4.000; CC/3, Cr$ 3.000; CC/4, Cr$ 2.200; CC/5, Cr$ 1.500 e CC/6, Cr$ 1.000. O mesmo projeto propõe que as FG – Funções Gratificadas também fossem reajustadas.


- Foi um dos destaques do jornal “Feira Hoje” de sexta-feira, 27...

terça-feira, 26 de maio de 2009

DEU NO BLOG TRIBUNA DA IMPRENSA - JORNALISTA HÉLIO FERNANDES

monopólio do petróleo
De Jorge Rubem Folena de Oliveira para Helio Fernandes:


Agradeço, de todo coração, a publicação do artigo "O monopólio do petróleo" e de seu comentário, na Tribuna da Imprensa de hoje.Espero que possamos ter colaborado com o debate sobre tema relavante para o Brasil, ainda mais neste momento de instalação de uma negativa CPI contra a Petrobras.

Comentário de Helio Fernandes:

O artigo é muito bom e foge da rotina. Pois traz ao debate a questão da constitucionalidade e da inconstitucionalidade das emendas sobre a Petrobras.
São centenas de mensagens sobre a CPI, CONTRA e A FAVOR. amanhã responderei algumas. Muita gente defende a CPI, outros combatem. É isso que me agrada, o fato das pessoas tromarem posição, combaterem por aquilo no qual acreditam.

Minha convicção não mudou: sou contra a CPI, mas mantenho a importancia da investigação. Alguns cidadãos lembram que já denunciei muitos presidentes da Petrobras (e da BR e da Transpetro, não esqueçam) que enriqueceram fabulosamente.

O proprio "presidente" Geisel deixou "herança" de 20 milhões de dolares, supresa. Só eu publiquei isso, embora não fosse o unico a saber. O jornalista Elio Gaspari soube antes, mas tinha que proteger afonte.

Podem escrever à vontade, defendam com clareza as coisas nas quais acreditam, não censuro ninguem, mesmo que discordem do reporter.

Defendo uma Petrobras LIMPA e SEM ROUBO.

Mas 60 por cento dos que passarampor cargos importantes na empresa, eriqueceram. E não apenas no passado.

Só que é dificil acreditar em Jereissati e no PSDB.
Postado por Helio Fernandes


BOLSA FAMILIA: CERCA DE 150 MIL FAMILIAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL


Texto da Secom
Saúde atinge índice do Bolsa Família
Secretaria faz acompanhamento de crianças beneficiadas

O índice de acompanhamento de crianças beneficiadas pelo programa Bolsa Família, por parte da Secretaria da Saúde de Feira de Santana, para o primeiro semestre, já foi atingido neste mês. Está três pontos percentuais acima do que pactuado com o Ministério de Desenvolvimento Social.

Até maio, a quantidade de visitas aos domicílios cujas famílias recebem o benefício chegou a 101.994, que corresponde a 63% do universo destes núcleos cadastrados no município. O índice pactuado com o governo federal para o período foi 60%.

Os números projetam que se o ritmo de visitas for mantido, o semestre vai terminar com mais de 120 mil famílias visitadas - com este objetivo - pelos agentes de saúde. Quase 150 mil famílias no município são atendidas pelo programa mantido pelo governo federal.

São observados o cartão de vacinação das crianças menores de sete anos - que deve estar completo, o crescimento e o desenvolvimento delas e o pré-natal de gestantes.

As famílias beneficiadas são acompanhadas pela Secretaria da Educação - que verifica a freqüência escolar -, bem como pela Secretaria de Desenvolvimento Social.