quarta-feira, 1 de abril de 2009

AS SESSÕES DA CÂMARA NA SECRETARIA DE SAUDE. OUTRA VEZ










A fim de realizar melhorias na sua sede própria o plenário da Câmara Municipal vai funcionar no auditório da Secretaria de Saúde, o mesmo local escolhido quando da última reforma. Vale frisar que naquela mesma legislatura a câmara também funcionou provisoriamente no auditório do Centro de Cultura Amélio Amorim.

Segue a informação da Ascom

“A Câmara Municipal necessitará transferir as sessões legislativas (ordinárias, extraordinárias e especiais), no período de dois meses, para outro espaço, em virtude de uma reforma que será realizada no plenário da Casa da Cidadania. A mudança temporária deverá ser feita entre os dias 6 de abril e 6 de junho.

Diante da medida, a Mesa Diretora da Câmara colocou em discussão na sessão de hoje (01) Projeto de Resolução de número 628\2009 propondo que as sessões legislativas sejam realizadas, durante os 60 dias em que o plenário vai estar em reforma, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida João Durval. A matéria foi aprovada.

A reforma a ser realizada na Câmara Municipal não apenas contemplará o plenário da Casa, mas vários outros setores. O presidente Antônio Carlos Ataíde, com base em informações técnicas, chegou à conclusão de que o prédio da Câmara, que passou por uma grande reforma há aproximadamente seis anos, está carecendo de melhorias em sua pintura e também nas redes hidráulica e elétrica.

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde tem a estrutura necessária para acomodar os trabalhos de plenário. Na ocasião da última reforma do prédio da Casa da Cidadania, por um período bem maior, as sessões aconteceram naquele espaço e não houve qualquer problema”.

MEMÓRIA




Desde o tempo dos intendentes (prefeitos) e conselheiros (vereadores) a câmara sempre funcionou no prédio do executivo. Antes de 1926 qundo o intendente Arnold Silva inaugurou a atual prefeitura, os dois poderes ocupavam o prédio em frente à Igreja Senhor dos Passos, adquirido ainda no império, por Remédios Monteiro (fotos acima).

Em 1967, no tempo do prefeito João Durval a câmara foi transferida para o prédio do antigo INPS (foto a esquerda), funcionando nos dois últimos andares. Era seu presidente o vereador Manuel da Costa Falcão, filho e irmão dos ex-prefeitos João Marinho Falcão e Newton da Costa Falcão, respectivamente.

Em 1982, atendendo reivindicação do plenário, o prefeito Colbert Martins iniciou as reformam que transformaram a Cadeia Publica na Casa da Cidadania (foto a direita). As obras foram concluídas pelo vice José Raimundo Azevedo que o substituiu e tendo como diretor da Surfeira, órgão responsável pela execução da obra, o atual deputado Colbert Martins Filho.

Antes das melhorias agora anunciadas, o ex-presidente Antonio Carlos Coelho promoveu grande reforma com recursos do próprio poder. Era prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário