Professores com comprovado vínculo empregatício em universidades ou centros de pesquisa da Bahia que queiram fazer doutorado fora do estado podem solicitar bolsas junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A iniciativa inédita foi lançada nesta segunda-feira (dia 16) e oferece um total de 20 bolsas de R$ 1,8 mil cada, mesmo valor praticado pelas agências nacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Destinado a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, o Edital de Apoio à Capacitação Docente tem como objetivo ajudar a complementar a formação de professores das instituições baianas de ensino superior. As bolsas terão duração máxima de 48 meses, tempo de conclusão do doutorado. Após esse período, o professor retorna à universidade baiana com a qual possui vínculo.
“A troca de experiência com pesquisadores de outros estados só tem a fortalecer o corpo docente das nossas instituições”, aposta a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa, lembrando que há anos a Fapesb vem estimulando o intercâmbio entre pesquisadores, seja através do Edital de Cooperação Internacional ou do Programa de Fixação de Doutores na Bahia.
Informações detalhadas sobre quem pode pedir bolsa e qual a documentação necessária para fazer a solicitação estão disponíveis no portal da Fapesb (http://www.fapesb.ba.gov.br/). O prazo para envio das propostas encerra no próximo dia 27 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário