Mídia na contramão em relação às medidas anticrise
Das manchetes das primeiras páginas aos títulos internos, passando pelos textos, a grande imprensa - Folha e Estado de S.Paulo, O Globo - estão todos na oposição ao programa habitacional lançado pelo presidente Lula para a construção de 1 milhão de casas populares.
Na Folha os títulos são "Sem prazo de entrega, governo promete 1 milhão de moradias"; "Plano é ambicioso, mas histórico expõe riscos de fracasso"; "Pacote tem reflexos na eleição de 2010"; e "Plano da União é similar ao de São Paulo". No O Globo são "Pacote de habitação é 5 vezes menor que reajuste do servidor" e "Lançamento do Plano vira palanque político".
Nem uma palavra ou título sobre os efeitos anticíclicos das medidas com relação ao emprego e ao crescimento econômico. Muito menos sobre seu papel social e urbano. Nada...
Dessa forma, Folha, Estadão e Globo não informam a realidade, não mostram que o plano é parte importante do combate à crise, sequer o associam a ela, distorcem e dão ao programa um caráter político-eleitoral.
Mesmo atenuando, reconhecendo e levando em conta o papel de fiscalização e crítica da imprensa, é demais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário