quarta-feira, 23 de setembro de 2020

DAS OITO ESPÉCIES DE JACARÉS QUE EXISTEM NO MUNDO, QUATRO VIVEM NA AMAZÔNIA

O bioma Amazônia possui a maior variedade de jacarés do mundo. Das oito espécies de jacarés existentes em todo o planeta, quatro estão na região, conforme pesquisadores. São elas: jacaré-açu, jacaretinga, jacaré-paguá e jacaré-coroa.

 Segundo pesquisadores que estudam essas populações, atualmente, as espécies não correm risco de extinção, mas sofrem ameaças com relação ao seu habitat. O descontrole da urbanização, a mineração, a atividade de usinas hidrelétricas, a poluição das águas e o aumento do desmatamento são citados como fatores de risco.


Os especialistas contaram ao G1 sobre curiosidades, população e características desses animais, predominantemente encontrados na Amazônia, que vêm perdendo, por conta da ação do homem, cada vez mais seu ambiente, sendo expostos a ameaças sobre seu modo de vida.

O pesquisador em Conservação e Manejo de Jacarés do Instituto Mamirauá, Diogo de Lima Franco, explicou ao G1 que o fato de a região ser o maior bioma brasileiro e apresentar ambientes com matas alagadas, grandes rios, florestas densas e até campos, contribui para que os animais façam da Amazônia o habitat mais comum.


 O especialista destacou que todas essas espécies sofrem algum tipo de ameaça, desde a caça tradicional à perda de habitat, mas disse que o desenvolvimento de pesquisas na área de manejo e sustentabilidade ajuda a preservar as espécies. MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário