sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

FEIRA ONTEM


Há 41 anos -  1977
Dezembro na Feira de Santana

Uma viagem a Feira de Santana na primeira quinzena e inicio da segunda do mês de dezembro, há mais de quatro décadas:

O poder executivo tinha como titular o prefeito Colbert Martins e naquele ano passou a existir a figura do vice-prefeito, sendo o cargo ocupado pelo professor José Raimundo, eleito com o prefeito no pleito de 1976.

Hélio Lanza e Galileu Lima estavam entre os juizes do poder judiciário e a presidência do poder legislativo era ocupada pelo vereador Rubem Carvalho. Vivia-se o tempo do MDB e Arena e a câmara era composta de 15 vereadores.
           
Além de Rubem Carvalho, pertenciam ao MDB Antonio Carlos Coelho, Clovis Ramos Lima, Renato Ribeiro Sá, Otaviano Campos, Nilton Belas Vieira, Gerson Gomes e Hermes Sodré, totalizando oito vereadores.

Sete vereadores, todos da Arena, completavam a composição da câmara: Alberto Oliveira, Werther Farias, Adessil Guimarães, Dival Machado, José Ferreira Pinto, Roberto Pitombo e José Carlos Mendes de Carvalho.  
   
Fortes chuvas caíram no município, com mais intensidade na zona rural. No campo e na cidade a alegria foi geral, pois a longa estiagem já fazia prever sérios prejuízos. “Chove no Município”, foi uma das manchetes do jornal Feira Hoje.

Durante a inauguração do Centro Social Urbano o vice-prefeito José Raimundo mesmo representando o município no ato foi totalmente despercebido pelas autoridades, ao ponto de não ser citado por nenhum dos oradores. Naquele momento o prefeito Colbert Martins estava em Vitória da Conquista sendo homenageado como “o prefeito do ano”.

O vereador José Ferreira Pinto aproveitou a inauguração do Centro Social Urbano e dizendo que falava em nome da bancada da Arena e dos diretórios de bairros e distritos, entregou ao governador Roberto Santos reivindicações do município. 

Reunidos no salão nobre, os membros do Conselho Deliberativo do Feira Tênis Clube elegeram o comerciante Mário Sergio Ferreira como novo presidente, substituindo o contador João Marinho Gomes Junior, cuja gestão foi marcada por grandes atrações artistas.

Ainda sobre o clube, anunciado para sábado, 15, a inauguração do campo de futebol, com um quadrangular reunindo o próprio FTC e mais os times do Cajueiro, Euterpe e Banco da Bahia. Para o mesmo dia também foi marcado o inicio do Torneio de Basquetebol no ginásio de esportes.

Filho de Macajuba, o prefeito Colbert Martins confirmou presença naquela cidade, para participar das festas por mais um ano de emancipação. Dois secretários – Luciano Vital (Saúde) e Armando Menezes (Finanças) também nascidos em Macajuba formaram na comitiva do alcaide feirense.

Figura ilustre da vida feirense faleceu em Salvador e foi sepultado nesta cidade na sexta-feira, 16, Josué Pinheiro Requião. Ativo rotariano que chegou a presidência do clube, entre os vários cargos foi diretor do Colégio Estadual e vice-diretor da Dires.

A juíza Ruth Pondé  ganhou as manchetes dos jornais ao dissolver o Conselho de Sentença que julgaria o réu Liboiner Alves, por considerar que a defesa dos advogados Herval Fonseca e Geraldo Antonio Morais era insuficiente para formar um juízo.      

Cura da Catedral, Monsenhor Renato Galvão foi empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, em presença do Monsenhor Manoel de Aquino Barbosa, presidente da entidade.

A Coordenadoria Regional de Educação, ou simplesmente CR2, passou a funcionar provisoriamente na Escola Maria Quitéria, na Praça Fróes da Motta. Tudo porque o prédio da antiga Escola João Florêncio, onde funcionava o órgão, entrou em reforma. 


Antônio Miranda, secretário de Turismo, anunciou para o dia 20 o Concurso de Vitrines com motivos natalinos, promoção conjunta da Prefeitura com a Associação Comercial e Clube de Diretores Lojistas. Na comissão, alem de Aliomar Simas, representando a secretaria, vários profissionais da imprensa.

Citado pela imprensa sulina como “sucessor de Chico Xavier”, o feirense Divaldo Franco foi o entrevistado do programa especial levado ao ar pela Televisão Aratu, canal 4, às 22 horas de quinta-feira, 15. O fato foi amplamente divulgado pela imprensa local.

Uma corrida de velocípedes reunindo centenas de crianças abriu a série de eventos da campanha “Compre 77”. Promovida pela Associação Comercial e Clube de Diretores Lojistas. A iniciativa serviu para movimentar o comercio no período de Natal e Ano Novo.

Dois artistas famosos – Tati Moreno (pinturas) e J.Arthur (esculturas) abriram na sexta-feira, 16, exposição de seus trabalhos no Museu Regional. O primeiro já era conhecido de mostras anteriores e o segundo estava expondo na Feira pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário