terça-feira, 19 de novembro de 2019

DIA DA BANDEIRA - A BANDEIRA DE FEIRA COM AS CORES DO FLUMINENSE DE FEIRA


O poder executivo municipal se inspirou no verde, vermelho e branco da Bandeira do Fluminense de Feira, para definir as cores da Bandeira de Feira de Santana.
Muito simples: O Fluminense de Feira foi fundado em 1941 adotando as mesmas cores do "pó de arroz" carioca e a Bandeira de Feira só seria instituída por lei mais de duas décadas depois, nos anos 60, quando o Fluminense já representava desde 1954 o futebol feirense no Campeonato Baiano.

A propósito
Em 1967, quando o presidente  Carlos Alberto de Andrade, da FBF,  estadualizou o Campeonato Baiano,  o Bahia de Feira, com o seu tradicional vermelho, azul e branco passou a ser o segundo representante feirense no certame.
Por pressão do Esporte Clube Bahia junto a federação de futebol, no ano seguinte o Bahia de Feira precisou trocar de nome para continuar disputando o campeonato. Assim surgiu o Feira Esporte Clube.
Sem poder usar o azul, vermelho e branco do esquadrão de aço, nem o verde, vermelho e branco que antes de ser as cores da cidade era as cores do Fluminense, o "feirinha" (era assim que a torcida do Fluminense chamava o adversário) optou pelas cores contidas no símbolo da Diocese de Feira:
Vermelho e amarelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário