quinta-feira, 31 de outubro de 2019

NO TEMPO DO RADIALISTA EDIVAL SOUZA


Tempos idos
A cidade e os buracos

No tempo das entrevistas geralmente gravadas e dos contatos com os ouvintes sempre pela linha interna, Edival Souza era o líder de audiência na Rádio Sociedade de Feira.
Pela manhã comandava “A cidade em preto e branco” e no início da tarde, às 13 horas, voltava para seu comentário diário.
Na segunda-feira, 9 de agosto de 1971, o “diabo louro”  concentrou seu comentário na buraqueira que tomava conta da cidade, pedindo que a Prefeitura e a Seseb, hoje Embasa, se pronunciassem  sobre o problema.
Na sequencia Edival enumerou os pontos considerados críticos e ao encerrar identificando os ouvintes que pediam providências, ressalvou irônico:
- Um ouvinte não deu o endereço, pois já não tinha certeza se os buracos estavam na rua ou se a rua é que estava nos buracos...

CAÇADO SIM, CASSADO JAMAIS


Tempos idos
A comissão processante já estava constituída e a cassação do prefeito Clailton Mascarenhas continuava produzindo notícias desencontradas.
Umas, por exemplo, informando que Ewerton Cerqueira, presidente da câmara, marcou viagem a Brasília para saber a opinião do seu líder, o senador ACM;
Outras dando conta que alguns vereadores caçavam desesperadamente o prefeito para rodadas de negociações.
Por conta dos desencontros, na  Tribuna Feirense que circulou no sábado, 4 de dezembro de 1999 o jornalista Cristovam Aguiar (foto),   opinou irônico na sua coluna “Sempre Livre”:
- É certo que o prefeito tem sido muito caçado, mas dificilmente será cassado...

PASTOR SILAS MALAFAIA MANDA EDUARDO BOLSONARO “CALAR A BOCA”


"Esse camarada não sabe que tudo que ele falar cai no colo do pai?", disse o pastor Silas Malafaia, criticando a proposta de novo AI-5 feita pelo filho de Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, líder do PSL AQUI

FALCÃO – ALIADOS E ADVERSÁRIOS


Tempos idos
Vereador mais votado do MDB nas eleições de 1966, José Falcão foi eleito prefeito em 1972 pelo partido da resistência, derrotando dois candidatos da Arena, partido que dava sustentação a ditadura e que na Bahia era comandado por ACM.
Ao não se eleger deputado federal em 1978 Falcão foi aos poucos rompendo com o MDB e em 1982 já filiado ao PDS também comandado por ACM, terminou sendo sendo outra vez candidato a prefeito e se elegendo pela segunda vez.
Durante a campanha sempre que o eleitor  questionava a aliança  com os antigos adversários, Falcão respondia lambendo os lábios:
- Na política não existem aliados eternos, nem adversários irreconciliáveis.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL PASSA A ADMINISTRAR “ESTAÇÕES DA CIDADANIA” DA FUNDAÇÃO EGBERTO COSTA


As Estações Cidadania Cultura (antigas Praças CEU) passam a ser administradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os equipamentos eram mantidos pela Fundação Egberto Costa. A medida do prefeito Colbert Martins Filho visa maximizar os serviços prestados à população.  MAIS

OS 23 MINUTOS QUE ABALARAM A REPÚBLICA


Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Eu vi, ninguém me contou.

Desta vez, não era fake news, nem vídeo postado pelo 02.

Era o próprio, falando numa live assustadora, direto de Riad, já alta madrugada na Arábia Saudita.

Às 10 da noite daqui, alertado pela minha sobrinha Renata Kotscho Velloso, fui direto ao Face do capitão para ver com meus próprios olhos.

Renatinha, que mora nos Estados Unidos, não perde uma live do capitão às quintas-feiras, mas agora era uma edição extra, como aqueles plantões da Globo. MAIS

PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE PUNIÇÃO A EDUARDO BOLSONARO POR APOLOGIA À DITADURA


"O Brasil é uma democracia. Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras", criticou Rodrigo Maia em nota. Eduardo Bolsonaro disse que se “a esquerda radicalizar”, a resposta do governo poderá ser “um novo AI-5”

“03” AMEAÇA COM “AI-5”. E MAIS FARÁ, PORQUE NINGUÉM REAGE


Por Fernando Brito

Eduardo Bolsonaro, o filho de numeral 03, diz no canal da veterana Leda Nagle que “se a esquerda radicalizar” a “resposta pode ser via um novo AI-5”.

Não é preciso comentar o que este sujeito e sua família têm na cabeça.

Mas é preciso falar sobre o que este país tem de Justiça. Ou que ainda tem.

Um deputado federal, líder de partido, presidente de uma das mais importantes comissões da Câmara, a de Relações Exteriores, ameaça abertamente com a edição de um ato autoritário, que permite ao presidente da República cassar mandatos e direitos políticos de cidadãos brasileiros e nada acontece?

Todos eles vão ser tratados com a leniência e o humor com que se trata o outro feroz rebento, seu irmão, que tumultua a vida do país com suas molecagens nazistóides?

Estamos sujeitos a que o país seja o playground macabro destes sujeitos?

Aspirantes a ditador sempre existirão, mas o que não pode haver são instituições públicas que aceitam que seus integrantes façam, uma após outra, desafios ao seu funcionamento.

O senhor Tóffoli vai esperar que seja com barras de ferro ou coronhas de fuzil em seu carro, em lugar das mãos, como ontem? Rodrigo Maia já está pronto a entregar as chaves do Congresso?

Estão todos como a Globo, fugindo ao primeiro rosnado das bestas?

FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE FEIRA DE SANTANA


Mulheres que não realizaram exames durante o Outubro Rosa, podem comparecer ao CMPC

Mesmo com o movimento Outubro Rosa chegando ao fim, tendo em vista o término do mês dedicado a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, as mulheres de Feira de Santana ainda podem realizar os exames, de forma gratuita, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer – Romilda Maltez (CMPC). Os serviços que se intensificam no mês de outubro são ofertados durante todo o ano no equipamento mantido pela Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
Durante todo o período da campanha, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho ampliou a oferta de atendimento, visando garantir a realização de exames a todos as mulheres que se dirigiram ao órgão. Somente nesta quarta-feira, 30, penúltimo dia da campanha, foram distribuídas 112 fichas no turno da manhã.  MAIS

A DONA – TÉO DÁ PISTA A YOHANA SOBRE QUEM TENTOU MATÁ-LA: “JÔ”


Policial fica surpresa quando o fotógrafo sussurra o nome da namorada.

Em A Dona do Pedaço, Yohana (Monique Alfradique) está determinada a descobrir quem tentou matar Téo (Rainer Cadete). No hospital, o fotógrafo tenta se recuperar dos graves ferimentos causados pelo ataque de Jô (Agatha Moreira). A policial bem que desconfia da garota, mas precisa juntar provas para colocar a criminosa atrás das grades.

PREFEITO DO RIO TAMBÉM PREGA CASSAÇÃO DA CONCESSÃO DA GLOBO


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, bateu duro na Rede Globo e defendeu que o governo federal casse a concessão da emissora, após o Jornal Nacional divulgar uma matéria apontando suposto envolvimento de Jair Bolsonaro no caso Marielle Franco. "A Globo passou de todos os limites. É a mãe de todas as iniquidades", disse. "Globo lixo", acrescentou.

PROMOTORA DO MP-RJ QUE DESMENTIU PORTEIRO É BOLSONARISTA


A promotora do MP- RJ, Carmen Carvalho, que desmentiu o depoimento do porteiro que citou Bolsonaro no assassinato de Marielle, é bolsonarista militante. Em várias postagens nas redes ela deixa claro seu viés ideológico e chegou ao ponto de tietar o deputado Rodrigo Amorim (PSL-RJ), que quebrou a placa de Marielle durante manifestação fascista. MAIS

BOLSONARO SE ENCONTROU COM WITZEL, TOFFOLI E ARAS ANTES DE VAZAMENTO SOBRE CASO MARIELLE


Ao saber que foi citado e que o processo sobre o caso Marielle iria para o STF, Jair Bolsonaro articulou encontros com diversas autoridades para se preparar para um eventual vazamento. Recebeu 3 dos 11 ministros da Corte - Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. As reuniões não estavam previstas na agenda divulgada pelo Planalto.  MAIS

CAPS GUTEMBERG ALMEIDA EM NOVO ENDEREÇO


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Gutemberg Almeida (Caps AD), equipamento da Prefeitura mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, está funcionando em novo endereço, localizado na rua Paris, 41, Santa Mônica.

O Caps AD funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, sem intervalo, oferecendo acolhimento no combate a dependência e uso abusivo de substâncias psicoativas, inclusive o álcool.

O consumo dessas substâncias pode trazer danos sociais e à saúde do usuário, estando também associado a violência doméstica e queda no desempenho de algumas atividades.

Para ser acompanhado pelo serviço, basta se dirigir ao local. O equipamento mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho oferece atendimento multiprofissional através de assistente social, educador físico, enfermeiro, médico psiquiatra, pedagogo e psicólogo. MAIS

A VANTAGEM DA IMPERFEIÇÃO


Em tempos em risco de nossa liberdade, é importante pensarmos em sua importância. Nascemos completos mas imperfeitos. Não possuímos nenhum órgão especializado, como a maioria dos animais. Para sobreviver, temos que trabalhar e intervir na natureza. Os mitos esclarecem esta asituação.

Os indígenas guaicuru, do Mato Grosso do Sul, perguntaram-se o porquê da imperfeição e do alto significado da liberdade. Demoraram longo tempo para chegar a uma resposta. A explicação veio pelo seguinte mito, portador de verdade. CONTINUE LENDO

LULA REPREENDE BOLSONARO: NÃO PODE SER TÃO HISTÉRICO


"Eu vi ele na televisão. Você nunca me viu num gesto histérico como ele ontem. Um presidente não pode ser assim. Um presidente tem que ter calma. Um presidente, quando ele fala, ele tá falando pro povo. Se não, não tem necessidade dele ir na televisão", disse o ex-presidente Lula, ao comentar as reações de Jair Bolsonaro às denúncias que o cercam.

DELTAN DALLAGNOL É ALVO DE NOVA AÇÃO NO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL)) apresenta mais uma vez uma ação contra o procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol. Até agora, Deltan tem sido blindado e nenhuma ação contra ele deslanchou no Conselho Nacional do MInistério Público. O senador alagoano acusa Deltan e a procuradora Thaméa Danelon de terem municiado o pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes, do STF. MAIS

HOSPITAL DA MULHER INÁCIA PINTO


Colbert foi ver “in-loco” as obras de reforma

O prefeito Colbert Martins Filho realizou uma visita de inspeção as obras de reforma do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), nesta terça-feira, 29. Ele esteve acompanhado pela presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. As intervenções resultam em investimentos da ordem de R$ 500.000,00, a partir de recursos do Município. MAIS

COMÉRCIO DE FEIRA VAI ABRIR NOS FERIADOS DE 2 E 15 DE NOVEMBRO


O comércio de Feira de Santana vai funcionar excepcionalmente, e em horários especiais, nos feriados nacionais de 2 de novembro e 15 de novembro.

A autorização por parte da Prefeitura levou em consideração o acordo firmado entre as entidades representativas dos lojistas e dos empregados.

Outro ponto levado em consideração pela administração municipal é que o período tradicionalmente é muito favorável as vendas no comércio varejista local.

As lojas comerciais localizadas no centro da cidade abrirão das 9h às 14h, as do Shopping America Outlet, das 10h às 22h e as do Boulevard Shopping, das 14h às 20h.

Nestas datas é celebrado o Dia de Finados – que cai num sábado, e a Proclamação da República, que será comemorada numa sexta-feira. (SECOM)

A DONA – CHICLETE E CAMILO SE ESTRANHAM EM ENCONTRO DAS FAMÍLIAS DE MARIA DA PAZ E VIVI


Acompanhe as cenas nos próximos capítulos da novela das 9, 'A Dona do Pedaço'

Por Gshow — Rio de Janeiro
Vivi (Paolla Oliveira) está radiante com a descoberta de que Maria da Paz (Juliana Paes) é a sua tia. Em A Dona do Pedaço, as duas planejam um encontro entre as duas famílias na casa de Beatriz (Natália do Vale). Ansiosa com esse momento, a it girl diz para Berta (Ana Lucia Torre) que Chiclete (Sergio Guizé) irá, afinal, ele é seu primo: MAIS

AI, MINHA CONCESSÃO... GLOBO RECUA E DEIXA PORTEIRO NA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL


Por Fernando Brito

A edição do Jornal Nacional de hoje é um dos mais simbólicos momentos de covardia da TV brasileira.
A Globo voltou atrás de tudo o que apontou ontem e encampou, sem questionar, a versão de que “o porteiro mentiu”, sem nenhum questionamento sobre esta versão, inclusive a da inacreditável história de que só hoje se fez a perícia dos áudios de ligações apreendidas no dia 5 de outubro.
O porteiro, até agora anônimo, vai ser processado, se aceito o pedido do procurador geral da República, Augusto Aras, com base na Lei de Segurança Nacional.
Ao dizer que o motorista do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes chegou à portaria do condomínio e disse que ia à “Casa 58”, onde morava Jair Bolsonaro, imputou ao Presidente “fato definido como crime ou fato ofensivo à [sua] reputação”.
Reputação de quem, àquela altura, nem presidente da República era.
Falta, até que se arranje um, motivo para que o porteiro criasse uma história que sabia que iria mexer com gente graudíssima e contra a qual sabia que havia a gravação de tudo o que se passara.
A história não faz sentido.
Hoje cedo, Ricardo Noblat, na Veja, escreveu que cabeças coroadas da República “concordaram que a TV Globo não levaria ao ar o que levou se não tivesse absolutamente segura da procedência das informações.”
A ameaça de cassação de sua concessão, afirmada explicitamente pelo presidente, “fez diferença”.
Afinal, o que é perder o respeito perto de perder uma rede de TV?
O império Marinho sai desmoralizado desta batalha de Itararé, que nem chegou a acontecer.
Bom para entender que, quando enfrentada, a Globo pode ser um tigre de papel.

MEGA-SENA, CONCURSO 2.203: NINGUÉM ACERTA AS SEIS DEZENAS


Prêmio vai a R$ 40 milhões

As dezenas sorteadas foram: 17 - 34 - 46 - 49 - 50 - 57. Quina teve 57 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 49.414,01.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

IMAGEM DO TEMPO

Tempos idos
Há 40 anos - 1979
Bairro Tanque da Nação

"Um novo estilo de governo".
Sentado entre técnicos e moradores
O prefeito Colbert Martins da Silva
Discute e decide obras para o Tanque da Nação
Na área conhecida como Horto
A primeira iniciada
Foi a Escola Padre Albertino Carneiro

NO TEMPO DO VELHO COLBERT


A justiça eleitoral definiu que vereadores e prefeitos eleitos em 1976 teriam o mandato prorrogado em mais dois anos.
Imediatamente  o prefeito Colbert Martins anunciou a criação de uma secretaria extraordinária para elaborar um programa de governo para os dois anos conquistados.
Durante longa reunião na chácara de Doutor Bibi, no final da Rua Moisés Couto, Colbert disse que faria  um remanejamento no primeiro escalão, sem descartar a substituição de alguns secretários.
Temendo sobrar na reforma, um dos secretários, certamente falando por outros, pediu a palavra.
- Doutor Colbert, é verdade que o senhor pretende fazer um governo mais técnico, inclusive com a nomeação de alguns para o secretariado?
A resposta de Colbert funcionou como um calmante para muitos dos presentes:
- Não! Governo técnico é como maestro; rege a orquestra de costas para o público

LÍDERES DO CONGRESSO APONTAM RUI COSTA COMO O MELHOR GOVERNADOR


Na sequência aparecem Casagrande (ES) e Dino (MA)

Rui Costa, do PT da Bahia, é o governador mais bem avaliado pelos líderes do Congresso Nacional. É o que aponta a pesquisa Painel do Poder, realizada pelo site Congresso em Foco em parceria com a Inn Press Oficina e divulgada na terça-feira 29/X.
Na segunda e na terceira posições aparecem, respectivamente, os governadores do Espírito Sаnto, Renato Casagrande (PSB), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). MAIS

A DONA – MARIA DA PAZ É A CONVIDADA DO MAIS VOCÊ


Boleira toma café com Ana Maria Braga e oferece o bolo mágico à apresentadora

A estrela de Maria da Paz (Juliana Paes) brilha cada vez mais, em A Dona do Pedaço. Depois de ganhar o Best Cake, a boleira vê sua confeitaria prosperar ainda mais e fica incrédula com o convite de participar do Mais Você. MAIS

SOBROU PARA O PORTEIRO


Por Fernando Brito

Então tem-se que o Procurador Geral da República diz que todo o caso da”Casa 58″ já era do conhecimento da PGR, que em nada o sr. Jair Bolsonaro está envolvido e que, atendendo ao pedido de Sergio Moro e quem vai ser investigado agora é o porteiro do “Condomínio das Milícias” de onde saiu o “bonde” para matar Marielle.

O pobre funcionário, a esta hora, já esta na antessala de uma desgraça.

O mínimo que lhe vai acontecer perder o emprego. Não tem a menor condição de resistir às pressões por ter dito aquilo que, a ele, não traz nenhuma vantagem. MAIS

NO TEMPO DE JOÃO DO OURO


João Serafim de Lima ficou em primeiro lugar entre os vereadores eleitos pelo PMDB na disputa municipal de 1982.
Além da expressiva votação que sempre obteve na colônia pernambucana, basicamente localizada na Chácara São Cosme, o falecido João do Ouro, como era mais conhecido, passou sebo nas canelas e foi buscar votos na zona rural.
Priorizou Jaguara e Maria Quitéria onde tirou votos de Celso Daltro, Rubens Carvalho, Aloísio Lima e Hermes Sodré que eram representantes dos dois distritos.
Por conta do fato, espalhou-se ainda nos corredores do Fórum Filinto Bastos (onde ocorria a apuração), que João do Ouro seria o mais votado porque saiu comprando votos nos distritos.
Procurado pelos repórteres que cobriam a apuração e indagado se sua atitude não seria um atraso político, João desmentiu os boatos, mas opinou sobre voto comprado:
- Voto comprado não é atraso, é progresso. Se o voto é comprado é porque tem valor.

“MORO VIROU ADVOGADO DE PORTA DE CADEIA, DIZ EDUARDO MOREIRA


"De herói nacional a advogado de porta de cadeia... nem em seus piores pesadelos ele deve ter imaginado isso", postou o escritor Eduardo Moreira, sobre a postura de Sergio Moro no caso do porteiro que ligou Jair Bolsonaro ao caso Marielle Franco, MAIS

A DONA – JOSIANE TENTA MATAR TÉO NO HOSPITAL


Filha de Maria da Paz entra no CTI para terminar serviço sujo.

Assim que descobre que Téo (Rainer Cadete) sobreviveu ao atentado, Josiane (Agatha Moreira) vai ao hospital terminar o servicinho sujo a fim de que ele não a denuncie, em A Dona do Pedaço.
"Sou eu que tenho que entrar. A gente tava namorando, pronto pra morar juntos. Eu... eu preciso ver o Téo", insiste Josiane com o médico. MAIS

BOLSONARO: CASO DO PORTEIRO SERVE PARA GLOBO CRIAR UMA “CONVULSÃO SOCIAL”


”Por Fernando Pinto

Em entrevista à Band, Jair Bolsonaro sugeriu que as notícias sobre o depoimento do porteiro e os documentos da portaria de seu condomínio, indicando que um dos possíveis matadores de Marielle Franco alegou dirigir-se à sua casa visa gerar uma “convulsão social”.

“O que a Globo quer com isso? Nós sabemos o que está acontecendo na América do Sul. Vários países com problemas: o Chile, a eleição na Argentina, a Bolívia, o Equador… Será que ela quer trazer essa crise sul-americana para dentro do Brasil? Esse é o propósito da Globo?”

O presidente disse que há uma ação articulada da oposição: “Eles querem o caos no Brasil, querem quebra-quebra, querem ações terroristas para tentar me desestabilizar”.

O patético general Augusto Heleno correu ao twitter para fazer-lhe coro:

“Tentam criar fato político que desestabilize o País e fomente violentas manifestações, como as que ocorrem em outros países da América Latina. Não querem o bem do Brasil, desejam apenas a volta dos seus privilégios. O povo brasileiro não permitirá que atinjam seus nefastos propósitos.”

Será que imaginam que alguém, além de suas matilhas de ódio, vai acreditar nisso, que a Globo faz parte de um complô esquerdista para criar um caos social no Brasil?

Ou falam com a experiência de quem se serviu disto em 2013?