terça-feira, 14 de agosto de 2018

ANDRÉ FORASTIERE: “PORQUE FERNANDO HADDAD E MANUELA D’ÁVILA VÃO GANHAR”


Por Fernando Brito


Do jornalista, editor e crítico cinematográfico André Forastieri, no Poder
360:

Os especialistas em eleições não assistem TV aberta. Não frequentam terminal de ônibus. Não batem papo com o Claudião do posto e a Marcinha da padoca.

No começo do ano o discurso era “a economia vai melhorar e com isso um candidato reformista, que dê continuidade ao governo Temer, terá grande chance de emplacar”.

Incontáveis matérias com a palavra “retomada” no título. O mercado financeiro celebrava. Mas era só sair na rua, longe dos guetos dos ricaços, para ver o aumento das placas de “Aluga-se”.

Foi muita pesquisa, muita estatística, muita teoria. E pouco pé no chão, pouca sola de sapato gasta. Por isso os experts, inclusive alguns cardeais da imprensa, erram tanto.

A retomada não veio, a pauta de Temer foi rejeitada. O próprio FHC disse com todas as palavras: “Quem for o candidato do mercado vai perder”.

Em uma única coisa os experts acertaram, inicialmente: o eleitor em 2018 quer o novo.

Mas depois voltaram atrás. Quando Luciano Huck, Joaquim Barbosa e gente como Amoêdo não decolaram, o consenso foi que a eleição ficaria entre os velhos, a polarização habitual, mais do mesmo.

Pois bem: em 2018, o novo são Haddad e Manuela. Porque parecem o novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário