sábado, 17 de março de 2018

RÁDIO CULTURA FORA DO AR

Março no tempo
Há 43 anos - 1975

A cidade ficou triste na terça-feira, 18 de março de 1975, às 10 horas  e 53 minutos, quando por ordem do general Osvaldo Collares foram retirados os cristais e lacrada a aparelhagem da Rádio Cultura de Feira, que assim saia do ar, cassada pela ditadura militar.
O radialista Lucilio Miranda Bastos interrompeu o programa "Festival RC" e em prantos lembrou a trajetória da "emissora do povo" e finalmente leu o Decreto-Lei que cassava a concessão de funcionamento.
Lucílio fez a leitura do documento tendo como fundo musical a canção "Luar do Sertão", prefixo que abria a programação da ZYN 24 do político e empresário Oscar Marques.
Todo o processo começou na manhã de 15 de julho de  1974 quando foi ar entrevista de Chico Pinto reafirmando as críticas feitas ao ditador Pinochet.

Memória um - a entrevista feita por Lucilio Bastos foi gravada na noite de 14 julho, na residência de Oscar - Casa da Torre, com a presença do próprio Oscar, este escrevinhador e mais um político de Tanquinho ou Santa Bárbara.
Memória dois - Oscar, feliz com a audiência alcançada mandou repeti-la meio dia, sendo vencido pelos argumentos de Miriam Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário